Blog

Como a bibliotecária ajuda a estimular a leitura nas IES

Como a bibliotecária pode estimular a leitura no ensino superior

Muitos docentes trabalham diariamente para estimular a leitura como fonte de conhecimento. Sendo um aspecto fundamental para elaboração das habilidades socioemocionais das estudantes, é imprescindível que a instituição de ensino superior trabalhe em conjunto para ressaltar a importância do ato da leitura no cotidiano moderno.

Entretanto, com os avanços advindos da tecnologia, muitos alunos são bombardeados de informações a todo momento. Desse modo, podemos observar a dificuldade que muitos jovens universitários têm em se concentrar em uma leitura acadêmica.

Para fazer com que a leitura não seja apenas uma tarefa obrigatória e tediosa, o corpo docente deve trabalhar em conjunto. No artigo de hoje vamos falar sobre como a bibliotecária pode estimular a leitura no ensino superior. Continue acompanhando!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

Mostre a aplicabilidade dos conteúdos

Promover a leitura entre os alunos da graduação não é uma tarefa fácil. Uma boa estratégia é desenvolver o engajamento dos estudantes, ressaltando o fato de que a leitura é um aspecto fundamental para concluir o ensino superior de maneira mais satisfatória.

Leia também:  Conheça as principais tendências tecnológicas da biblioteconomia

Dessa forma, a instituição de ensino superior precisa ressaltar as necessidades que os alunos têm de desenvolver a leitura. Para isso, a bibliotecária precisa demonstrar a aplicabilidade dos conteúdos aprendidos dentro da sala de aula. Você pode recomendar obras que demonstrem teorias acadêmicas ao longo do cotidiano, por exemplo.

Debates e rodas de leitura

Estimular visitas semanais à biblioteca pode ser uma estratégia útil, mas existem outras alternativas melhores. Como, por exemplo, a organização de debates e rodas de leituras para as obras acadêmicas de sucesso.

Desse modo, é fundamental trazer assuntos e temas importantes da modernidade, sendo possível combater também o analfabetismo funcional ao estimular a leitura no ensino superior.

Vale ressaltar a importância de conhecer o perfil dos universitários, pois desse modo a bibliotecária pode indicar livros de acordo com o interesse dos alunos.  Assim, os estudantes tornam-se mais familiarizados com o ato de leitura.

Faça da biblioteca um espaço agradável para todos

Além de ressaltar a importância da leitura e indicar livros, é fundamental que a relação entre os jovens universitários seja positiva. É comum encontrar estudantes que encaram a biblioteca como um ambiente “tedioso”.

Leia também: Tecnologia e educação – conheça países que transformam o setor educacional

Desse modo, a bibliotecária deve trabalhar em conjunto com a universidade para fazer da biblioteca um espaço agradável para todos. Seja por meio de recursos tecnológicos, aumento do conforto dos alunos, otimização do acervo físico de obras, entre outros.

O mais importante é tornar o espaço atraente para todos os diferentes públicos da graduação, ressaltando a importância da biblioteca dentro do contexto do ensino superior.

Como a Minha Biblioteca pode estimular a leitura no ensino superior?

Minha Biblioteca possui um catálogo multidisciplinar com as quatro principais editoras de livros acadêmicos do país (Grupo A, Grupo Gen-Atlas,Manole e Saraiva), oferecendo às instituições de ensino superior uma plataforma digital de livros inovadora para acesso a um conteúdo técnico e científico das mais variadas áreas de especialização, como direito, ciências sociais aplicadas, saúdes, entre outras.

Por meio da biblioteca online é possível disponibilizar acesso rápido e simples a mais de 7 mil títulos acadêmicos. Os alunos podem acessá-la em qualquer lugar com praticidade, utilizando apenas um computador ou dispositivo móvel com internet. Com isso, os estudos são otimizados, a leitura é estimulada e evita-se filas de espera, multas e mau uso das obras.

Para conhecer um pouco mais sobre a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e solicite um trial da biblioteca digital!

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!