educação personalizada

O que é educação personalizada e como implantar nas IES?

A educação personalizada vem ganhando cada vez mais espaço e importância para as instituições de ensino superior, ainda mais no atual contexto imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Afinal, trata-se de um método que otimiza o ensino, garante maior engajamento por parte dos alunos e ainda facilita o processo de aprendizado, já que o aluno estuda em seu próprio ritmo e de acordo com a sua evolução na matéria.

Para os gestores educacionais, entender o que é a educação personalizada é fundamental para o futuro da área e saber como a tecnologia pode ser ainda mais aliada neste cenário.

Leia também: Aprendizagem ativa no ensino superior: 5 recursos para aplicar no EAD

A educação personalizada e as plataformas adaptativas

Através da tecnologia a educação personalizada utiliza diversos recursos para atender os alunos em seus diferentes ritmos e formas de construção do conhecimento.

Para que a educação personalizada seja implantada com eficiência nas instituições de ensino, é preciso que haja um forte investimento em plataformas adaptativas.

São estas ferramentas que permitem que as capacidades individuais dos alunos sejam melhor exploradas, pois respondem em tempo real às necessidades e ao ritmo de cada aluno.

Afinal, tais soluções oferecem sugestões individuais para os estudantes, de acordo com o tempo que o aluno utilizou para fazer as atividades propostas e o respectivo desempenho em cada tarefa.

Ferramentas que auxiliam a educação personalizada

Além das plataformas adaptativas, as instituições de ensino têm à disposição outras ferramentas que ajudam na implementação da educação personalizada. Entre elas:

Inteligência artificial: a análise dos dados permite a individualização do processo educacional de cada aluno.

Tecnologias imersivas: as realidades virtual e aumentada aproximam o aluno do objeto de estudo, prendem a atenção e tornam as aulas mais interessantes.

Ambiente virtual de aprendizagem: principal ferramenta que auxilia a instituição de ensino. É por meio do ambiente virtual de aprendizagem que a educação personalizada acontece. Afinal, são os dados gerados após a realização das tarefas que permitem traçar as metas individuais de cada estudante.

Gamificação: o estímulo aos alunos por meio de recompensas após a realização de uma atividade com micro certificações ajuda a aumentar o engajamento dos estudantes.

Aprendizado ao longo da vida: engana-se quem pensa que o fim da graduação significa o término dos estudos. Para uma carreira de sucesso, é preciso estar atento às modificações e constantemente atualizado em relação às tendências.

A educação personalizada deve ser entendida como algo que não deve ser padronizado, pelo contrário. A ideia é promover o desenvolvimento dos alunos de forma individual para que o conteúdo satisfaça a necessidade e o interesse de cada um.

Saiba mais: Como projetos integradores podem melhorar a educação a distância nas IES

Como implementar na prática a educação personalizada na instituição de ensino?

Para que a educação personalizada saia do papel e seja colocada em prática no dia a dia, os gestores das instituições de ensino precisam tomar algumas atitudes. São elas:

Engajar os professores: para que o método dê resultados, o primeiro passo é preparar os docentes. Os professores precisam estar engajados com o tema para que a equipe docente entenda que as pessoas não são iguais e têm ritmos diferentes.

Competências dos alunos: antes de implementar a educação personalizada, é necessário mapear e entender quais são as habilidades e competências que os alunos já têm, bem como aquelas que precisam ser desenvolvidas.

Tecnologias: a instituição de ensino precisa buscar tecnologias como os ambientes virtuais de aprendizagem e bibliotecas digitais para que a proposta de aplicar diferentes avaliações e entregar conteúdos customizados seja possível.