Saiba como efetivar a transformação digital dentro da sua IES

Saiba como efetivar a transformação digital dentro da sua IES

A tecnologia vem desempenhando um papel transformador e único na educação, possibilitando que as IES façam uso de recursos digitais para resolver problemas tradicionais e promover a inovação dos seus processos.

Fazer um planejamento assertivo e de fato pôr em prática a transformação digital na sua IES não é apenas uma orientação para um melhor funcionamento dos serviços educacionais.

É fundamental contar com ferramentas inovadoras para transformar a realidade de uma instituição de ensino e sobreviver aos desafios atuais e futuros.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conferir como implantar a transformação digital em sua IES de forma segura e eficaz. Boa leitura!

Por que você deve transformar digitalmente a sua IES agora mesmo?

Com a pandemia de covid-19, houve a necessidade de interromper a realização das atividades de forma presencial. Sendo assim, as IES tiveram que recorrer a diversas adaptações para que todo o funcionamento da instituição não fosse prejudicado.

A utilização de ferramentas digitais foi essencial para que as instituições de ensino continuassem promovendo os serviços educacionais a partir do meio digital, fazendo com que esse seja mais um fator a favor da transformação digital.

Até mesmo o MEC vem há algum tempo divulgando portarias e decretos para regulamentar o uso da tecnologia e digitalização dos processos das IES.

Atividades como o planejamento de estudos, o gerenciamento das aulas e até a oferta de serviços de atendimento e documentação precisam funcionar em harmonia com o apoio das tecnologias educacionais no meio digital.

Além disso, implantar a transformação digital na sua IES vai garantir alguns diferenciais competitivos dentro do mercado.

Permanência do estudante

O uso de recursos modernos na sala de aula, no atendimento e nas ofertas dos demais serviços da IES oferecem mais praticidade e comodidade para os alunos.

Outro ponto é que os estudantes estabelecem uma conexão mais forte com a IES, afinal muitos deles já estão familiarizados com o uso das tecnologias no seu cotidiano. Além disso, eles estarão desenvolvendo as competências e habilidades necessárias para serem bons profissionais.

Atendimento personalizado

O processo de atendimento lento e burocrático muitas vezes acontece pela dificuldade em administrar as pilhas de documentos que são recebidas e produzidas durante o desenvolvimento das atividades dentro das instituições de ensino.

A transformação digital na IES promove a otimização da gestão documental. Assim, os recursos tecnológicos são utilizados para manter as informações mais seguras, garantir agilidade nos processos e atender melhor a comunidade acadêmica.

Grade curricular personalizada

Inserir estrategicamente o uso de ferramentas e novas tecnologias, personalizando ainda mais a grade curricular, permite que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias e se preparem melhor para atuar profissionalmente, visto que a utilização dos serviços híbridos nas redes vem sendo cada vez mais aplicada no mercado de trabalho.

Destaque na autorização de cursos

O processo de autorização de cursos requer o cumprimento de uma série de ações muitas vezes exigentes e burocráticas. Qualquer falha na gestão da sua IES pode impossibilitar a oferta de um curso que estava planejado, gerando gastos e desgastes com o MEC.

Garantir o funcionamento otimizado por meio da transformação digital é uma vantagem para as IES, sobretudo nos momentos em que precisam apresentar relatórios, dados e gerar documentos de forma assertiva.

Isso permite que as equipes invistam mais tempo na parte estratégica, enquanto os sistemas realizam as atividades burocrátivas e repetitivas de forma segura.

Melhor desempenho nas avaliações do MEC

O MEC, por meio dos indicadores de avaliação contidos no Instrumento de Avaliação Institucional Externa de credenciamento e recredenciamento e do Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação para autorização e reconhecimento, avalia diferentes aspectos e requisitos. Os resultados destas avaliações demonstram se as IES (Instituições de Educação Superior) estão oferecendo serviços educacionais de qualidade, ou seja, se podem prosseguir ou se devem fazer ajustes administrativos, pedagógicos ou em relação à infraestrutura.

As Instituições que implantam metodologias processuais para avaliação recorrente e sistemas que fazem o mapeamento e controle das necessidades, promovem a redução de erros e garantem mais tempo para a gestão avaliar os índices de forma estratégica e terão melhores resultados em avaliações.

Como implementar a transformação digital nas IES de forma prática?

Selecionamos os quatro pontos mais importantes que devem ser observados para que ocorra a implementação da transformação digital em sua IES de forma segura.

Além disso, é necessário associar boas práticas com o uso das melhores tecnologias para garantir que o planejamento e a digitalização dos processos alterem os padrões da IES de forma assertiva.

