Blog

Era digital na sua instituição de ensino superior

5 dicas para incluir sua instituição de ensino superior na Era Digital

Nos últimos anos, a tecnologia tem se solidificado como parte indissociável da instituição de ensino superior. São diversas ferramentas tecnológicas que facilitam e otimizam o aprendizado e a transmissão de conhecimentos.

Nesse sentido, além de proporcionar um ambiente universitário mais inovador e criativo, a tecnologia é também uma expectativa para estudantes no momento da escolha da universidade. Logo, adequar a sua instituição à realidade digital é essencial tanto para a captação e retenção de alunos quanto para a garantia de um ensino de qualidade.

Com isso, a pergunta fica sendo: o que você tem feito na sua gestão do ambiente universitário para torná-la atual e promover o seu sucesso? Na sequência, lhe daremos cinco dicas imperdíveis para incluir sua instituição de ensino superior na Era digital. Acompanhe!

  1. Saiba mais sobre a Internet das Coisas (IoT)

internet das coisas é a responsável por estender a internet para os objetos do cotidiano, como celulares, tablets, relógios, entre outros. Com o crescimento das tecnologias, os estudantes e os professores podem realizar as atividades universitárias, como resolver exercícios e atividades, esclarecer dúvidas etc.

Leia também: Inovação na educação – saiba como transformar sua instituição de ensino

Com isso em mente, é imprescindível aplicar soluções tecnológicas que criem um suporte para os alunos acessarem informações importantes pelo computador e até mesmo pelo smartphone. Afinal, tudo que é feito em uma instituição de ensino superior pode ser otimizado com o uso de computadores e outros dispositivos eletrônicos.

  1. Adote os ambientes virtuais de aprendizagem

Ambientes online de ensino, também conhecido como AVAs, possibilitam ao aluno assistir às aulas e, principalmente, realizar exercícios, atividades e tirar dúvidas.

Os alunos recebem uma senha de acesso à “sala de aula virtual”, tendo a possibilidade de acompanhar os conteúdos em qualquer lugar e de acordo com o próprio horário. O AVA também auxilia no controle de outras ferramentas de interação, como videoaulas, fóruns e biblioteca online.

  1. Faça uso das videoconferências

As videoconferências são uma ótima ferramenta para facilitar a comunicação bidirecional entre os professores e os alunos em tempo real. Podem ser feitas por meio de dispositivos eletrônicos de comunicação, como o computador e em alguns casos até mesmo um smartphone.

A ferramenta também possibilita o modelo de ensino a distância, com aulas e monitorias virtuais, o que garante mais flexibilidade para o aprendizado e também a democratização do ensino.

  1. Aposte nos fóruns virtuais

Para otimizar a comunicação entre os professores e os alunos na Era Digital, é imprescindível criar um canal com ferramentas de bate-papo e principalmente um fórum aberto para discussões. Os alunos terão a possibilidade de esclarecer dúvidas com seus professores e tutores, além de elaborar discussões em grupo.

Leia também5 dicas para manter os alunos satisfeitos com sua instituição de ensino

Como o histórico fica armazenado diretamente no site ou plataforma, é possível acessar o fórum de qualquer dispositivo com internet a qualquer horário.

  1. Implemente a Minha Biblioteca

A necessidade de complementação do conhecimento apresentado em sala de aula faz com que a leitura se torne fundamental para uma boa formação superior. Afinal, além de boas aulas e um ambiente educacional receptivo, o aluno precisa ter acesso às obras literárias e bibliografias pertinentes a sua área de estudo para que sua formação seja completa.

Nesse contexto, uma das ferramentas digitais mais importantes para o Ensino Superior é a biblioteca virtual, que garante aos alunos, funcionários e professores acesso rápido e fácil a milhares de obras e conteúdos digitais.

Minha Biblioteca surge, portanto, como uma grande aliada para a sua instituição de ensino superior, garantindo o acesso aos autores e obras mais renomados da atualidade sem qualquer limite de empréstimos, filas de espera ou necessidade de locomoção. Quer saber mais? Acesse e entre em contato conosco!30