Blog

Saiba como contornar os desafios da era digital na educação

Era digital: 5 desafios de usar a tecnologia na educação

tecnologia na educação é uma realidade indiscutível na vida contemporânea. Foi-se o tempo em que os métodos de ensino se resumiam a aulas expositivas e livros ou apostilas físicas. A Era Digital ajudou a reinventar as formas de ensinar e aprender. Como toda revolução, no entanto, a tecnologia também trouxe algumas dificuldades e conflitos de adaptação do tradicional ao novo.

Neste artigo, falaremos sobre os principais desafios do uso da tecnologia na educação, bem como as melhores maneiras de contorná-los. Acompanhe!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

  1. Manter-se atualizado

A tecnologia pode ser uma grande aliada de professores e estudantes. No entanto, como a sua evolução é constante, a necessidade de adaptação e inovação também deve ser continuada. Logo, adotar ferramentas que facilitem esse processo de inovação é essencial, como é o caso de bibliotecas online cujos acervos são renovados com frequência.

  1. Engajar os alunos

Os professores e os gestores responsáveis devem encontrar um ponto de equilíbrio para tirar proveito apenas das vantagens advindas da tecnologia fazendo com que eles engajem com o conteúdo e com os colegas em sala de aula de maneira produtiva

Isso pode ser feito, por exemplo, buscando estimular os alunos a responderem as perguntas e exercícios sem consultas às respostas e fomentando o debate e a troca de ideias em sala de aula e fóruns de discussão sem o acesso a redes sociais.

  1. Ressignificação do ato de lecionar

Antigamente, a única fonte de informação disponível eram os livros físicos e, para muitos, os professores eram o único caminho até o conhecimento.

Entretanto, com o crescimento e a valorização do aprendizado informal (que é caracterizada pela não necessidade de estarmos em um local específico e físico para aprendermos), juntamente ao aumento na quantidade de recursos de educação, a função dos professores foi ressignificada em muitos pontos.

Atualmente, os professores têm a função de serem também mentores. Os profissionais da área que desejam continuar engajando os alunos em suas respectivas matérias devem trazer inovações e buscar sempre conectar os estudantes ao conhecimento, sempre os incentivando a pensar com autonomia e criatividade.

  1. Infraestrutura

Renovar equipamentos e oferecer um bom aparato tecnológico aos estudantes requerem investimentos em uma universidade. Além disso, existem os custos com manutenção e equipe de TI. Para manter a instituição atualizada e não pesar no orçamento, é necessário avaliar sempre o custo-benefício das ferramentas adquiridas ou contratadas, como abordaremos com mais detalhes a seguir.

  1. Escolha de ferramentas vantajosas

Hoje em dia, existem muitas soluções tecnológicas para a educação. Porém, é necessário avaliar com cautela quais realmente trazem vantagens para a universidade e são pertinentes para a realidade institucional.

As bibliotecas online, como a Minha Biblioteca, são extremamente vantajosas para integrar a tecnologia à educação sem que isso onere excessivamente o orçamento. A plataforma possui um excelente custo-benefício em sua plataforma, que oferece a versão digital de milhares de livros e periódicos para todos os alunos e funcionários da universidade.

São títulos das mais diversas áreas de conhecimento que podem ser acessados com facilidade em qualquer dispositivo com acesso à internet, bastando login e senha. E o melhor: a plataforma possui diversas ferramentas para facilitar os estudos.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa plataforma digital de livros!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!