Saiba como evitar desconforto ao ler em computadores e tablets

Os livros digitais, também conhecidos como e-books, já fazem parte do dia a dia de muita gente. O novo formato, assim como o livro impresso, também tem suas particularidades. Se para algumas pessoas ler um livro em movimento, como em carro ou ônibus, é um incômodo, a leitura em telas de computador, tablets ou smartphones também pode ser uma tarefa complicada.

O incômodo provocado pelo uso das telas eletrônicas é gerado por fatores  como o mal posicionamento da tela,  o uso prolongado ou a iluminação inadequada do ambiente. Ao lermos numa tela eletrônica, nosso olhos piscam com menor frequência e não se movimentam tanto quanto ao conversarmos com uma pessoa, por exemplo. Isso gera menor lubrificação, acarretando ardência, vermelhidão e cansaço. Para evitar problemas e conseguir fazer uma leitura adequada em seus gadgets, separamos algumas dicas abaixo. Confira:

1. Evite ler quando estiver cansado demais
Se você já está cansado, ler em equipamentos eletrônicos será uma tarefa difícil e aumentará o cansaço dos seus olhos, fazendo com que você tenha sempre uma experiência ruim com os livros digitais.

2. Ajuste a iluminação e evite sombras e reflexos
Além de ambiente bem iluminado, diminuindo as interferências os seus olhos farão menos esforço para focar as letras. Isso permite que você fique mais tempo se dedicando à leitura.

3. Aumente a distância entre o aparelho e seus olhos
No computador, indica-se de 50 a 60 cm de distância entre você e o monitor. Já nos tablets e smartphones, procure deixar de 30 a 45 cm de distância entre o aparelho e seus olhos. A tela também deve ficar sempre na altura dos seus olhos.

4. Pisque várias vezes
Em situações normais, longe das telas, nossos olhos piscam em torno de 20 vezes por minuto. Já com a vista cansada, as piscadas caem para 14 vezes por minuto. Isso acarreta menor lubrificação do globo ocular e forte inômodo. Por isso, policie-se para piscar mais vezes enquanto estiver lendo.

5. Realize pausas a cada hora
As pausas são indicadas para diminuir o stress nos músculos oculares. Uma pausa durante 5 minutos a cada 1 hora já é suficiente para relaxar e evitar o cansaço excessivo.

Fonte: Universia e Visão Laser