ensino a distância / tecnologias educacionais

Como promover o ensino a distância com o auxílio de tecnologias educacionais

O isolamento social provocado pelo coronavírus fez com que as instituições de ensino adotassem de maneira rápida tecnologias educacionais como o ensino a distância para dar continuidade ao aprendizado dos seus alunos.

Para se ter uma ideia, em 2018, pela primeira vez o número de vagas disponibilizadas para o ensino superior a distância superou as vagas para cursos presenciais. 

No entanto, mesmo com essa alta demanda, ainda existem cerca de 6,3 milhões de estudantes no ensino superior presencial, segundo a pesquisa Censo da Educação Superior.

E, por conta da pandemia da COVID-19, segundo portaria publicada pelo MEC, em 18 de março, as instituições de ensino superior foram autorizadas a adotar o ensino a distância para os alunos que estão matriculados na modalidade presencial.

Além disso, de acordo com uma segunda portaria, também foi autorizada a flexibilização do EAD para estudantes de medicina do primeiro ao quarto ano para aulas teórico-cognitivas.

Diante deste cenário, a implementação do ensino a distância além de outras tecnologias educacionais, como plataforma de livros digitais a partir de catálogos segmentados, por exemplo, se tornou emergencial para IES de todo o Brasil.

Por isso, preparamos esse conteúdo com boas práticas para promover o EAD em sua IES. Confira!

Saiba como promover o ensino a distância com o auxílio de tecnologias educacionais

Metodologias ativas

Para melhorar todo o processo educativo, as metodologias ativas foram desenvolvidas com o intuito de fomentar a autonomia, bem como estimular a interação e participação dos alunos de maneira integral.

No entanto, também é preciso que essas participações dos estudantes sejam de qualidade. Para isso e até para manter a motivação dos alunos em tempos de coronavírus, a aplicação desse conceito de aprendizado em ambientes digitais pode auxiliá-los a se manterem engajados e com eficiência no aprendizado.

Assim, a utilização de video based learning, fórum invertido e gamificação são fundamentais para estimular os estudantes a se empenharem no aprendizado em tempos de isolamento social.

Leia mais: Saiba como trabalhar a retenção de alunos no ensino a distância

Aprendizagem virtual

As tecnologias educacionais também proporcionam ao ensino a distância a possibilidade de promover a aprendizagem virtual.

A partir desse método, uma instituição de ensino superior pode, por exemplo, utilizar animações com infográficos, textos, cenários, para explicação de conceitos por meio de storytelling ou até outras maneiras de narrativas textuais e visuais para a explanação completa do conteúdo.

Leia mais: Livros digitais: como eles otimizam a aprendizagem no ensino superior

Ensino remoto

Neste momento, um dos grandes desafios no ensino a distância para IES não é nem tanto sobre a adoção de plataformas, mas sim na adaptação de conteúdo, dinâmicas de sala, provas, trabalhos e avaliações, além de todo treinamento de preparação do corpo docente para essa nova realidade.

Como realizar tudo isso de maneira emergencial com o mínimo ou sem impactar a qualidade do ensino da instituição

Para isso, é preciso que as IES ofereçam treinamentos e workshops de ambientação digital para seus professores e outros profissionais envolvidos no ensino a distância.

Ainda assim, também é fundamental que a equipe de TI e o suporte das plataformas contratadas estejam integralmente disponíveis para auxiliar os colaboradores com todo o suporte necessário para a realização eficiente dessas atividades remotas.

O ideal é que as instituições de ensino superior estabeleçam um padrão de todos os processos, como aulas, dinâmicas, entregas de trabalho, realização de provas e capacitem seus profissionais para adotarem esse modelo em todas as disciplinas.

Além dos profissionais, também é necessário realizar uma adaptação dos alunos, para que eles entendam a nova dinâmica de ensino e possam realizar todas as atividades de acordo com o novo padrão estabelecido.

Não menos importante, as IES precisam, principalmente no início do novo modelo, criar canais de feedbacks para que ajustes possam ser realizados. Afinal, é normal que alguns ajustes precisem ser feitos no começo desta nova realidade de ensino. 

Leia mais: Como fazer o planejamento de aula para o ensino superior a distância

Plataforma de livros digitais

Uma outra possibilidade de auxílio do ensino a distância é a contratação de uma plataforma de livros digitais, que pode ser realizada a partir de catálogos segmentados, de acordo com os cursos e suas disciplinas.

Essa ferramenta também faz parte das tecnologias educacionais e oferece a possibilidade dos alunos terem acesso aos principais livros de suas matérias, bem como a todo o material de apoio necessário.

Leia mais: Entenda o papel das bibliotecas digitais no ensino e na aprendizagem

Conheça a Minha Biblioteca

As plataformas de livros digitais já tomaram conta do cotidiano dos brasileiros. No entanto, neste período de coronavírus e isolamento social, em que as instituições de ensino superior implementaram o EAD, os ebooks se tornaram fundamentais para os estudantes.

Nesse sentido, a Minha Biblioteca oferece diversos catálogos digitais segmentados com milhares de obras técnicas e acadêmicas de diversos campos do conhecimento, como saúde, ciências exatas e jurídico, para instituições de ensino superior.

A plataforma disponibiliza uma série de recursos que facilitam a busca por obras e otimizam a leitura, como pesquisa por palavra-chave, realce de cor, anotações e compartilhamento de texto.

Todos esses recursos da Minha Biblioteca fazem parte de tecnologias educacionais que auxiliam a promoção do ensino a distância e atendem aos critérios exigidos pelo MEC.

Para auxiliar as IES, em abril, realizamos uma palestra online com Veronica Rodriguez, bibliotecária da Minha Biblioteca, sobre como as instituições de ensino superior usam a plataforma para promover o ensino a distância. Clique aqui e confira!

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha a melhor plataforma de livros digitais para sua instituição de ensino superior!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Leave a comment

14 − 7 =