planejamento de aula

Planejamento de aula: 6 dicas para professores se adaptarem para o EAD

O estado de pandemia decretado pelo novo coronavírus vem impactando profundamente a sociedade. Escolas e universidades fechadas para evitar a propagação da doença é apenas uma das modificações vivenciadas nos últimos meses. Neste contexto, o papel do docente e o planejamento de aula são ainda mais essenciais nas instituições de ensino superior.

Se antes os professores estavam se adaptando às novas tecnologias, a pandemia de coronavírus fez com que estes profissionais fossem obrigados de uma hora para outra a alterarem seu trabalho para o ensino a distância.

Fato é que a transformação digital na educação proporcionou grandes inovações que estão sendo muito úteis nestes tempos de isolamento social e EAD.

Neste texto, você verá dicas de como fazer para que o planejamento de aula seja adaptado para este novo contexto. A ideia é que tanto alunos quanto professores descubram o que há de positivo com a educação fora da sala de aula.

O impacto do coronavírus na educação

A suspensão de atividades em escolas e universidades devido à quarentena imposta pelas autoridades levou milhões de alunos a estudarem em casa.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), as aulas presenciais foram suspensas em 184 países, afetando 1,5 bilhão de alunos (87% do total).

Estes estudantes encontraram na educação a distância novas maneiras de aprender. Para não ficarem para trás, os alunos precisaram se adaptar e usar plataformas de aprendizagem e outras tecnologias.

Já os docentes e gestores precisaram rever calendários e buscar recursos tecnológicos para adaptarem para o EAD o planejamento de aula com o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem remota.

6 dicas para adaptar o planejamento de aula

Ao estruturar o planejamento de aula para o ensino a distância, o professor precisa levar em consideração as características deste modelo de aula.

É preciso entender quais são as práticas do EAD para engajar e motivar os alunos, além de garantir uma boa experiência e otimizar o aprendizado.

1) Tecnologia de aulas virtuais

A tecnologia é uma aliada da educação. Saber usar os recursos tecnológicos facilita o trabalho do professor e, por isso, é preciso que estes métodos estejam explícitos no planejamento de aula. Reter a atenção dos alunos durante a aula virtual é um dos maiores desafios dos docentes e os recursos tecnológicos ajudam neste momento.

2) Motivação para fazer acontecer

Engajar os alunos a participarem da aula segue como desafio para os professores. Criar estratégias que incentivem a troca de conhecimentos, como fóruns online e grupos de estudo, é um passo importante e também deve estar presente no planejamento de aula. 

Afinal, a motivação e aprendizagem estão ligadas ao envolvimento dos alunos nas atividades.

3) Roteiro de aula

O roteiro serve como um caminho do que será apresentado na aula. Assim como o planejamento de aula, o roteiro deve conter todas as informações, recursos e métodos utilizados para a exposição do conteúdo.

4) Modelos de aprendizagem

A chamada aprendizagem ativa é um modelo que caracteriza uma técnica de ensino. Tem como base 3 pilares: experiência colaborativa, conteúdo online e ensino diferenciado. A ideia é que o professor apresente uma fórmula para que o aluno encontre mais autonomia na busca pelo conhecimento.

5) Interação com os alunos

A educação a distância pede que o professor busque uma maior interação com os alunos. Isso por que é preciso que o estudante se sinta acolhido para adquirir o conhecimento. 

Cabe ao professor a missão de otimizar o aprendizado que será apresentado ao aluno e a humanização da educação é o diferencial que pode estar no planejamento de aula para melhorar essa interação. 

6) Ferramentas de apoio

A tecnologia proporciona diversos instrumentos que facilitam o trabalho de professores e alunos. As bibliotecas online, por exemplo, oferecem conteúdo com qualidade e credibilidade em qualquer horário e local, bastando ter acesso à internet.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma biblioteca digital que facilita o ensino a distância. A ferramenta pode ser o braço direito dos professores no processo de elaboração do planejamento de aula.

A plataforma oferece as referências básicas e complementares exigidas na bibliografia dos cursos, além de contribuir para a disseminação do conhecimento e informação para os alunos.

Composta por um acervo digital de catálogos segmentados com ebooks, principalmente, das áreas das ciências exatas, jurídicas e saúde, a Minha Biblioteca disponibiliza os principais títulos técnicos e acadêmicos de autores renomados, a qualquer hora e em qualquer lugar. O usuário, seja professor ou aluno, só precisa estar conectado à internet.

Entre as funcionalidades da plataforma que facilitam e otimizam o aprendizado, estão a busca por palavra-chave e a possibilidade de realce de cor em trechos lidos.

Se a sua instituição de ensino ainda não conta com a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e descubra todas as vantagens oferecidas para quem utiliza a plataforma.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!

Leave a comment