aprendizagem ativa no ensino superior

Aprendizagem ativa no ensino superior: 5 recursos para aplicar no EAD

A aprendizagem ativa no ensino superior deixou de ser uma tendência educacional e passou ao estágio da realidade. Com a pandemia do novo coronavírus, os alunos e professores precisaram se adaptar e este modelo de ensino ganhou ainda mais força. 

Vale destacar que a aprendizagem ativa é constituída por uma alternativa pedagógica capaz de desenvolver competências e habilidades desejadas pela atual sociedade que vive uma profunda transformação.

Ao adotarem esta modalidade no ensino superior, os professores estão contribuindo para estimular o interesse dos alunos e criar mais engajamento, principalmente, no âmbito do ensino a distância.

Importância do planejamento para a aprendizagem ativa no ensino superior

Assim como em todas as metodologias de educação, o planejamento também é fundamental para a implementação da aprendizagem ativa no ensino superior.

O primeiro passo é levar em consideração que este método valoriza a experiência prática e a experimentação. Ou seja, são apresentados problemas reais e os alunos são convidados a encontrarem soluções.

Aos professores, então, cabe utilizar os inúmeros recursos virtuais disponíveis para que a aprendizagem ativa no ensino superior acompanhe o planejamento e seja executada no dia a dia.

Leia também: Aprendizagem a distância: como superar os desafios da avaliação

Conheça 5 recursos que podem ser aplicados no EAD

Os docentes podem contar com diversos meios como apoio para a implementação da aprendizagem ativa no ensino superior. Separamos abaixo os 5 principais:

Museus com visitas virtuais: visitar museus virtuais e fazer expedições nos acervos é uma atividade que convida o aluno a explorar outro lugar e adquirir novos conhecimentos. Espaços conhecidos como a Pinacoteca e o MASP possuem este tipo de recurso. 

Aplicativos de Realidade Aumentada: a aprendizagem ativa no ensino superior também pode ser construída por meio de experiências virtuais relevantes, como softwares que promovem o ensino de figuras geométricas ou ainda mostram a anatomia do corpo.

Método Trezentos: a estrutura básica do Trezentos é constituída pela formação de grupos potencialmente colaborativos com base em uma avaliação de aprendizagem que busca o desenvolvimento de competências sociais. 

Método summaê: nesta metodologia de perguntas e respostas, o professor escolhe as questões mais interessantes que foram feitas pelos alunos em vídeos criativos. A dinâmica segue uma ordem de apresentação da pergunta em vídeo, resposta em um tempo determinado e considerações de um dos professores da mesa de especialistas.

Mathnames: este recurso permite que demonstrações matemáticas curiosas sejam geradas automaticamente com base em informações personalizadas dos estudantes.

Dicas úteis para os professores no EAD

Para os professores que ainda estão em busca das melhores maneiras de ministrar aulas no ensino a distância e de utilizar os recursos de aprendizagem ativa, separamos algumas dicas preciosas para otimizar o ensino no dia a dia. Confira:

Menos slides, mais interação: prender a atenção dos alunos no ambiente virtual é um dos maiores desafios. Por isso, invista em uma aula mais interativa e com menos material na apresentação.

Ter boa postura: a postura é fundamental para engajar e incentivar os alunos. Mantenha uma postura adequada diante da câmera e siga com os punhos e antebraços apoiados. O uso de uma cadeira confortável também é importante.

Clima agradável: invista em um plano de fundo e uma ambientação especial para as aulas. O cenário no qual o professor está inserido desperta a atenção dos alunos.

Use as tecnologias: a tecnologia é a grande aliada do processo de aprendizagem. Por isso, utilize todos os recursos disponíveis, como as bibliotecas online.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma biblioteca digital com catálogos de ebooks segmentados em sete áreas do conhecimento, como Medicina, Saúde, Jurídico, Exatas, Sociais Aplicadas, Pedagogia, Letras & Artes. 

Para os professores, a ferramenta é importante, pois ajuda na elaboração dos planos de aula. Já para os estudantes, oferece acesso ilimitado ao acervo de títulos em qualquer horário e lugar, basta ter um dispositivo com acesso à internet.

Baixe nosso material e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino superior.

Leave a comment