avaliação da aprendizagem no ensino superior

Avaliação da aprendizagem no ensino superior: como dar um feedback online

A pandemia do novo coronavírus transformou a sociedade e trouxe profundas modificações para todas as áreas, principalmente a educação. Em um contexto no qual a educação a distância tornou-se regra no ensino superior, como fica a avaliação da aprendizagem no ensino superior?

Processo contínuo para entender se o conteúdo está sendo absorvido, a avaliação também passou por inúmeras mudanças e, neste novo cenário, é preciso que os professores saibam como dar um bom feedback online.

O feedback é considerado como uma das ferramentas mais poderosas de ensino e avaliação. Por meio dele, os alunos compreendem o que fizeram de certo e podem corrigir eventuais erros cometidos durante o processo de aprendizagem.

Leia também: Conheça as principais diferenças entre educação a distância e ensino remoto emergencial

Como deve ser feita a avaliação da aprendizagem no ensino superior?

A avaliação da aprendizagem no ensino superior é fundamental, pois mostra qual o caminho deve ser seguido pelos estudantes. Como estão buscando construir uma carreira, os alunos precisam compreender o que estão fazendo e de que forma.

Neste sentido, o feedback como forma de avaliação da aprendizagem no ensino superior também ajuda a fortalecer os vínculos entre alunos e professores. Ao demonstrar interesse pela tarefa realizada, o docente mostra que está atento à evolução do estudante.

Logo, a importância do feedback de tarefas e avaliações está ligada ao fato do professor ser responsável por ensinar e ajudar o aluno rumo ao conhecimento.

Saiba mais: Competências em educação a distância: qual o papel dos professores e tutores?

Como o feedback personalizado pode ajudar a avaliação da aprendizagem no ensino superior?

As atividades a distância permitem que os professores deem feedback aos alunos. Assim como nas aulas presenciais, cada docente pode reservar um tempo para falar individualmente com um aluno e mostrar a sua evolução em relação à matéria.

Este método ajuda a evitar algum possível constrangimento por parte do aluno e ainda otimiza o entendimento e o aprendizado.

Uma dica preciosa é dar o feedback enquanto a atividade é realizada. Assim, fica mais fácil mostrar o que é preciso durante a tarefa e não depois que ela já foi realizada.

O aluno pode compartilhar a tela com o professor e ambos podem trocar experiências, dúvidas e conselhos sobre a atividade que está sendo executada.

Estratégias para otimizar o feedback online

Os professores podem contar com algumas estratégias para que o feedback online seja otimizado e traga mais benefícios aos alunos. Entre elas, estão:

Tempo real: os comentários e explicações podem ser feitos durante a realização das atividades;

Vídeo: pequenos vídeos feitos pelos professores com mensagens sobre as tarefas podem auxiliar na compreensão dos alunos e no desenvolvimento do conhecimento;

Áudio: a gravação de voz contribui para transmitir melhor a mensagem, pois é mais próxima ao aluno.

Ao dar o feedback a um aluno, o professor deve sempre priorizar o que estava certo na atividade. A experiência da avaliação da aprendizagem no ensino superior deve ser positiva para que não influencie o rendimento nos estudos ou a desenvoltura no curso.