Perfil do Aluno EAD: faça um plano de ensino assertivo

Perfil do aluno EAD: confira o que um plano de ensino precisa ter

A oferta de cursos a distância tem crescido muito no mundo todo. O Censo da Educação Superior 2019 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revela que, em 2019, 63,2% das vagas ofertadas foram da modalidade a distância.

O perfil do aluno EAD tem algumas características diferentes em relação ao estudante do modelo tradicional. As instituições de educação superior (IES) devem desenvolver estratégias para elaborar planos de ensino com base nas necessidades e expectativas desse público. 

Neste artigo, conheça o perfil do aluno EAD e entenda como se preparar para oferecer cursos para atendê-lo.

Qual é o perfil do aluno EAD no Brasil?

O Censo EAD.BR 2019-2020, divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), fez uso dos dados de autodeclaração informados pelos estudantes dos cursos a distância e presenciais de nível superior para entender o perfil do aluno EAD dessa nova realidade.

A pesquisa foi realizada com base em um questionário na ferramenta Google Forms, e os resultados foram analisados por membros da ABED. No total, 208 gestores responderam, além das IES.

Gênero

O perfil do aluno EAD indica que, em todas as regiões brasileiras, a maior parte dos estudantes são mulheres: 55,84% do corpo discente da rede privada EAD é composto do público feminino. Esse dado indica que as mulheres, por muitas vezes terem jornadas duplas e triplas de trabalho, acabam buscando o ensino EAD.

Etnia

Considerando a autodeclaração étnica, menos de 50% do total de pessoas matriculadas em IES são negras. Além disso, a porcentagem de indígenas não chega nem a 1%.

Ao mudar o foco para as IES das regiões Nordeste e Centro-Oeste, a maioria dos estudantes são negros e a porcentagem de alunos indígenas chega a 5%. Na região Sudeste, a quantidade de negros, indígenas e brancos é igualada.

No entanto, em nível nacional, a maioria dos estudantes brasileiros ainda é formada por alunos brancos. 

Classe social

93,5% dos alunos dos cursos EAD da rede privada fazem parte das classes C, D e E. Isso revela que o ensino a distância tem dado espaço para que pessoas que antes não tinham acesso à educação formal consigam alcançar a formação de nível superior.

Quais são os desafios do aluno EAD hoje?

A modalidade tem suas vantagens em relação ao modelo presencial tradicional, mas também conta com desafios que devem ser enfrentados pelos estudantes.

Pouco tempo na rotina

O estudante precisa fazer um bom planejamento para encaixar os estudos em sua rotina, de forma a conferir as aulas e realizar as atividades avaliativas sem perder os prazos. 

Embora seja um desafio, o EAD possibilita que o aluno gerencie o seu tempo para acompanhar o curso, o que seria inviável no modo presencial pela necessidade da ida do estudante até a unidade de aula.

Mora distante da IES

Cada vez mais as IES estão realizando os processos administrativos e de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais seguros e eficientes. Dessa forma, o estudante precisa se deslocar cada vez menos até as unidades.

Não pode investir em uma pós presencial

Geralmente, o valor dos cursos presenciais pode ser mais elevado que o de cursos EAD. Por isso, os estudantes que querem fazer uma pós-graduação na modalidade tradicional podem sentir dificuldades para arcar com os custos.

Quais são os desafios dos cursos EAD?

Alunos e professores enfrentam desafios nesse formato de ensino; entretanto, eles podem ser vencidos com algumas estratégias.

Participação do aluno em fóruns de discussões

Em casa, no trabalho ou de onde quer que o aluno assista as aulas e realize as atividades do curso EAD, os professores têm muito menos possibilidades de ações contra fatores que causem distração.

Mas é possível garantir a participação produtiva e engajamento dos alunos por meio de planos de aulas dinâmicos e atraentes com uso de tecnologias educativas eficientes.

Dificuldade de associar aulas mais práticas e menos focadas em texto e vídeo

Os professores devem considerar o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), redes sociais, fóruns de discussão e outros recursos.

Dessa forma, é possível que os estudantes promovam e participem de debates, criem novas soluções e realizem atividades para além de ler textos e ver vídeos.

