criar novas ideias

Confira 10 formas de organizar o tempo para pensar

Apesar da quantidade enorme de informações, ideias e referências disponíveis sendo compartilhadas diariamente, muitas pessoas têm tido dificuldade para acompanhá-las. O motivo não é o acesso à internet, e sim a falta de tempo.

Se conciliar agenda profissional, pessoal e familiar já é complicado, encontrar aquele tempo precioso para ver todas as notícias, filtrar o que é interessante e se aprofundar em um assunto certamente é uma tarefa ainda mais rara. Por isso, o autor Paul B. Brown pesquisou entre empresários e outros profissionais sobre o tema e descobriu que todos têm procurado meios para criar mais tempo livre. Segundo ele, embora as pessoas não se conheçam, as soluções são muito parecidas.

Mas quem está em busca de espaços em branco durante a rotina pode conferir algumas dicas dos pesquisados por Brown, adaptando e testando aquelas que melhor se encaixam no seu dia a dia:

1. Aproveite o café da manhã

Além de ser a refeição mais importante do dia, aproveite o tempo para apreciar o café sem distrações. Um dos pesquisados por Brown, por exemplo, relatou acordar às 5h, comprar um jornal (que ele nem lê) e ir até um café, onde permanece apenas para observar o espaço, sem checar os emails ou outras tarefas. Ele dedica esta hora para observar, pensar, e nada mais.

2. Priorize

Os pesquisados por Brown relataram que hoje, ao contrário de checar e-mails primeiro, refletem sobre as tarefas e problemas mais importantes ao acordarem, muitas vezes antes até de tomar o café da manhã.

3. Simplifique

Para simplificar é preciso criar o hábito de se organizar. Habitue-se a usar a agenda e preparar-se para as tarefas do dia seguinte, reunindo informações e materiais necessários antes de encerrar seu dia e desligar o computador. Assim você evita o estresse, que diminui a sua capacidade de pensar.

4. Saia para almoçar

Permanecer no ambiente de trabalho pode não ser a melhor solução para ganhar tempo. Ao invés de almoçar rápido, sem sair da mesa de trabalho e tentando riscar tarefas da lista, afastar-se do escritório por algum tempo pode lhe fazer bem. Aproveite para comer, conversar sobre outros assuntos ou distrair-se de alguma forma, para então retornar ao trabalho.

5. Relaxe e faça pausas

É importante fazer pausas entre longos períodos de trabalho ou uma tarefa e outra. Entretanto, você precisa relaxar de verdade, sem levar consigo problemas e pendências junto. Dentro do possível, finalize assuntos importantes e pequenas pendências que ficaram para trás. Desta forma será muito mais fácil relaxar durante um intervalo.

7. Agende os pensamentos

Segundo Brown, alguns dos pesquisados afirmaram que “agendam” períodos de 15 minutos ao longo do dia exclusivamente para pensar. Pode até soar estranho, mas muitos confirmaram que isso ajuda.

8. Mude sua rotina

Algumas boas ideias surgem quando mudamos pequenas coisas em nossa rotina, como ir a um restaurante diferente, fazer outro percurso para ir ao trabalho ou ainda aproveitar os finais de semana para dedicar-se à novos hábitos.

9. Desligue-se

Ter a possibilidade de ser encontrado com facilidade também pode ser um problema, já que assim você pode ser interrompido a qualquer momento. Por isso, celulares devem ser desligados de vez em quando. Evite também o excesso de notificações que os smartphones enviam, assim você não se distrai com tanta facilidade e pode usufruir de momentos de silêncio com mais facilidade.

10. Valorize a simplicidade

A tecnologia tem suas vantagens e deve ser aproveitada. Mas ela não pode torná-lo dependente e roubar sua atenção e tempo. Se o equilíbrio é o caminho, valorize também os momentos simples, os programas em família, passeios em parques e períodos “offline”. Aproveite suas férias, finais de semana e organize-se para isso.

Gostou das dicas? Teste nos próximos dias o que funciona para você e nos conte. 🙂

Adaptado via Revista Pense Empregos