Saiba como construir um planejamento educacional de sucesso em 5 passos

Um planejamento educacional eficaz traz diversos benefícios para uma instituição de ensino, como o aperfeiçoamento das tarefas do dia a dia. Entretanto, apesar dessa planificação ser de conhecimento de muitos gestores, pode haver certa dificuldade de colocá-la em prática.

O planejamento educacional abriga todos os aspectos educacionais planejados, segmentados e desenvolvidos pelas próprias instituições de ensino; além disso, torna os objetivos mais tangíveis, auxiliando na sua concretização.

Um dos objetivos desse planejamento é tornar a área da educação mais racional e efetiva, a fim de prever e solucionar problemas ligados à instituição, minimizando os seus prejuízos.

Além disso, essa ferramenta também auxilia na gestão financeira dos recursos dedicados à educação na instituição, o que faz com que o dinheiro seja mais bem aplicado e que o retorno esteja de acordo com os resultados esperados.

O que é planejamento educacional?

O planejamento educacional é entendido como um processo científico que identifica as demandas e os obstáculos presentes na estrutura e em todos os processos que envolvem a educação e, com isso, determina quais são as prioridades, pensando em estratégias para otimizar as práticas de ensino

É possível desenvolver abordagens científicas mais elevadas quando as instituições fazem bom uso do planejamento. Para tanto, são consideradas informações e análises de estudos com o principal objetivo de resolver os problemas encontrados na educação.

Confira 5 passos para montar um planejamento educacional

Antes da elaboração do planejamento educacional, é preciso ter ciência de que, para que seja eficiente, ele deve ser considerado como um processo contínuo, com a busca constante pelo seu aprimoramento.

A seguir, confira quais são as etapas de um planejamento educacional eficaz. Acompanhe! 

  1. Determine os objetivos do seu planejamento

O primeiro passo é reconhecer e definir, com assertividade, quais são os objetivos pretendidos a partir da elaboração deste planejamento. Reflita sobre quais são os resultados que a instituição de ensino deseja ou precisa alcançar, identifique qual é o principal objetivo e depois elabore metas que tracem o caminho até o resultado final.

Leia também: 5 passos para abrir uma instituição de ensino superior

  1. Defina quais serão os recursos

Pode ser tentador pensar em ações e ferramentas que poderiam transformar a realidade de uma instituição de ensino. Mas o principal ponto é entender quais são os recursos financeiros, materiais e profissionais que estão realmente disponíveis e/ou podem ser adquiridos para que o planejamento seja bom e efetivo.

  1. Garanta a aplicação do planejamento

Defina rotinas e ações para que a aplicação do planejamento seja garantida no dia a dia da instituição. Com as atividades cotidianas, se não forem estabelecidas estratégias para o controle da aplicação do planejamento, essa ferramenta pode acabar sendo esquecida em algum momento. 

O planejamento educacional e de ensino é capaz de transformar a realidade das instituições e otimizar diversos processos internos e externos. Para isso, ele deve ser acompanhado diariamente.

  1. Identifique as necessidades do público-alvo 

Qual é o público que faz parte da realidade da instituição de ensino e quais são as necessidades dele? 

Esse passo é fundamental para que as estratégias sejam elaboradas de acordo com as dores do seu público, ou seja, dos estudantes da instituição, a fim de tornar o planejamento extremamente operativo para ambas as partes, os discentes e as IES. 

  1. Supere todas as exigências

Não se limite apenas às regras e exigências do Ministério da Educação (MEC) ou de outros órgãos. Para conseguir atrair e reter alunos, é preciso se destacar no mercado e mostrar vantagens que só a sua instituição de ensino pode oferecer. Uma delas pode ser a disponibilização de uma biblioteca on-line, por exemplo.

Além disso, com a tecnologia cada vez mais presente na educação, você já pode fornecer outros recursos para tornar o aprendizado mais dinâmico, atrativo e divertido, o que aumenta o engajamento e o interesse dos estudantes.

Tratam-se de ferramentas de inteligência artificial, gamificação, realidade aumentada e muitos outros estímulos visuais.

Os principais desafios na implantação do planejamento educacional

A própria elaboração de um planejamento de qualidade desponta como o principal desafio das instituições de ensino. Em um segundo momento, podem surgir obstáculos durante a aplicação do planejamento, principalmente quanto ao controle e à garantia de que está sendo seguido à risca.

