Blog

5 formas de conectar as novas tecnologias a uma proposta educacional

5 maneiras de conectar as novas tecnologias a uma proposta educacional

A contemporaneidade é marcada pelo rápido avanço da tecnologia. Todos os dias são lançadas novas ferramentas no mercado que colaboram e reestruturam a sociedade. Em uma proposta educacional, essas soluções são desenvolvidas para facilitar e potencializar o processo de ensino e de aprendizado.

Além disso, a tecnologia promove um envolvimento aprofundado com os alunos e os ajuda a solidificar habilidades colaborativas, de raciocínio dinâmico e, claro, de criatividade — fatores determinantes para a formação do papel que desempenharão no mercado de trabalho e na sociedade, como um todo.

Contudo, a grande dificuldade em meio a tantas opções tecnológicas é escolher as mais interessantes para a instituição e, sobretudo, encontrar caminhos para conectar essas novas tecnologias a uma proposta educacional — e é sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino

  1. Adote o Mobile Learning

Os aparelhos mobile, como smartphones, notebooks e tablets, podem ser utilizados para muito mais do que o lazer, são grandes aliados tanto para o trabalho quanto para os estudos.

Devido ao acesso facilitado à internet que esses dispositivos possibilitam, é possível oferecer algumas modalidades de ensino à distância no modelo M-learning — o aprendizado móvel, no qual o ensino é marcado pela interação dos indivíduos por meio dos seus aparelhos móveis. O principal objetivo do Mobile learning é tornar a proposta educacional mais atraente e condizente com os hábitos atuais notadamente marcados pela tecnologia.

É possível, por exemplo, engajar os alunos ao processo de ensino ao oferecer conteúdos digitais com exercícios online, vídeos, ilustrações, fóruns de discussões, e-books, entre outros que poderão ser customizados de acordo com as preferências do professor e da instituição de ensino.

  1. Aposte na aprendizagem adaptativa

Na aprendizagem adaptativa, o conteúdo didático é customizado de acordo com a evolução do aluno, ou seja: a evolução do conteúdo é baseada na solução de exercícios anteriores e o desempenho apresentado pelo aluno.

Leia também: Inovação na educação – saiba como transformar sua instituição de ensino

Essa tecnologia tem como premissa a necessidade de se utilizar o modelo adaptativo para alcançar o aprendizado pleno em grande escala, transformando o aluno em um colaborador do processo educativo e não mais um receptor passivo.

  1. Utilize um sistema de gestão

A adoção de um sistema de gestão para instituição de ensino otimiza todo o fluxo de documentos administrativos e acadêmicos, facilita o controle financeiro e permite que o gestor tenha mais tempo para desenvolver a sua equipe de colaboradores de modo a potencializar o nível educacional da instituição de ensino superior.

  1. Aposte no ensino híbrido

ensino híbrido nada mais é do que a alternação do aprendizado do aluno entre os momentos que ele estuda sozinho (geralmente em um espaço virtual) e, em grupo, quando está com seus colegas de classe e professores.

Leia também: Tecnologia da informação – como a inteligência artificial pode ajudar o ensino superior

A abordagem do ensino híbrido engloba práticas que conciliam o ambiente online e o presencial, fazendo com que os alunos se tornem mais dinâmicos e o aprendizado melhor desenvolvido.

  1. Ofereça uma biblioteca digital para fortalecer sua proposta educacional

A implementação de uma biblioteca digital permite que os alunos solidifiquem os aprendizados desenvolvidos em sala de aula de maneira ágil e eficaz.

Minha Biblioteca, por exemplo, é uma ótima opção para instituições que desejam utilizar a tecnologia a favor de suas propostas educacionais. Na plataforma, são disponibilizadas milhares de obras dos autores mais renomados e das principais editoras brasileiras, como Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva.

Viu como a tecnologia pode otimizar sua proposta educacional? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre a Minha Biblioteca!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!