Educação a Distância: confira as 5 melhores ferramentas para otimizar o ensino na sua IES

Educação a distância: confira as 5 melhores ferramentas para otimizar o ensino na sua IES

A educação a distância (EAD) é uma realidade consolidada nas instituições de educação superior (IES), mas a sua implementação requer o uso de boas ferramentas, principalmente após a fase de isolamento social provocada pelo novo coronavírus.

Em todo o mundo, as instituições de ensino estão se adaptando para oferecer um ensino a distância cada vez mais completo.

É preciso que as IES invistam em tecnologia para superar os desafios inerentes à educação a distância e, assim, consigam elaborar estratégias eficientes para oferecer serviços educacionais de qualidade.

Neste artigo, confira as principais ferramentas a serem utilizadas no ensino a distância em sua IES.

Plataformas de qualidade: ponto-chave para a educação a distância

Na modalidade EAD, todas as atividades tradicionalmente realizadas em salas de aulas físicas, ou pelo menos a maioria delas, passam a ser executadas em ambientes virtuais.

Além disso, outras ações relacionadas aos estudantes e professores, como o processo de atendimento, passa preferencialmente a ser também realizado de forma online.

Para reduzir erros e custos e possibilitar experiências de qualidade, a IES deve adotar sistemas eficientes e seguros para operacionalização da educação a distância com qualidade.

Quais são os benefícios das plataformas para as IES?

Plataformas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), sistemas de gestão de documentos eletrônicos, ferramentas para aulas ao vivo, entre outros, são recursos que otimizam a oferta do ensino a distância. A seguir, confira mais benefícios:

Matrícula online

Os estudantes não precisam ir até as unidades da IES entregar documentos impressos, pegar ou pagar boletos e levar os comprovantes de pagamentos para iniciar e permanecer nos cursos.

Uma boa plataforma consegue realizar todas essas etapas de forma virtual.

Gestão de documentos e cadernetas

O recebimento e a geração de documentos como comprovantes e atestados passam a ser realizados de forma virtual. Os docentes conseguem acompanhar o desenvolvimento dos estudantes dentro de um sistema e atribuir presenças, faltas, notas e demais observações.

Aplicação de avaliações

Provas e quaisquer outras atividades avaliativas podem ser aplicadas a cada bimestre e/ou no fim do semestre nos ambientes virtuais que os alunos utilizaram ao longo dos meses de estudo.

Gamification

Este elemento educativo é uma estratégia muito utilizada com base nas metodologias ativas de aprendizagem. Jogos virtuais promovem desafios que possibilitam o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Isso torna as aulas mais atraentes e desafiadoras, estimulando a participação.

Fóruns

Esses espaços de discussões virtuais são abertos para que os estudantes consigam interagir, debater sobre os temas abordados nas aulas e trocar experiências.

Podem ser explorados para a realização de trabalhos em equipe, apresentação de pontos de vista sobre temas discutidos nas aulas online, realização de atividades complementares etc.

Acervos virtuais

As bibliotecas virtuais possibilitam que a comunidade acadêmica tenha acesso às obras indicadas nas bibliografias obrigatória e complementar dos cursos a partir de qualquer lugar, através de um dispositivo conectado à internet.

Conheça 5 plataformas que podem otimizar o ensino a distância da sua IES

Apesar da educação a distância estar sendo amplamente utilizada nos últimos anos, existem muitos desafios para sua implementação.

Manter uma comunicação objetiva entre corpo docente e gestão, aplicar provas, fazer com que os alunos interajam, entre outras ações, requer uma boa administração e uso de ferramentas adequadas.

     1. Google Apps for Education

Pacote de ferramentas da empresa Google que conta com ferramentas, como e-mail institucional, Google Drive, Google Sala de Aula, Google Agenda e Google Meet.

Esses recursos podem ser utilizados por docentes, gestores e estudantes, facilitando a comunicação entre aluno e professor e otimizando a administração de todo o processo de ensino a distância.

     2. Moodle

Uma das primeiras plataformas EAD do mercado, o Moodle conta com cerca de 70 mil usuários. Os professores podem disponibilizar conteúdos e atividades, elaborar provas e testes para certificação.

     3. Elore

Plataforma brasileira na qual é possível criar cursos e eventos pagos ou gratuitos. Os gestores conseguem acompanhar o progresso dos estudantes, customizar logos e banners virtuais.

Além disso, possibilita a aplicação de provas com correção automática e certificado para os estudantes no fim do curso.

      4. Zoom

Esta ferramenta de videochamadas possui recursos vantajosos para a educação a distância. É possível gravar as aulas, armazenar automaticamente na Nuvem os vídeos gravados e separar estudantes em grupos para promoção de debates mais inclusivos.

      5. Minha Biblioteca

Biblioteca digital que oferece títulos de mais de 15 editoras e 38 selos editoriais, possibilitando o acesso aos conteúdos obrigatórios e complementares de mais de 400 cursos do ensino superior.

A comunidade acadêmica pode acessar a plataforma a partir de notebook, computador, celular ou tablet com acesso à internet.

 

Bibliotecas digitais: qual a importância dessa ferramenta para a educação a distância?

As bibliotecas físicas, além do alto custo que demandam da IES, requerem que os estudantes se desloquem até as unidades para consulta, empréstimo e devolução dos exemplares.

Contratar uma biblioteca digital reduz os gastos com manutenção, aquisição e atualização de livros e possibilita que toda a comunidade acadêmica tenha acesso às obras requisitadas em seus cursos com poucos cliques, de forma online.

O que diz a lei?

O Ministério da Educação (MEC) exige que as bibliotecas das IES possuam bibliografias básica e complementar definidas nos projetos pedagógicos dos cursos e acompanhe quaisquer alterações feitas nas matrizes curriculares.

Além disso, deve ser definido um Núcleo Docente Estruturante (NDE) para acompanhar as políticas de aquisição e atualização do acervo acadêmico.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma plataforma com amplo acervo de títulos técnicos, acadêmicos e científicos. Estudantes, professores e profissionais podem ter acesso a milhares de obras publicadas por 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais.

Além disso, a consulta pode ser feita de forma ilimitada e simultânea a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

No Brasil, mais de 800 instituições parceiras utilizam a plataforma Minha Biblioteca.

Nosso acervo atende à bibliografia de mais de 400 cursos de graduação. São oferecidos milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em português, divididos em sete catálogos:

Entre em contato conosco

Ter que constantemente atualizar o acervo de uma biblioteca física é um desafio que gera transtornos e gastos para a IES, além de dificultar o desempenho da metodologia de educação a distância.

Entre em contato agora mesmo e saiba como contratar a Minha Biblioteca para a sua instituição.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog: