Blog

4 dicas para impedir a evasão na EAD

4 dicas para inibir a evasão na EAD

ensino superior a distância é apontado como uma das grandes tendências em educação por estudiosos e especialistas. Isso se deve ao fato de que o modelo oferece um alcance maior do que a sala de aula presencial, flexibilidade e custos menores. Porém, apesar das vantagens, um dos maiores desafios da universidade online é a evasão na EAD.

A 8ª edição do Mapa do Ensino Superior, publicada em 2018, apontou o panorama da evasão no ensino superior a distância. Segundo os dados, o abandono foi de 36,6% na rede privada e 30,4% na pública. Ou seja, os índices de conclusão de curso estão comprometidos até mesmo quando a EAD apresenta em crescimento.

Para reverter essa situação, é necessário que as instituições de ensino tomem atitudes que evitem a desistência. Para isso, as IES devem fazer com que os alunos tenham interesse em continuar até a conclusão do curso.

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Como evitar a evasão na EAD?

Esse é um dos principais obstáculos que os gestores precisam encarar. Além de trabalhar para conquistar novos alunos, eles devem criar mecanismos de engajamento e retenção dos estudantes que já se encontram na faculdade.

Veja agora 4 dicas de como evitar a evasão na EAD:

1. Ensinar habilidades como a disciplina 

Quando um estudante frequenta um curso presencial, por mais que esteja desanimado, não pode deixar para depois. Até porque o aluno precisa cumprir com os horários determinados para as aulas.

Já, nas faculdades online, o estudante precisa de uma boa dose de disciplina e motivação para conseguir sucesso.

Nesse caso, é papel das instituições ajudá-lo a desenvolver essas habilidades. Incentive cursos sobre a gestão do tempo, uso das ferramentas disponíveis, preparação do ambiente de estudo e outros.

Leia também: Era digital: 5 desafios de usar a tecnologia na educação

2. Investir em tamanhos reduzidos

Segundo pesquisas com a participação de designers instrucionais, para combater a evasão na EAD, o ideal é ter roteiros de cursos com tamanho reduzido. Isso porque quanto menor o tempo exigido do aluno, maiores são as chances de conclusão.

Portanto, o indicado para otimizar cursos para sua conclusão máxima é dividi-los em tamanhos de unidade menores possíveis.

Além disso, é importante oferecer assistência na escolha dos cursos, principalmente se for mais de um. Com isso, os estudantes podem se organizar para formar uma educação abrangente por meio do encaixe de cursos menores.

Também vale a pena deixar instruções para evitar a autosseleção de cursos que não são de interesse do aluno.

3. Premiar com recompensas

Sistemas de incentivo são ótimas alternativas para combater a evasão na EAD. Para plataformas de ensino a distância, por exemplo, uma dica é oferecer créditos que podem ser utilizados em outros cursos relacionados ao tema.

Isso faz com que o aluno fique mais motivado a concluir o que começou, já que poderá dar sequência ao aprendizado de forma mais econômica.

4. Oferecer descontos e bolsas de estudo

Uma das vantagens das faculdades online, como citamos, são os custos mais baixos. Porém, ao menor sinal de problemas financeiros, muitos estudantes podem acabar desistindo do curso.

A dica para combater a evasão na EAD, neste caso, é criar programas próprios de bolsas e financiamentos. Assim, você pode oferecer descontos e a possibilidade de o aluno pagar o estudo com parcelas mais baixas.

Porém, todas essas ações só serão realmente eficazes se houver qualidade no ensino a distância. Com isso, o aluno sente que realmente está obtendo o conhecimento necessário para a profissão.

Nesse sentido, contar com um acervo online de livros para pesquisar e estudar onde quiser pode fazer toda a diferença.

Minha Biblioteca é uma plataforma digital que possibilita o acesso a mais de 8 mil títulos técnicos e científicos de qualidade. O que facilita o estudo dentro e fora de sala de aula.

Como consequência, sua instituição consegue otimizar a experiência dos cursos online e evitar a evasão na EAD. A biblioteca virtual permite que os professores usem os conteúdos para ministrar as aulas, recomendem obras e aumentem o engajamento dos alunos.

Os estudantes, por sua vez, podem estudar e pesquisar com agilidade e facilidade de qualquer lugar. Quer saber mais sobre a plataforma digital e suas funcionalidades? Entre em contato agora mesmo!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!