como fazer um plano de ensino

Como fazer um plano de ensino em IES: 10 itens que não podem faltar

Para ministrar as disciplinas no ensino superior os professores precisam de estudo, planejamento e criatividade para elaborar aulas que atraiam o interesse, a atenção, o engajamento dos alunos e garantam uma aprendizagem efetiva de qualidade. Neste sentido, saber como fazer um plano de ensino nos cursos de graduação é essencial.

Porém, nem todos os docentes estão preparados para criar um plano de ensino eficiente e adequado que contenha os itens necessários para ajudar na construção das aulas.

Até porque o plano de ensino é o elemento que vai basear toda a prática pedagógica e o desenvolvimento da matéria.

Por isso, neste texto, vamos mostrar o que os professores precisam saber e como fazer um plano de ensino efetivo, tanto para a educação presencial, quanto para educação a distância.

Leia também: Competências em educação a distância: qual o papel dos professores e tutores?

O que é o plano de ensino para a graduação?

Basicamente, o plano de ensino é a programação do conteúdo a ser estudado e explicado para os estudantes e das atividades pedagógicas a serem aplicadas durante o desenvolvimento da disciplina no período letivo.

Com isso, engloba os objetivos da matéria, assim como descreve os métodos e técnicas para atingir tais resultados. O plano ainda conta com toda a bibliografia usada pelo docente que necessita de um catálogo de ebooks segmentado por área do conhecimento para apoiá-lo. Afinal, com um acervo digital, fica muito mais fácil para a realização do trabalho dos professores.

Assim, tal plano permite que os docentes preparem as aulas de forma mais assertiva e executem tudo aquilo que foi programado previamente.

Vale lembrar que o plano deve ser dinâmico, reflexivo e dialógico para promover uma melhor aprendizagem. Da mesma forma, ele precisa ser flexível para inserir os estudantes na construção das aulas, para alterar a metodologia de ensino quando necessário e para adicionar novas bibliografias relacionadas e recentes.

Saiba mais: Educação a distância no Brasil: como lidar com os desafios da aprendizagem remota

Principais elementos de um plano de ensino eficiente

Depois de entender o conceito e as características, é importante saber como fazer um plano de ensino, quais passos devem ser seguidos, a estrutura elaborada e os elementos que não podem faltar neste processo.

Para auxiliar os docentes neste contexto, separamos os 10 itens essenciais que devem constar no plano de ensino das disciplinas de graduação. Vamos lá!

1. Título da disciplina

A construção de um plano de ensino começa com as informações básicas de identificação da matéria. Neste caso, é preciso colocar o nome do curso (como por exemplo Medicina), nome ou título da disciplina (Fisiologia), código da disciplina, ano e semestre da turma, período (noturno ou diurno) e nome do professor.

2. Carga horária

Este passo segue ainda a relação de informações básicas e apresenta o número de créditos, o horário da aula, a carga horária semanal e semestral da disciplina.

3. Ementa

A ementa traz os pontos essenciais do conteúdo programático da disciplina. Ela deve seguir a linha pedagógica adotada pela instituição de ensino superior e ser descrita com frases curtas e objetivas, indicando claramente o escopo e foco da matéria. Assim, deve ser utilizado um parágrafo com quatro ou cinco linhas.

Além disso, a ementa não pode ser alterada sozinha pelo professor, já que é criada em conjunto com a coordenação do curso.

4. Objetivos gerais e específicos

Os objetivos envolvem os assuntos descritos no item anterior e sua função é tornar possível a execução da ementa. Para isso, são detalhados os conteúdos e competências que os alunos deverão conhecer, compreender, debater e analisar na disciplina.

Podem ser separados em objetivos gerais, que contam com planos mais amplos ao longo da matéria, e objetivos específicos, que serão abordados e acompanhados nas aulas. Vale destacar que os objetivos devem ser explicados em forma de tópicos e com verbos que exprimem a ação.

5. Justificativa

Este tópico de como fazer um plano de ensino é muito simples. Trata-se, na verdade, do motivo de trabalhar e desenvolver determinados assuntos durante o período letivo da disciplina.