Blog

5 fatores que impulsionam o crescimento do EAD no Brasil

5 fatores que impulsionam o crescimento da educação a distância (EAD) no Brasil

Foi no dia 24 de maio de 2017 que foi expedido o Decreto N° 9.057, que atualizou a legislação brasileira sobre a regulamentação da educação a distância no país. Com isso, essa modalidade de ensino registrou um crescimento de 133% dos polos EAD no Brasil, chegando à marca de 15.394 instituições registradas no Ministério da Educação (MEC).

Além disso, outros fatores como o aumento do acesso à internet, flexibilidade nos horários de aula e avanços tecnológicos impulsionam o crescimento da educação a distância, fazendo dessa modalidade a melhor alternativa para muitos estudantes.

Desse modo, implementar um ensino a distância de qualidade é uma preocupação de muitos reitores atualmente. Mas, se você ainda não decidiu, no artigo de hoje, separamos os 5 fatores que impulsionam o crescimento da educação a distância. Continue lendo!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Crescimento do acesso à internet no Brasil

Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 64,7% da população brasileira já possui acesso à internet. Com isso, a educação a distância tornou-se uma realidade para muitos estudantes que não conseguem realizar a graduação presencial.

A tendência é que esse número cresça cada vez mais, uma vez que a nova geração de alunos já nasce rodeada pelas novas tecnologias, sendo esse um dos principais fatores que impulsionam o crescimento da educação a distância no Brasil.

Leia também: Retenção de alunos: como a comunicação e as tecnologias facilitam esse processo

Fator econômico

Geralmente, os cursos a distância apresentam mensalidades consideravelmente menores quando comparado aos presenciais. Além disso, o estudante que opta pelo EAD, não precisa gastar com a locomoção até o campus, sendo outro aspecto que torna a modalidade mais em conta para muitos alunos.

Ainda existe a opção dos cursos semipresenciais, nos quais o aluno faz a maior parte das aulas a distância, mas também conta com aulas e provas presenciais, sendo uma alternativa altamente indicada para os alunos que necessitam do contato humano durante o processo de aprendizagem.

Maior flexibilidade

Um dos principais fatores que impulsionam o crescimento da educação a distância no Brasil é a maior flexibilidade quando comparado aos cursos presenciais. Ou seja, o aluno tem controle total do aprendizado, podendo estudar e rever as aulas de acordo com a sua disponibilidade.

Menor desconfiança

Antigamente, muitas pessoas acreditavam que o diploma do curso a distância não é reconhecido pelo MEC e o mercado de trabalho. Entretanto, com a otimização da regulamentação do EAD no Brasil, os estudantes já sabem que os cursos a distância são completamente seguros, e oferecem diplomas reconhecidos pelo MEC.

Avanço da tecnologia

Com o avanço das novas tecnologias, as aulas do ensino a distância podem contar com videoaulas, livros digitais, conteúdo em áudio, entre outros formatos. Desse modo, além de otimizar o ritmo de aprendizado dos alunos, agora é possível acompanhar até pelo smartphone ou tablet, aumentando ainda mais a autonomia dos alunos.

Leia também: Como facilitar a captação de alunos e retenção ao longo da graduação

Como a Minha Biblioteca pode contribuir para a educação a distância?

Minha Biblioteca é o consórcio formado pelas principais editoras de livros acadêmicos do país — Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva. A solução oferece uma biblioteca digital inovadora e prática, disponibilizando acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade por meio de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Além disso, a plataforma online da Minha Biblioteca é uma ferramenta muito útil para os alunos da educação a distância acessarem conteúdos digitais a qualquer hora. Dessa maneira, fica mais fácil estimular a leitura e facilitar o estudo dos estudantes.

Não perca tempo e conte com essa ferramenta exclusiva para otimizar os processos de ensino nos cursos a distância da sua instituição de ensino superior. Entre em contato com a nossa equipe para solicitar uma proposta comercial!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!