6 ferramentas digitais que todo bibliotecário deve conhecer

Atualmente, tudo o que o bibliotecário faz pode ser otimizado com a utilização de plataformas digitais que descomplicam a rotina do profissional. As ferramentas tecnológicas podem apresentar vantagens como um acervo diverso e contar com recursos que facilitam a busca por informações mais relevantes.

Os bibliotecários podem utilizar plataformas digitais que têm uma tecnologia capaz de facilitar a busca por determinados livros, otimizando seu tempo de trabalho, além de ser uma forma eficiente de organizar seu acervo.

Neste artigo, explicamos de que maneira as ferramentas digitais auxiliam o bibliotecário e separamos uma lista com as principais plataformas que todo profissional do ramo precisa conhecer. Confira!

Como as ferramentas digitais podem ajudar no trabalho do bibliotecário?

Hoje, o profissional que trabalha em bibliotecas precisa lidar com diferentes desafios ligados ao uso de ferramentas tecnológicas. Em vez de usar um extenso acervo físico, os bibliotecários necessitam ter conhecimento para entender os recursos digitais e auxiliar professores e alunos nessa nova experiência.

As plataformas de bibliotecas digitais fazem parte do contexto de uma sociedade mais moderna e conectada. Assim, o profissional atualizado com as tendências deve saber navegar por diferentes dispositivos além do livro tradicional e obter um amplo conhecimento em diversas fontes de informação.

Por que investir em ferramentas digitais no trabalho do bibliotecário?

Para promover a modernização e, consequentemente, facilitar o trabalho do bibliotecário, é necessário investir em plataformas digitais que oferecem funcionalidades para auxiliar na organização dos livros e informações bibliográficas, além de receber os materiais e equipamentos da biblioteca de forma eficiente.

As plataformas digitais para bibliotecários são feitas exclusivamente para evitar erros na hora do trabalho e otimizar o tempo, pois, através delas, o profissional tem a oportunidade de automatizar os processos.

Conheça as ferramentas digitais que consideramos relevantes para o bibliotecário.

6 plataformas essenciais para agilizar o trabalho do bibliotecário

As plataformas de bibliotecas digitais contribuem com o dia a dia do bibliotecário ao disponibilizar um acervo diversificado e com recursos que facilitam a pesquisa de informações acadêmicas. Veja a seguir as duas principais plataformas para o trabalho dos bibliotecários!

Mettzer

Mettzer é a plataforma ideal para desenvolver trabalhos e pesquisas acadêmicas. Com ela, você não precisa se preocupar com as normas da ABNT, pois ela formatará automaticamente e o trabalho da biblioteconomia será muito facilitado.

SophiA

SophiA é um software de gestão escolar que torna a administração das escolas mais fácil. Com ele você tem controle financeiro da instituição e ainda diminui o volume de atendimentos da escola, uma vez que o software possui integração com o WhatsApp web. Além disso, com ele você pode acompanhar o desempenho acadêmico de cada aluno, tendo controle também aos acessos realizados por eles.

Openbiblio

Openbiblio é um sistema de automação de gerenciamento de bibliotecas que proporciona uma descomplicada administração do trabalho do bibliotecário, incluindo administração, realização de relatórios, cadastro e circulação.

WebDewey

WebDewey é uma forma mais simplificada para utilizar o Sistema de Classificação Decimal Dewey (DDC); ou seja, é uma ferramenta de catalogação. Através dela, é possível eliminar tarefas repetitivas por meio dos seus recursos automatizados e da navegação por teclado.

Pergamum

Pergamum é um sistema de gerenciamento de bibliotecas. Com ele, é possível gerenciar acervos das instituições de ensino, museus, órgãos públicos, empresas etc. A ferramenta possibilita a catalogação, controle de usuários, emissão de relatórios, consultas online e o controle de circulação dos materiais.

Minha Biblioteca

Minha Biblioteca oferece as melhores soluções digitais de e-books para estudantes e instituições de ensino superior. O vasto acervo de livros técnicos e científicos atende à bibliografia de mais de 250 cursos de graduação.

Além disso, a plataforma possui um processo de atualização mensal e também oferece o MARC21, que é um formato para catalogação legível por computador.

A Minha Biblioteca conta com títulos de mais de 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais. As obras disponíveis no acervo da Minha Biblioteca são divididas em sete catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Sociais Aplicadas, Jurídica, Pedagógica e Artes & Letras.

Bibliotecas digitais: conheça os benefícios da Minha Biblioteca

Agora que você já conhece as principais plataformas digitais que auxiliam bibliotecários, conheça quais são os diferenciais oferecidos pela Minha Biblioteca. 

Acesso intuitivo

A plataforma da Minha Biblioteca proporciona aos usuários um acesso muito simples e intuitivo. Os alunos podem visualizar os livros em poucos passos e utilizar recursos como realces e anotações nos textos, com opção de compartilhamento. A ferramenta também possibilita o uso de marcadores de páginas e leitura em voz alta.

O acervo disponível ainda apresenta a possibilidade de busca dinâmica, por ISBN, título ou autor. Os títulos da Minha Biblioteca também podem ser acessados de vários dispositivos, a exemplo de smartphones, computadores e tablets.

Clientes reconhecidos

A qualidade do serviço oferecido pela Minha Biblioteca já foi atestada por várias instituições de renome do país. Entre os clientes que usam a plataforma estão ESPM, Universidade Anhembi Morumbi, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Universidade de Brasília (UnB), Mackenzie, PUC Minas, PUC SP, Unip e Anhanguera.

Conteúdo diverso

A diversidade do conteúdo é outro diferencial da plataforma digital Minha Biblioteca, que é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva. São mais de 20 selos editoriais e milhares de títulos de diversos campos do conhecimento.

Sem fila de espera

A plataforma Minha Biblioteca também facilita a rotina dos estudantes porque não há fila de espera para acesso às obras nem limite de usuários para uso por empresas e instituições de ensino. O usuário pode realizar acessos simultâneos e ter à disposição conteúdos de várias áreas sempre que precisar.

Acesso offline

Outra vantagem da Minha Biblioteca (que pode ser aproveitada conforme o tipo de contrato) é a possibilidade de acesso offline. A facilidade é promovida por meio do aplicativo Bookshelf, que está disponível para Android, iOS e Windows. Nessa modalidade, os usuários também podem ter acesso a recursos, como realces e anotações.

Entre em contato conosco e transforme a sua rotina 

No Brasil, há mais de 2,4 mil instituições de ensino superior, entre elas, mais de 800 são clientes da Minha Biblioteca. Além disso, a ferramenta pode ser usada por pessoas físicas, como estudantes universitários e profissionais do mercado, com a possibilidade de assinatura de catálogos de acordo com a área do conhecimento.

Você também pode se beneficiar com os diversos recursos da Minha Biblioteca e facilitar o seu trabalho. Entre em contato conosco para encontrar a solução mais adequada para a sua rotina profissional.

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog:  

Conheça a Minha Biblioteca

Criada para oferecer acesso rápido e fácil aos principais e-books recomendados nas disciplinas acadêmicas, a Minha Biblioteca é uma plataforma digital com catálogos segmentados em várias áreas de conhecimento.

Oferecendo diversas vantagens para as instituições de ensino superior, como redução do espaço para o acervo físico e ampliação do acesso aos livros a todos os usuários por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, a Minha Biblioteca contribui para a inovação tecnológica na educação superior.