Blog

Você conhece os pilares da aprendizagem ativa? Aplique na sua universidade

3 pilares da aprendizagem ativa que melhoram o processo de ensino

Os modelos mais tradicionais de aprendizagem vêm perdendo espaço nas instituições de ensino superior. Com isso, um novo segmento de aquisição de conhecimento, chamado aprendizagem ativa, vem sendo utilizado em diversas universidades.

A aprendizagem ativa caracteriza-se em uma técnica de ensino, que pode ser descrita por três pilares principais: experiência colaborativa, conteúdo online e ensino diferenciado. Desse modo, o aluno desempenha um papel de protagonista no processo de aprendizagem, dando maior autonomia na busca pelo conhecimento.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar como os três pilares da aprendizagem ativa melhoram o processo de ensino na graduação. Vem com a gente!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

Experiência colaborativa

Para desenvolver os métodos de ensino é imprescindível a elaboração de uma rotina de estudos colaborativa, estimulando o trabalho em grupo entre os alunos. Para isso, é importante desenvolver a interação colaborativa entre diferentes perspectivas de alunos e docentes.

Seja por meio de debate dos temas tratados durante as aulas ou sobre determinadas obras acadêmicas, o importante é trabalhar o trabalho colaborativo. Com isso, é possível desenvolver as habilidades socioemocionais que são fundamentais para capacitar os estudantes para o mercado de trabalho.

Conteúdo online

Com a popularização da internet, os conteúdos digitais ganham cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas. Por isso, para melhorar o processo de ensino e colocar a aprendizagem ativa em prática é necessário fornecer conteúdos que vão além das limitações do campus físico.

Leia também: Como melhorar o relacionamento das instituições de ensino superior com os nativos digitais

As instituições de ensino superior devem integrar a evolução natural dos novos métodos de comunicação e ensino nos modelos de aprendizado utilizados dentro da sala de aula.

Ensino diferenciado

Por último, mas não menos importante, o ensino diferenciado é outro aspecto importante para melhorar o processo de ensino na graduação. Por meio da aprendizagem online, que possibilita maior flexibilidade quando comparado ao modelo tradicional, além de reforçar o conteúdo trabalho dentro de sala de aula.

Leia também: Conheça os principais marcos regulatórios da Educação a Distância no Brasil

Quando o assunto são ferramentas tecnológicas para otimizar os processos de ensino e colocar a aprendizagem ativa em prática, a biblioteca digital é uma ótima alternativa. O acervo digital de obras acadêmicas pode desenvolver os três pilares da aprendizagem ativa, uma vez que possui diversos recursos e funcionalidades que facilitam os estudos, além de colaborarem com o dia a dia do corpo docente.

Como a Minha Biblioteca contribui com a aprendizagem ativa?

Minha Biblioteca disponibiliza conteúdos técnicos e científicos de qualidade pela internet, sendo um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva.

Por meio da biblioteca online, todos os alunos têm acesso rápido e fácil a mais de 7 mil títulos acadêmicos entre as principais publicações das diversas áreas de conhecimento: saúde, ciências sociais aplicadas, direito, entre outras.

Uma das principais vantagens da Minha Biblioteca é a possibilidade de acesso simultâneo às obras do acervo por meio de qualquer dispositivo móvel com internet. Isso evita filas de espera e facilita a discussão de obras durante as aulas.

Para começar a desenvolver a aprendizagem ativa em sua instituição de ensino superior, entre em contato conosco e solicite um trial para conhecer outras funcionalidades da plataforma.

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!