Por que investir em uma biblioteca digital?

Uso da tecnologia na educação: por que investir em biblioteca digital?

Assim como toda a sociedade, o setor educacional e a biblioteconomia vivem hoje a chamada revolução da Era Digital. Afinal, as transformações tecnológicas dos últimos anos modificaram diversas estruturas como conhecíamos. Neste contexto, a biblioteca digital se destaca como uma forma de usar a tecnologia no ensino superior.

Com custo acessível e diversas funcionalidades, a plataforma online é um excelente investimento para a instituição de ensino. Isso porque proporciona benefícios para a própria organização e também para os alunos e os funcionários, como bibliotecários e professores.

Mas o fato é que, com as modificações causadas pela tecnologia na educação, estes profissionais estão enfrentando grandes desafios. Confira o impacto no setor de biblioteconomia!

Leia tambémOs impactos da inovação no ensino superior

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Os desafios da biblioteconomia atual

Agora, mais do que nunca, os bibliotecários precisam ter conhecimento técnico para tratar, organizar, processar, recuperar, disseminar e disponibilizar informações.

Até porque as informações precisam ser apresentadas de forma clara e objetiva para quem as procura. Independentemente do tipo de suporte usado – seja uma biblioteca virtual ou física

Esta nova sociedade mediada pela tecnologia pede que a atualização seja sempre constante e ininterrupta. Por isso, os bibliotecários devem manter as competências em dia alinhadas com essas demandas. Engana-se, por exemplo, quem pensa que a biblioteca digital veio para acabar com o espaço físico.

Pelo contrário, os dois modelos podem conviver harmoniosamente. Inclusive, a implementação de uma plataforma online na instituição de ensino é benéfica para toda a comunidade acadêmica. Uma vez que os recursos facilitam a catalogação de livros e permitem o acesso fácil a obras no formato online.

Dessa maneira, é possível oferecer uma melhor experiência dos usuários, com medidas como:

• Acompanhar a jornada do leitor por meio de plataformas como por meio de um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente);
  • Focar no atendimento ao usuário;
  • Otimizar o tempo do leitor;
  • Facilitar a busca dos leitores;
  • Oferecer um ambiente de estudos adequado conforme às novas tecnologias;
  • Incentivar a leitura de acordo com as preferências do usuário.

Leia também: 5 leis da biblioteconomia no contexto da Indústria 4.0

Por que a biblioteca digital ajuda os profissionais da área?

Com este cenário, fica fácil entender a necessidade de investir em uma biblioteca digital. Bem recomendada na avaliação do Ministério da Educação (MEC) em relação às instituições de ensino superior, a plataforma oferece diversos recursos aos alunos.

Portanto, o investimento neste modelo pode trazer inúmeras vantagens para a instituição de ensino. Confira os principais benefícios:

1. Facilidade de acesso ao conteúdo

Nos dias atuais, o tempo está cada vez mais escasso. São diversas as atividades realizadas ao longo da semana e muitos alunos do ensino superior precisam trabalhar durante o dia e estudar à noite. Alguns utilizam o trajeto entre o trabalho e a universidade para estudar e se atualizar.

biblioteca digital é a ferramenta ideal para economizar o tempo do aluno. Isso porque disponibiliza em um único local o livro sugerido pelo professor, além de informações complementares e outras obras acadêmicas. Além disso, o acesso pode ser feito a qualquer hora e de qualquer dispositivo eletrônico.

Esta praticidade facilita a aprendizagem, aumenta o conhecimento adquirido, fortalece a formação e capacita melhor os futuros profissionais.

2. Espaços otimizados

Garantir a atualização do acervo com base na compra de livros impressos requer muito espaço da instituição de ensino. Levando em consideração a quantidade de disciplinas e alunos, é difícil manter o número ideal para cada área do conhecimento.

Por isso, a biblioteca digital desponta como opção fundamental para que a instituição de ensino ofereça um material atualizado para os estudantes. Ainda é possível contar com acessos simultâneos, evitando fila de espera para usar o mesmo livro.

Com isso, as instituições de ensino conseguem reduzir custos com a ampliação física de espaço.

3. Variedade de conteúdo

A biblioteca digital permite que o aluno tenha acesso a conteúdos importantes e inovadores de forma rápida e fácil. A atualização da lista de obras acadêmicas é feita de forma periódica.

Isso faz com que haja mais qualidade no ensino proporcionado ao aluno, já que o conteúdo disponível é atualizado e variado.