Professores preparados para o formato digital

O formato digital e o uso de novas tecnologias já anunciavam há anos a tendência do EAD. Agora, mais do que nunca, os professores precisam conhecer ferramentas educacionais, contar com recursos como computador, smartphone, tablet e/ou notebook para criar aulas dinâmicas que otimizem o processo de ensino-aprendizagem.

O que observar no momento de montar um plano de ensino EAD?

Desenvolver um plano de ensino EAD vai muito além de simplesmente utilizar o que já foi pensado para o modo presencial.

É preciso considerar as tecnologias, as competências e as habilidades que os estudantes precisam desenvolver e o uso de metodologias assertivas para criar uma nova experiência de aprendizagem.

Tema e objetivos

De acordo com o curso, com as políticas da IES e necessidades dos alunos, com as ferramentas disponíveis e competências a serem desenvolvidas, defina o tema e os objetivos da aula.

Dessa forma é possível acompanhar o que está sendo alcançado e fazer os devidos ajustes sempre que necessário.

Recursos

Faça um levantamento de todos os materiais que precisam ser organizados ou até mesmo produzidos para otimizar o processo de aprendizagem dos estudantes.

Você deve pensar nos recursos pré-aula, durante a aula online e nas atividades avaliativas que ocorrem durante e pós-aula.

Vídeos, eBooks, infográficos, áudios, músicas, quizzes, apresentações e mapas mentais são exemplos de materiais que podem ser utilizados.

Avaliação

Além do conhecimento que o estudante deve desenvolver, é preciso acompanhar o engajamento, a frequência, a capacidade de argumentação e a utilização das tecnologias e também da linguagem.

Por isso, você pode utilizar a metodologia de sala de aula invertida, onde o foco da aula são os debates entre os estudantes para defesa de suas análises sobre determinados temas.

Além disso, podem ser criadas enquetes e quizzes em aplicativos virtuais para que os estudantes respondam, o que pode ser feito durante as aulas online.

Metodologia

No modelo EAD, o estudante deve ser considerado o protagonista, e as metodologias devem ser escolhidas de modo a favorecer o seu aprendizado.

Uma ou mais metodologias podem compor cada aula, desde que o estudante seja estimulado a pesquisar sobre os temas, participar, expor seu ponto de vista, defender seus argumentos, aprender e saber apresentar o que e como aprendeu.

Conteúdos

O conjunto de habilidades, atitudes, valores e conhecimentos que os professores devem apresentar aos estudantes e mediar o aprendizado deve ser escolhido com foco em alcançar os objetivos previamente determinados.

Quais são as próximas tendências para cursos EAD?

Desde o Decreto nº 9.057/2017, o Poder Público vem adotando medidas para um crescimento cada vez maior do ensino a distância.

Os grupos educacionais estão investindo cada vez mais na oferta de cursos a distância que atendam às necessidades do perfil do aluno EAD, com uso de plataformas virtuais educacionais.

As diretrizes nacionais intensificam o projeto de tornar a educação superior cada vez mais acessível para diversos públicos que ficavam excluídos.

As IES devem oferecer cursos atualizados, preparar os docentes, fazer uso de sistemas de gestão de documentos eletrônicos, contratar bibliotecas digitais e garantir um processo de ensino-aprendizagem eficiente.

Conhecer o perfil do aluno EAD, entender as suas necessidades e saber preparar um plano de aula EAD faz parte dos esforços para que a IES ofereça cursos de qualidade e se destaque no mercado educacional.

Conheça a Minha Biblioteca

Com milhares de títulos acadêmicos, a Minha Biblioteca oferece diversos benefícios para alunos, professores e instituições de ensino.

Enquanto os estudantes têm acesso a todo o acervo digital da plataforma para consultar na hora que desejarem, o professor pode elaborar um plano de aula sem se preocupar com a disponibilidade dos exemplares na biblioteca física.

Já a instituição de ensino ganha com a redução de custos com manutenção, atualização e aquisição do acervo físico e ainda conta com o reconhecimento do material diante do Ministério da Educação (MEC).

Se a sua instituição de ensino ainda não tem Minha Biblioteca, entre em contato conosco e descubra as facilidades da maior plataforma de ebooks do mercado.

Confira 3 artigos que selecionamos para ajudar a promover a otimização da sua IES: