Qual a melhor forma de ler?

Existe uma forma correta de ler? Embora haja orientações em relação à boa iluminação e postura correta, não existem regras para quem quer apreciar uma boa leitura. Mas uma coisa é certa: todo mundo tem suas manias.

Por isso, abaixo você pode conhecer algumas técnicas peculiares, métodos e costumes que 4 profissionais (e leitores!) da Editora Grupo A compartilharam. Confira:

1 – Caroline Mencarini – Assistente Comercial da Artmed Panamericana

qual a melhor forma de ler

Para ela, vale ler em qualquer lugar: “Leio muito mesmo e inclusive no ônibus, porque acho uma perda de tempo ficar ali parada. Até passo alguns livros digitais para o celular, para ser mais prático de carregar. Ouço música instrumental enquanto leio porque não gosto do barulho do ônibus e, assim, parece que tem uma trilha sonora para o meu livro, que completa a leitura. Também gosto de ter os meus próprios livros, porque tenho o costume de marcar a leitura com marca-texto. Gosto muito mesmo de ler, em todo lugar. Cheguei a terminar um livro de 800 páginas em uma semana e, em uma viagem que fiz a Portugal, por exemplo, terminei um livro inteiro só no tempo que passei no avião”.

2 – Marcel Hartmann – Estagiário de Revisão na Bookman

qual a melhor forma de ler

Pelo jeito, ouvir música enquanto se lê é um hábito comum. O Marcel também tem suas dicas: “Para o trabalho, gosto de estar sempre ouvindo música. Já quando leio literatura, gosto do silêncio e de lugares com claridade.” Uma curiosidade sobre o método de leitura do Marcel é que ele adora ler perto de janelas: “Ajuda a abstrair, seja no ônibus, em casa ou em um café. Também sempre sublinho as frases que me marcaram, para depois, quando eu folhear o livro, lembrar.”

3 – Juliana Langaro – Estagiária de Design

qual a melhor forma de ler

A Juliana tem apenas uma exigência: “Primeiro, preciso pesquisar e ter afinidade com o assunto do livro antes da leitura. E tenho que estar muito afim de ler, e apenas isso.” Para ela, ler precisa de tempo e atenção: “Não posso estar pensando em outra coisa e lendo. Se não, preciso parar a leitura e reler tudo de novo. Também não posso estar ocupada, fazendo outras coisas como ouvir música, porque perde o sentido do que estou lendo. Mas se estou mexendo nas ferramentas de design, por exemplo, consigo ouvir música.”

4 – Manoela Bortolini – Gerente de Marketing da Artmed Panamericana

qual a melhor forma de ler

A Manoela é daquelas que precisam de silêncio total para ler e diz que, às vezes, até se estressa: “Tem que ser um lugar calmo, tranquilo, sem nada que me faça dispersar. Não consigo ler com TV, nem música. Tenho que estar em casa sozinha, porque é quando consigo me concentrar. Para estudar, tenho o costume de marcar a leitura, mas em livros de literatura fico com pena de riscar.”

E você, qual seu segredo para uma boa leitura?

Adaptado via Grupo A