transformação digital na educação

Veja a importância das metodologias ágeis para impulsionar a transformação digital na educação

transformação digital na educação é uma realidade cada vez mais presente. Um exemplo claro disso é o crescimento do EAD (Ensino a Distância), trazendo maior agilidade e flexibilidade para os estudantes.

Mas qual a importância e como implementar metodologias ágeis dentro da sua instituição de ensino superior para estimular a transformação digital? Para responder a essa pergunta, continue a leitura deste artigo!

Qual a importância das metodologias ágeis no ensino superior?

As metodologias ágeis tem o objetivo de melhorar o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço, dando alternativas à gestão de projetos tradicionais.

O jovens, hoje em dia, estão cada vez mais críticos com o modo de aprendizado que desejam e como querem aprender. As universidades precisam acompanhar essa modernidade, focando em um ensino ágil e efetivo.

Com isso, o repasse dos conteúdos deixa de ser tão teórico e começa a ser mais prático e focado para os reais desafios do estudante em sua futura vida profissional. Além do mais, é preciso tornar todo o ensino mais personalizável e de acordo com as necessidades dos estudantes, implementando uma necessária transformação digital na educação das instituições.

Leia também: Tecnologia na educação: veja os impactos da inovação no ensino superior

Professores no ensino ágil

Afinal, com o uso da tecnologia, os professores se tornam mais ágeis, geram maior interação com sua classe, conseguem entender as preferências de aprendizado dos alunos e quais pontos eles têm maior dificuldade.

Neste cenário da educação do futuro, também é muito importante garantir a autonomia dos estudantes. Ou seja, fazer com que eles se tornem o centro de todo o processo educacional e não o conteúdo das aulas em si.

Assim, é possível implementar um processo de educação contínua, conectada e colaborativa entre os estudantes.

Estudantes e as metodologias ágeis na educação

Investir em uma metodologia ágil auxilia o estudante na sua independência intelectual, permitindo que ele mesmo busque informações e consiga se conectar com outras pessoas que podem lhe agregar profissional ou intelectualmente. Além disso, os alunos ganham a autonomia de aprender a qualquer hora e de qualquer lugar.

Como dissemos, com o aluno como protagonista, os ciclos de aprendizagem são cada vez mais dinâmicos, interativos e guiados de acordo com as suas preferências. Por isso, os docentes devem ficar atentos para apresentar ambientes, conteúdos e experiências que gerem uma imersão, como pesquisas, cases, negócios e aplicações reais na sociedade. Seja presencialmente ou a distância.

Todos estes aspectos e são facilitados pelas metodologias ágeis no ensino ajudam no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes.

Como promover a transformação digital na educação?

Para promover uma transformação digital na educação, é preciso estar atento e investir em tecnologias que auxiliem a classe. Plataformas de ensino a distância ou bibliotecas virtuais podem complementar ou até mesmo servir de base de aprendizagem para o aluno, tornando os momentos de estudo mais flexíveis, ágeis e personalizados.

A transformação digital na educação ainda pode auxiliar na conectividade entre os estudantes, bem como na integração entre alunos e os seus professores. Feedbacks e reavaliações constantes do modo de aprendizado permitem que todo o processo se dê de forma mais satisfatória e que inclua todos os envolvidos.

Uma outra forma de ter uma aprendizagem contínua é tendo em mente que todos podem ensinar alguma habilidade É preciso democratizar a educação para que todas as experiências, por menores que sejam, resultem em conhecimento para toda a classe tanto no âmbito pessoal, como profissional.

Afinal, quais são as competências mais requisitadas pelo mercado de trabalho atualmente? Flexibilidade, comunicação e autocontrole durante os momentos de pressão são algumas das competências buscadas e que podem ser adquiridas e/ou aprimoradas dentro da instituição de ensino.

Assim, entendendo a importância das metodologias ágeis e como promover uma aprendizagem contínua, conectada e colaborativa é possível repensar o modo como os professores e a instituição de ensino superior têm atuado. Tais mudanças devem impactar positivamente a qualidade de ensino e, inclusive, melhorar a atração e retenção de alunos.

Leia tambémComo o relacionamento entre professor e aluno afeta a aprendizagem no ensino superior

Minha Biblioteca como aliada da transformação digital na educação

Plataforma digital com mais de 7 mil títulos, a Minha Biblioteca é uma biblioteca digital que oferece diversas funcionalidades e ajuda o aluno e o professor inseridos no contexto do ensino superior.

Com a facilidade de disponibilizar o conteúdo na palma da mão, a Minha Biblioteca tem diversas vantagens, como:

• Auxílio na elaboração do plano de aula;
  • Vasto material para indicação de leitura e pesquisa para os alunos;
  • Facilidade e praticidade de acesso;
  • Pesquisa por palavra-chave para encontrar e recomendar conteúdos.

Se a sua instituição de ensino ainda não conta com a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar com a transformação digital na educação!