Blog

Motivação e Aprendizagem

Motivação e aprendizagem: como professores universitários podem envolver os alunos

A busca pela motivação e aprendizagem dos alunos é constante para os professores de instituições de ensino superior – ainda mais no momento em que vivemos, no qual antigas metodologias de ensino não funcionam mais como antes.

A globalização e a informatização somados à chegada dos alunos nativos digitais (indivíduos que nasceram rodeados pela tecnologia) modificaram o papel do docente, transformando o professor universitário em um orientador de estudos, deixando para trás a função de transmissor de conteúdo.

Um dos maiores desafios enfrentados pelos professores na atualidade é colocar em prática a motivação e aprendizagem. Isso acontece por diversos fatores, mas o crescimento exorbitante da conectividade é muito associado à dificuldade de concentração dos novos estudantes, principalmente no ensino a distância, mas a sala de aula presencial também é afetada negativamente.

Nesse contexto, o corpo docente buscou por novos métodos de ensino para envolver a atenção dos alunos, como é o caso da aprendizagem ativa, que vem sendo usada para combater esse problema. Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre como a motivação e a aprendizagem atuam em conjunto para garantir o foco dos alunos. Continue acompanhando!

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Leia também: Retenção de alunos: como a comunicação e as tecnologias facilitam esse processo

Entenda como motivar os alunos

Para colocar a motivação e aprendizagem em prática, é necessário focar as atenções no diálogo e relacionamento com os alunos. Além de abordar a sondagem de conhecimentos prévios e percepções sobre o tema em questão, incentivando o aluno a contextualizar o conteúdo trabalhado dentro de sala de aula.

É possível estimular a autonomia intelectual dos alunos, por meio de ações estratégicas implementadas pelo professor que caracterizam a aprendizagem ativa.

O que é aprendizagem ativa?

A aprendizagem ativa é o termo utilizado para denominar o conjunto de métodos pedagógicos que abordam uma perspectiva diferente dos processos de aprendizagem. Essa técnica é responsável por dar mais autonomia para o aluno controlar seu processo de aprendizagem, no qual o estudante deve estar engajado com o conteúdo discutido para aprender.

Para garantir a motivação e aprendizagem, é fundamental incentivar os estudantes a irem atrás do conhecimento de maneira pró-ativa, fazendo com que o aluno deixe de atuar como mero “recebedor” de informações e ocupe um papel mais ativo no conhecimento.

Leia também: Como facilitar a captação de alunos e retenção ao longo da graduação

Como colocar a aprendizagem ativa em prática?

O professor tem um papel imprescindível na aplicação da aprendizagem ativa na sala de aula, seja nos cursos presenciais ou no ensino a distância. Para isso, o docente pode atuar com rodas de discussão em sala de aula, ou até mesmo em um fórum online, garantindo o incentivo do desenvolvimento do raciocínio e pensamento crítico.

Também é possível contar com o auxílio de ferramentas online, existe uma grande variedade disponível na internet. O professor pode começar criando um blog para publicar artigos ou utilizar uma biblioteca digital para nortear as pesquisas pedidas em sala.

Entretanto, o mais importante é incentivar os estudantes a aprenderem na prática, inserindo o conteúdo em situações reais do cotidiano e mercado de trabalho.

Leia também: Como o ensino superior ajuda na transformação promovida pela educação 4.0

Como a Minha Biblioteca contribui para a motivação e aprendizagem?

Minha Biblioteca é uma plataforma inteiramente online que oferece às instituições de ensino superior uma biblioteca digital prática e inovadora. Com isso, os alunos podem acessar o melhor conteúdo técnico e científico.

Com o acesso fácil a mais de 7.000 títulos acadêmicos entre as principais publicações de diversas áreas de especialização, é possível garantir a motivação e aprendizagem dos alunos.

Para conhecer um pouco mais sobre a nossa solução, entre em contato com a nossa equipe!

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!