Ferramentas online auxiliando nos estudos acadêmicos

Como as ferramentas online podem ajudar nos estudos acadêmicos

O setor educacional, assim como toda a sociedade, tem vivenciado diversas mudanças a partir dos avanços tecnológicos. Assim, educação e tecnologia têm caminhado cada vez mais juntas para aumentar a qualidade do ensino.

A chamada era digital têm proporcionado uma verdadeira transformação na educação. Além disso, traz aos estudantes muitas facilidades que, até então, não eram acessíveis. Neste cenário, é possível observar novidades significativas na área. Veja as três principais:

popularização dos smartphones e da internet móvel, por exemplo, impactaram o sistema educacional. Então, é necessário ver o celular como um aliado em sala de aula. Uma vez que os dispositivos fornecem insumos para os estudantes e ajudam a melhorar a experiência dos alunos.

As redes sociais são outro aspecto relevante que precisa ser levado em consideração. Afinal, são potentes canais de comunicação entre a instituição e os estudantes. Sem contar que fortalece a educação a distância, já que possibilita a criação de ambientes virtuais de aprendizagem e troca de experiência.

As inovações tecnológicas não poderiam ficar de fora da lista. Antes tendências na área de educação e tecnologia, inteligência artificialrealidade aumentada, gamificação e ferramentas já são realidade e estão inseridas na vida acadêmica.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Educação e tecnologia: as ferramentas presentes

Para otimizar o aprendizado no ensino superior, estão disponíveis diversas ferramentas online. Estes recursos facilitam a vida dos alunos na hora dos estudos acadêmicos.

São programas que ajudam na comunicação com colegas e professores, fornecem informações relevantes e facilitam o aprendizado.

Leia também: 4 tendências para a educação a distância no Brasil

Quer conhecer algumas? Selecionamos 3 ferramentas online que vão ajudar os alunos. Veja abaixo como a educação e a tecnologia andam lado a lado:

1) Skype

Software de chat instantâneo, o Skype tem como principal função facilitar a comunicação e reunir grupos de pessoas em conferências. Com o programa, é possível enviar mensagens de texto ou áudio e fazer transmissões de vídeo.

Ao unir educação e tecnologia, o sistema é extremamente útil para grupos de estudos. Ou ainda é possível tirar dúvidas com professores por intermédio da ferramenta. Isso ajuda, inclusive, para que não tem tempo de participar de reuniões presenciais.

No casos de educação a distância, o Skype é ainda mais importante, pois aproxima os alunos e professores. O que facilita o aprendizado.

2) Google Acadêmico

Voltado para a pesquisa acadêmica, o Google Acadêmico é uma ferramenta criada para ajudar os estudantes, principalmente, do ensino superior.

A plataforma permite localizar livros, artigos científicos, teses, dissertações e outros materiais sobre diversos assuntos.

O diferencial do Google Acadêmico está na qualidade e na confiabilidade dos textos apresentados em relação às demais buscas. Frutos de trabalhos sérios e pesquisas relevantes, os materiais se destacam pela referência acadêmica.

3) Bibliotecas Online

biblioteca digital é outra ferramenta online na área de educação e tecnologia. Com o recurso, é possível proporcionar uma série de benefícios para a instituição de ensino, os professores e os alunos.

Completas e acessíveis, as plataformas oferecem praticidade aos estudantes com as obras disponíveis 24 h por dia, 7 dias da semana de qualquer dispositivo móvel com internet. Pesquise e estude em qualquer lugar.

Conheça a Minha Biblioteca

Uma biblioteca digital, prática e intuitiva com mais de 7 mil títulos das principais editoras do país.

A ferramenta pode ser acessada de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet, inclusive de smartphones. O que mostra a importância de atrelar educação e tecnologia para potencializar o aprendizado e a disseminação da informação.

Além disso, a Minha Biblioteca possui diversas funcionalidades exclusivas que facilitam os estudos como:

  • Busca dinâmica por palavras-chave;
  • Realces e anotações;
  • Marcadores de páginas;
  • Leitura em voz alta;
  • Acessibilidade.

Quer explorar a plataforma para auxiliar os estudos? Verifique se a sua instituição de ensino possui a Minha Biblioteca. Se quiser conhecer melhor e ver todas as funcionalidades, acesse o nosso site.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!

Leave a comment

dez − dois =