Plataforma digital de aprendizagem: entenda o que é e como funciona

A plataforma digital de aprendizagem pode oferecer mais autonomia aos estudantes e ainda otimizar o ensino a distância.

A solução é muito importante para as instituições de ensino superior (IES), visto que elas precisam se adequar a um contexto de ensino remoto e avanços tecnológicos no setor educacional.

A seguir, explicaremos o que é uma plataforma digital de aprendizagem e as principais vantagens oferecidas para as IES. Confira!

Avanços tecnológicos na educação: qual é a importância de se adequar às mudanças?

A educação a distância se expande de forma gradativa no Brasil, e as instituições de ensino precisam se adequar a esse avanço. Atualmente, já são mais de 2,9 milhões de alunos em plataformas digitais educacionais, de acordo com o censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Desse total, mais de 2,9 milhões de estudantes fazem parte de alguma plataforma digital de aprendizagem. Há 1,6 milhão de alunos de plataformas EAD e 1,3 milhão de cursos corporativos a distância.

Quais os benefícios do ambiente virtual de aprendizagem nas instituições de ensino superior?

O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) pode proporcionar às IES facilidades, tanto para a gestão, quanto para os professores e alunos, isso porque apresentam a flexibilidade de levar ensino de qualidade para qualquer lugar. Dessa maneira, os alunos podem assistir as aulas quando e onde for mais conveniente.

Outro aspecto a ser destacado é a possibilidade de aumentar o engajamento dos estudantes com a utilização de recursos digitais, a exemplo de fóruns e chats. Também é possível fazer videoconferências. Dessa forma, você torna a experiência do aluno mais personalizada e até criar jornadas de aprendizagem.

A plataforma ainda simplifica os processos de hospedagem do conteúdo. A distribuição de vídeos pode ser feita de um jeito mais simples e acessível, para que você possa focar no material. A estrutura oferecida também permite a otimização de custos, o armazenamento de arquivos e a geração de relatórios.

Plataforma digital de aprendizagem: o que é e como funciona?

A plataforma digital de aprendizagem se insere nesse contexto de avanço tecnológico do ensino a distância com a vantagem de oferecer recursos audiovisuais aos estudantes. Desse modo, se mostram ferramentas aliadas para chegar até os alunos e contribuir para o ensino.

A seguir, confira como funcionam os dois tipos de plataforma disponíveis.

Plataforma VOD

A plataforma do tipo Vídeo sob Demanda (VOD) permite que o usuário escolha a opção de conteúdo que pretende assistir. Essa característica pode ser importante para que os alunos tenham mais autonomia na hora de visualizar as matérias. Assim, o VOD tem conquistado o público e já registrou um aumento de 15% a 20% de uso nos Estados Unidos.

Learning Management System (LMS)

Outra modalidade de plataforma é o Learning Management System (LMS), que oferece uma metodologia pedagógica destinada a estimular positivamente a aprendizagem virtual. Ao usar um LMS, você pode ter mais controle sobre as atividades e aprimorar o planejamento. Desse modo, o resultado é um sistema de ensino mais inovador e dinâmico.

As plataformas digitais: benefícios para toda a comunidade acadêmica

Além desses benefícios que citamos, a plataforma digital de aprendizagem pode ser considerada uma ferramenta vantajosa para professores e demais usuários das instituições de ensino. Entenda.

Capacitação e treinamento

É possível usar os recursos da aprendizagem virtual, tanto para a capacitação, quanto para o treinamento de discentes e colaboradores. Com isso, os polos educacionais conseguem dispor de cursos para complementar a qualificação do quadro de profissionais. As aulas ainda podem ficar gravadas para serem vistas quando for mais conveniente.

Onboarding

O processo de onboarding também pode ser otimizado com a utilização de uma plataforma digital em razão dos procedimentos de integração de professores e funcionários serem adequados às necessidades de cada integrante da equipe. Portanto, também aumentam as chances dos colaboradores se adaptarem e engajamento.

 

Ferramentas de aprendizagem: como a biblioteca digital auxilia as IES?

A biblioteca digital é uma excelente ferramenta para quem busca aprimorar o ensino da instituição, uma vez que conta com um amplo acervo de ebooks acessível através de qualquer dispositivo conectado à internet.

Agora que você já sabe como uma plataforma digital de aprendizagem pode ajudar a sua IES, confira alguns dos benefícios da Minha Biblioteca.

Lista de recomendações

Os professores conseguem ampliar a relação de recomendações de leituras que fazem aos alunos. Afinal, o catálogo oferecido pelas bibliotecas digitais dispõe de milhares de títulos de autores renomados, que podem auxiliar os estudantes no aprendizado das matérias dos cursos em várias áreas do conhecimento.

Planejamento das aulas

As bibliotecas digitais tornam a elaboração do plano de aula mais fácil, já que você consegue localizar as obras com mais facilidade. Com isso, os professores conseguem economizar tempo e ter uma espécie de roteiro do conteúdo que será apresentado aos estudantes.

Ampliação da bibliografia

A biblioteca digital também possibilita a ampliação das bibliografias básica e complementar exigidas pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, a qualidade e a diversidade do acervo ficam acessíveis para apoiar o aprendizado dos alunos.

Atualização do catálogo

Também podemos destacar a possibilidade de atualização constante do catálogo de livros digitais. Dessa forma, as edições mais recentes dos títulos podem ser oferecidas de maneira mais rápida aos alunos, que terão acesso a materiais revisados de uma fonte confiável. 

Conheça a Minha Biblioteca: a maior plataforma de conteúdo acadêmico do Brasil 

A Minha Biblioteca é uma plataforma de livros digitais com um amplo acervo de títulos técnicos, acadêmicos e científicos. Estudantes, professores e profissionais podem ter acesso a milhares de obras de mais de 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais.

Além disso, a consulta pode ser feita de forma ilimitada e simultânea a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. 

No Brasil, já são mais de 800 instituições parceiras que utilizam a plataforma Minha Biblioteca.  

O nosso acervo atende a bibliografia de mais de 400 cursos de graduação. São oferecidos milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em português, divididos em sete catálogos:

  • Medicina
  • Saúde
  • Exatas
  • Jurídica
  • Sociais Aplicadas
  • Pedagógica
  • Letras & Artes  

Entre em contato conosco

Se você quer saber mais sobre o catálogo e benefícios da Minha Biblioteca para sua IES, entre em contato conosco.

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog