educação a distância

Conheça as principais diferenças entre educação a distância e ensino remoto emergencial

A pandemia do coronavírus provocou uma corrida sem precedentes das instituições de ensino superior para adotar um modelo remoto de aulas. Entretanto, muitos alunos, professores e até reitores se perguntam qual a diferença entre a educação a distância na graduação e a implementação do ensino remoto emergencial.

Afinal, com a necessidade de isolamento social, as aulas presenciais nos cursos acadêmicos foram suspensas até o fim de 2020 pelo Ministério da Educação. Dessa forma, muitas instituições que ainda não contavam com a modalidade EAD, ou o ensino híbrido, se viram obrigadas a migrar rapidamente para o digital.

O que aconteceu com isso? Ocorreu a adoção de tecnologias educacionais sem a realização de um planejamento pedagógico completo, apenas adaptando o conteúdo, antes veiculado em sala de aula, para o ambiente online.

Então, este é o modelo de educação a distância ou ensino remoto? Trata-se de uma ida emergencial para as aulas remotas, o que não significa o EAD na sua essência. Neste texto, vamos apresentar os detalhes e nuances que diferenciam as duas opções usadas pelas instituições de ensino superior.

Leia também: Como promover a educação do futuro nas IES: veja 7 dicas

Ensino remoto na pandemia

Embora muitos gestores educacionais, reitores, professores e estudantes falem em educação a distância, o que vemos durante a pandemia do coronavírus é uma leve semelhança com o EAD. Isso porque é um ensino remoto praticado com o uso de tecnologias, mas com os mesmos padrões e princípios do modelo tradicional.

Como muitas instituições de ensino superior ainda não estavam preparadas para colocar a educação a distância em prática a pleno vapor, houve essa lacuna. Assim, os ambientes virtuais de aprendizagem se tornaram formas de hospedar aulas, vídeos e materiais, sem aproveitar todo o seu potencial.

Muitos professores também não estavam prontos para lecionar neste formato, adaptar as aulas, dinâmicas e avaliações e manter os estudantes interessados e engajados.

Tal mudança de processos e posturas demandou um apoio técnico e orientações das instituições para facilitar a adequação à nova rotina e garantir a confiança necessária para o docente atuar.

Ou seja, o ensino remoto aplicado durante a quarentena não foi exatamente o que se espera da educação a distância. Até porque esta conta com o auxílio de tutores a qualquer momento, atividades síncronas (em tempo real) e assíncronas (gravadas), uso de diferentes recursos audiovisuais, entre outros.

Vale lembrar que, para ajudar professores, alunos e instituições neste processo de adequação à educação a distância e ao melhor uso de tecnologias para o ensino, a Minha Biblioteca desenvolveu uma série de conteúdos no nosso blog. Se quiser conferir, basta acessá-los abaixo:

Logo, com nossos materiais ao seu auxílio, ainda dá tempo de melhorar o ensino remoto e adequá-lo às práticas ideais da educação a distância. Para saber o que está faltando na sua instituição, vamos ver as distinções dos dois modelos na prática.

4 diferenças básicas entre educação a distância e ensino remoto emergencial

Confira as diferenças entre os dois modelos no conceito, aprendizagem, avaliação e papel do professor!

Conceito:

O ensino remoto emergencial foi autorizado em caráter temporário pelo MEC para cumprir o cronograma presencial com as aulas online. Já a EAD é um modelo realizado de forma planejada com parte ou totalidade do curso ministrado a distância, com apoio de tutores, recursos audiovisuais e tecnologias.

Aprendizagem:

No ensino remoto emergencial, as aulas normalmente são ao vivo com professores e estudantes online no mesmo dia e horário das aulas presenciais, sendo muitas vezes por meio de plataformas de videoconferência ou aplicativos ao invés de ambientes de aprendizagem.

Na EAD, por sua vez, existem aulas ao vivo e gravadas, proporcionando flexibilidade e possibilidade de cada um aprender no seu tempo, ritmo e horário de conveniência. Além disso, as instituições usam ambientes de aprendizagem estruturando os cursos e suas atividades na plataforma.

Avaliação:

Com o ensino emergencial, falta um padrão de avaliação, podendo ser atividades com metodologias e aplicações diversificadas. Nos cursos de EAD, existe um polo presencial para a realização de provas, mas, em situações excepcionais, as atividades podem ser realizadas no ambiente de aprendizagem.