Aqui, o objetivo é criar um novo cenário no qual toda a comunidade acadêmica seja diretamente beneficiada com o uso de novos recursos, além de trazer novas formas de operar todas as atividades com mais facilidade.

  • Planejamento

Essa etapa requer toda a atenção, pois é o início de toda a transformação digital da IES.

No momento do planejamento, devem ser identificados todos os problemas, erros, gargalos e dificuldades, assim como as tomadas de decisão que trouxeram bons resultados.

Também devem ser estudados novos modelos pedagógicos, ferramentas tecnológicas, metodologias ativas, abordagens híbridas e recursos digitais educacionais.

Os gestores devem analisar as características de todos para elencar quais são as melhores opções para as necessidades da IES.

Devem ser definidos os passos para utilização das novas ferramentas e métodos, que precisam contar com treinamento de equipe, divulgação das mudanças para toda a comunidade acadêmica e tempo de transição e adaptação.

  • Cultura digital

Muito além do aparelhamento tecnológico, a IES deve promover uma transformação cultural.

Por meio de um mindset inovador, os gestores devem conduzir e inspirar toda a comunidade acadêmica a entender, executar e se beneficiar com o processo de digitalização das atividades da instituição.

Essa transformação cultural digital já ocorre sem freio fora dos limites das instituições de ensino. Os gestores devem considerar todos os encaminhamentos atuais e introduzir novas formas de operacionalizar as atividades educacionais para se manterem atualizados e coerentes com as novas necessidades dos estudantes e do mercado de trabalho.

  • Infraestrutura

Será necessário investir no treinamento e na qualificação das pessoas, nos equipamentos e nas ferramentas que garantirão a manutenção dos processos de gestão das tecnologias implementadas.

  • Parceria especializada

É fundamental que os gestores das IES contem com a parceria de empresas especializadas na promoção da transformação digital na área de educação.

Isso irá garantir que o planejamento e a implementação sejam realizados com foco nas soluções essenciais para os tipos de ações intrísecas às operações das instituições de ensino.

Acervo acadêmico digital ou biblioteca digital? Principais diferenças e como implementar na IES

 

Conheça alguns recursos que podem ser utilizados

Para cada atividade e processo da IES já existem opções de ferramentas disponíveis no mercado digital. Abaixo, confira quais são elas:

Biblioteca digital

A biblioteca digital garante que docentes, estudantes e pesquisadores acessem conteúdos de diferentes formatos com apenas alguns cliques por meio de dispositivos conectados à internet.

A forma como as pessoas acessam as informações vem mudando com constância, sendo assim é importante que a IES traga para sua comunidade novas formas de acesso.

Secretaria acadêmica eletrônica

A utilização de ferramentas como essa possibilita uma gestão mais eficiente dos documentos e de todos os processos que envolvem as atividades burocráticas da IES.

Softwares desse tipo permitem o recebimento, a elaboração e a entrega de documentos no meio digital de forma segura e prática. Além disso, é possível observar informações cruzadas e gerar relatórios com muito mais facilidade.

Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA)

Esse tipo de software de conhecimento integrado reúne atividades, possibilidade de criação de comunidades virtuais, conteúdos em diferentes formatos, entre outros recursos.

Os professores montam e apresentam toda a estrutura de cursos, como as aulas, as atividades e os módulos. Dessa forma, cada estudante pode ter seu acesso individual e realizar o curso de forma digital de qualquer lugar.

Aulas remotas

Além dos recursos com aulas gravadas, as IES podem focar na realização de aulas ao vivo por meio de ferramentas que possibilitem a comunicação simultânea entre professores e alunos.

Isso pode acontecer tanto dentro de AVAs quanto por meio de ferramentas de reunião online com vídeo e áudio, com compartilhamento de telas, gravação em vídeo, separação de participantes por grupos e outros recursos.

Conte com a Minha Biblioteca para a digitalização da sua IES

Agora que você já conhece a importância da transformação digital para a sua IES e sabe que esse processo vai muito além de instalar novos sistemas nos computadores, conte com a Minha Biblioteca para ajudar a trazer mais praticidade para sua comunidade acadêmica.

A Minha Biblioteca é a mais completa plataforma de conteúdos acadêmicos do país que, além de contar com os melhores títulos do mercado, fornece aos usuários das instituições  assinantes um acesso rápido, fácil e intuitivo.

Quer ter acesso a uma plataforma que pode revolucionar o acesso à informação da sua IES por meio de tecnologias digitais? Fale com um dos nossos atendentes.

Gostou de conhecer os benefícios da transformação digital em uma IES? Então, confira os outros títulos que separamos para você: