Blog

Principais tendências tecnológicas da biblioteconomia

Conheça as principais tendências tecnológicas da biblioteconomia

Identificar tendências para projetar o futuro nunca é um processo simples, mas o setor de biblioteconomia pode contar com a ajuda de diversos estudos. Um exemplo é o Center for the Future of Libraries da Associação Americana de Bibliotecas (ALA), que realiza estudos diariamente para mapear as principais tendências para bibliotecas e para o setor.

Durante o último relatório de 2016, promoveu métodos de inovação capazes de auxiliar os bibliotecários na adaptação das bibliotecas para as questões emergentes e os avanços tecnológicos.

As tendências foram categorizadas da seguinte maneira: Sociedade, Tecnologia, Educação, Meio Ambiente, Política, Economia e Demografia. Ao longo do artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre as principais técnicas de inovação. Continue acompanhando!

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Novo público

Atualmente, já é possível observar um novo público que frequenta as bibliotecas nas instituições de ensino superior. Fatores como o envelhecimento da população, o avanço tecnológico e a valorização do diploma como item obrigatório para o mercado de trabalho explicam esse fenômeno.

É fundamental que o profissional que atua no setor de biblioteconomia esteja capacitado para lidar com os novos usuários, que podem ser alunos mais velhos, estudantes nativos digitais (indivíduos que nasceram rodeados pela tecnologia), entre outros tipos de perfis.

Bibliotecas sociais e aprendizagem agregada

Mais do que um ambiente de leitura, a biblioteca física é um espaço social de debate de ideias que também pode ser expandido para o digital com a ajuda de fóruns de discussão sobre livros acadêmicos, por exemplo.

Nesse cenário, os bibliotecários atentos às novas tendências da biblioteconomia poderão promover experiências memoráveis aos alunos, respeitando suas necessidades dentro da instituição de ensino superior.

Como estímulo à aprendizagem, as bibliotecas podem oferecer oficinas, palestras, debate crítico sobre obras (livros, filmes, música), participação coletiva em videconferências, entre outros.

Novas políticas de uso

A biblioteca e os bibliotecários são peças fundamentais para promover a importância dos diálogos abertos e informações confiáveis. Entretanto, muitos dos novos usuários necessitam do anonimato para conseguir participar de discussões mais profundas.

As mídias digitais possuem diversas plataformas e recursos tecnológicos que facilitam o compartilhamento de ideias. No entanto, as principais redes sociais e mecanismos de buscas trabalham com uma política de informações facilmente rastreáveis, divulgando informações pessoais sem a permissão dos usuários.

Leia também: Descubra como a segurança da informação funciona em uma biblioteca digital

Para proporcionar aos novos usuários das bibliotecas um espaço aberto para debates e discussões, as instituições de ensino devem investir em novas políticas de uso para organizar o acervo e não invadir a privacidade dos estudantes.

Acesso facilitado a dados e informações

O bibliotecário deve estimular a exploração dos conteúdos e recursos abordados dentro de sala. Para isso, a biblioteca deve disponibilizar ferramentas capazes de facilitar o acesso aos dados e informações.

Hoje em dia, há diversas ferramentas capazes de agilizar a organização e pesquisa no acervo digital. É importante que o profissional saiba utilizar esses recursos para utilizar os benefícios de uma biblioteca alinhada com os avanços tecnológicos.

Como a Minha Biblioteca pode ajudar a biblioteconomia?

Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros formada pelas quatro principais editoras acadêmicas do Brasil (Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva). Além disso, conta com mais de 7 mil títulos para complementar o acervo da biblioteca física.

A solução é capaz de abordar todos os aspectos citados no artigo de hoje, além de ser uma ótima alternativa para estimular a criação de hábitos de leitura, por meio de um acervo rico e que pode ser acessado de qualquer lugar que tenha acesso à internet, além de oferecer acesso simultâneo às obras sem fila de espera,  tudo isso de forma ágil e usual.

Quer saber mais sobre como a Minha Biblioteca pode ajudar os profissionais da área da biblioteconomia? Não perca tempo e entre em contato com a nossa equipe!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!