A seguir, confira os três pontos principais relacionados aos desafios de um planejamento.

Tempo de execução do planejamento

Geralmente, existe apenas uma pessoa ou um pequeno grupo para elaborar um planejamento, enquanto o público que será impactado é muito maior. 

Essa disparidade pode ocasionar uma dificuldade para a elaboração e execução do planejamento. Por isso, os gestores devem considerar que esse processo requer um prazo justo para ser elaborado, revisado e apresentado a todos os envolvidos. 

Dificuldade em absorver a realidade do público-alvo

Se o planejador estiver distante do público, será muito mais difícil definir ações para executar e avaliar o planejamento de forma eficiente. Isso ocorre porque muitas vezes o plano é pensado apenas como um processo que deve ser feito, sem ser dada real importância a ele. 

O fato é que devem ser considerados elementos que levam a uma execução de sucesso. O planejamento não está completo quando a sua escrita é finalizada, ele só está pronto quando as suas estratégias são executadas e os seus objetivos são alcançados com segurança. 

Processos burocráticos 

Além da dificuldade de absorção da realidade do público, a burocracia e o formalismo presentes em qualquer organização muitas vezes também criam etapas enfadonhas e desmotivantes, que não necessariamente garantem a execução eficiente do planejamento.

É importante ter a compreensão de que esta ferramenta não deve ser resumida ao preenchimento de fichas e elaboração de relatórios.

APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE AULA DO ENSINO SUPERIOR

Como manter o planejamento educacional dentro do esperado?

Se o planejamento for realizado de acordo com todos os passos mencionados, é muito provável que a instituição de ensino alcance os objetivos almejados.

É importante que as informações do planejamento sejam descritas de forma clara e objetiva para que todos os gestores, professores e demais envolvidos possam consultá-las sempre que necessário. Isso irá garantir maior exatidão no cumprimento das ações definidas, mesmo que profissionais de diferentes áreas participem desse processo.

Quais as consequências de um planejamento educacional mal feito?

Fazer um planejamento com pressa, sem entender os objetivos, sem definir metas e sem um acompanhamento sério gera desgaste, necessidade de retrabalho, má qualidade dos serviços educacionais e diversos outros problemas. 

Tudo isso, ao longo do tempo, pode causar impactos negativos e muitas vezes irreparáveis para as instituições de ensino.

Qual a importância de uma biblioteca digital para a estrutura de uma IES?

A biblioteca digital é uma ferramenta de extrema utilidade para o processo de aprendizagem dos alunos, visto que ela armazena um grande acervo de materiais didáticos, atualizados, sobre os mais variados temas que permeiam a vida acadêmica dos estudantes. 

Além disso, a biblioteca digital permite o acesso fácil e rápido a diversos materiais essenciais para o processo de aprendizagem, garante mobilidade, uma vez que pode ser acessada de tablets, notebooks e smartphones, e tem a vantagem da preservação do material, em virtude de a consulta ser exclusivamente em formato digital.

Conheça a Minha Biblioteca!

Um aspecto central do planejamento educacional diz respeito ao conteúdo oferecido aos estudantes. Nesse sentido, a tecnologia se faz cada vez mais necessária em sala de aula para otimizar o aprendizado e melhorar a qualidade do ensino. Nesse caso, uma biblioteca digital, como a Minha Biblioteca, pode ser uma importante aliada.

A plataforma oferece mais de 7 mil livros em um acervo multidisciplinar que pode ser acessado 24 horas por dia, 7 dias por semana, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Dessa forma, traz mais praticidade e flexibilidade para a rotina dos estudantes, pois oferece também outras funcionalidades para facilitar os estudos, pesquisas e trabalhos, como:

  • Pesquisa por palavras-chave
  • Modo revisão
  • Marcador de página
  • Realce de cor e anotações

Além disso, os professores têm acesso a uma ferramenta poderosa para elaborar planos de aula e indicar toda a bibliografia necessária para os estudos dos alunos, o que proporciona vantagens para a instituição de ensino, principalmente por oferecer acervo completo e digital.

Ficou interessado? Entre em contato conosco para conhecer mais benefícios. 

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog