Como a realidade aumentada pode contribuir com a educação?

Tecnologia na educação: como a realidade aumentada favorece o ensino

O processo de aprendizagem no século XXI vem passando por profundas transformações e a tecnologia na educação veio para facilitar estas mudanças. Com um público formado por jovens e adolescentes nascidos na era da revolução digital, as instituições de ensino superior precisam se adaptar aos novos tempos.

Nos dias de hoje, os chamados nativos digitais são os novos universitários, que buscam conhecimento de forma atrativa e imersiva. O modelo tradicional aula-lousa-livro já não chama mais tanto a atenção. Por isso, a tecnologia e, principalmente, os celulares podem ser usados como aliados em sala de aula.

Afinal, os jovens estão familiarizados com vídeos e jogos desde a infância. Então, as novidades tecnológicas e as inovações também precisam fazer parte das instituições de ensino superior. Neste caso, diversas ferramentas podem ser usadas para aproximar o aluno dos estudos. Inclusive, a realidade aumentada.

Leia também: Era digital: 5 desafios de usar a tecnologia na educação

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

O que é a realidade aumentada?

De maneira simples, a realidade aumentada é uma tecnologia que integra elementos do mundo real com informações virtuais, por meio de câmeras ou sensores. O que possibilita maior interação e novas formas de executar tarefas.

O exemplo comum de uso deste recurso é o game Pokémon Go. Para quem não conhece, o jogo consiste na captura de pokémons por intermédio da câmera do celular, que identifica os bichinhos em locais reais.

Voltando ao campo prático da tecnologia na educação, esta interação faz com que o conteúdo seja apresentado em três dimensões. O que torna a matéria mais atrativa, aproxima os alunos e aumenta a atenção e o interesse dos estudantes.

Trata-se de uma grande vantagem para as instituições de ensino superior, que precisam de ferramentas para reter os alunos.

Tecnologia na educação: os benefícios da realidade aumentada

A realidade aumentada chegou para ficar. Até porque o recurso ajuda a fortalecer o conhecimento dos alunos de uma maneira simples e prática. Veja abaixo os principais benefícios proporcionados por esta tecnologia na educação.

Leia tambémTecnologia e educação: veja as novidades que já estão no ensino superior

1) Memorização

A ferramenta facilita a memorização e o entendimento da disciplina em questão. Com o conteúdo digital imerso no mundo real, há uma maior absorção do conhecimento. O que permite aprender cognitivamente de uma forma mais rápida.

2) Engajamento

A realidade aumentada promove um maior envolvimento dos alunos em sala de aula. Isso porque apresenta o conteúdo de uma forma criativa em um ambiente de aprendizado com maior interação.

3) Prática

Aprender fazendo é uma das técnicas que estimulam o conhecimento. Com o uso da tecnologia na educação, o estudo se torna interativo e dinâmico. Assim, é possível aproximar o aluno da matéria estudada.

4) Participação

Com a tecnologia na educação, os alunos passam a ser mais participativos. Afinal, a realidade aumentada, a inteligência artificial e outros recursos aumentam o estímulo ao aprendizado.

Dessa forma, os estudantes deixam de ser apenas espectadores e ganham autonomia para ampliar o debate em sala de aula.

Realidade aumentada x Ensino a distância

ensino a distância é um dos maiores beneficiados com a tecnologia na educação. Imagine uma aula de anatomia com o uso de imagens em 3D? Os alunos poderão conhecer aspectos do corpo humano antes de irem ao laboratório, por exemplo.

O mesmo pode ser aplicado para integrantes do curso de Engenharia Mecânica. Neste caso, os professores podem apresentar os componentes do motor por meio da tecnologia antes de fazer visitas técnicas às oficinas.

Ao substituir gráficos, tabelas e desenhos, a realidade aumentada permite ao aluno experimentar como seria aquele conceito na vida real. O que facilita o aprendizado e faz o estudante ampliar o seu repertório. Tudo por causa da tecnologia na educação.

Ler também5 dicas para tornar sua instituição de ensino mais inovadora no mercado

Realidade aumentada na instituição de ensino superior

Para a instituição de ensino, é fundamental contar com a realidade aumentada. O uso dessa tecnologia na educação enriquece as atividades curriculares com conteúdos audiovisuais. O que é um diferencial no momento da captação de novos alunos.

No entanto, ainda há um desafio a ser superado. Alguns professores ainda se mostram reticentes em adotar novas metodologias de ensino. Cabe a instituição capacitar os docentes para que eles entendam a importância da tecnologia na educação.

A realidade aumentada é apenas uma das diversas ferramentas que podem ser utilizadas para conquistar e reter alunos. Além dela, a inteligência artificial, as bibliotecas online, como a Minha Biblioteca, entre outras, são fundamentais para o uso da tecnologia na educação.

Conheça a Minha Biblioteca

Plataforma digital com mais de 7 mil títulos acadêmicos, a Minha Biblioteca é um exemplo de como a tecnologia na educação é essencial.

A plataforma oferece diversas funcionalidades úteis aos alunos para ajudar no aprendizado. Por exemplo: busca por palavra-chave, marcações com cores e acesso em qualquer dispositivo com acesso à internet.

Para a instituição de ensino, há inúmeros benefícios:

  • Acesso à informação democratizado;
  • Catálogo reconhecido pelo MEC;
  • Bibliografia básica e complementar em uma única plataforma;
  • Funcionalidade de acessos simultâneos, eliminando a necessidade de ter vários exemplares do mesmo livro;
  • Acervo constantemente atualizado, reduzindo os gastos com o espaço físico e com novos livros;
  • Facilidade de acesso a uma grande quantidade de obras acadêmicas. O que ajuda na retenção dos alunos.

Para conhecer melhor os nossos serviços e verificar como usar a ferramenta, entre em contato conosco e peça um trial.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!

Leave a comment

15 − sete =