Como promover incentivos para alunos por meio da biblioteca digital

Os incentivos para alunos sempre são grandes desafios para quem trabalha com a educação, e isso não muda quando falamos de Instituições de Educação Superior (IES). Com as recentes mudanças dos últimos anos, gestores universitários e docentes buscam novas maneiras de motivar os estudantes para a aprendizagem.

A ascendência do ensino on-line influencia o perfil dos estudantes e a sua satisfação com o ensino. Por isso, implementar novas ações é necessário, considerando as ferramentas tecnológicas, como a biblioteca digital.

Neste artigo, você vai entender a importância de incentivar estudantes para garantir um ensino de qualidade, aumentar o engajamento com a IES e assim reduzir a evasão. Ao final, também vai entender o papel do acervo virtual nesse processo. Confira!

Qual é a importância do incentivo do professor para o estudante?

O incentivo para estudantes é muito importante e faz toda a diferença na formação do futuro profissional. Afinal, a motivação é um dos fatores essenciais para melhorar a aprendizagem, e o educador é o mediador desse processo.

Contudo, é normal que os docentes enfrentem algumas barreiras durante o processo. Essas dificuldades são representadas por situações que impeçam que o estudante esteja totalmente engajado no processo de aquisição do conhecimento.

As barreiras podem ser emocionais, pessoais, tecnológicas ou motivacionais. No que se refere à IES, as principais razões pela falta de engajamento dos estudantes são:

  • Excesso de atividades;
  • Falta de aplicação de metodologias ativas;
  • Processos engessados e tradicionais;
  • Falta de acessibilidade física e digital;
  • Falta de investimento em tecnologia.

Para um melhor envolvimento e participação do estudante, os professores devem eliminar ao máximo as dificuldades para a aquisição do conhecimento. Assim, é essencial criar situações para trabalhar as competências e habilidades em sala de aula, seja ela digital ou presencial.

Incentivo baseado nas competências socioemocionais na Educação Superior

As competências socioemocionais são habilidades e conhecimentos relacionados às emoções humanas, também conhecidas como soft skills, foco do conceito de Educação 5.0

Para aplicar a educação superior e incentivar os estudantes, existem algumas ações que podem ser feitas, como: atividades em grupo, análise de dilemas éticos e resolução de problemas da vida profissional.

Para isso, é importante envolver estratégias, atitudes e valores que desenvolvemos para saber reconhecer, respeitar e lidar com nossos próprios sentimentos, com os outros e com os contextos que estão inseridos.

Portanto, essas competências ensinam a se relacionar, trabalhar em equipe, lidar com valores e opiniões divergentes, criar metas para sua própria vida, construir relacionamentos de confiança e respeito, ter controle das emoções e aumentar a autoconfiança e o autoconhecimento. Ou seja, o professor torna-se um líder que não só ensina, mas também inspira com foco no aprendizado efetivo.

Tendo isso como base, o estudante se sente mais motivado a participar das aulas e se desenvolver no ensino superior. Isso porque, a partir do trabalho de desenvolvimento das competências socioemocionais, ele é visto como ser humano, em suas dificuldades e considerando as potencialidades que podem estimulá-lo a crescer pessoal e academicamente.

Como o professor pode promover incentivos para alunos da educação superior?

Os incentivos para alunos na educação superior podem ser promovidos de diversas formas. Algumas delas são:

 

O importante é traçar ações que causem mudanças reais e que atendam às necessidades deles constantemente.

 

Na Educação 5.0, por exemplo, os professores precisam focar na formação de estudantes para além dos conteúdos curriculares, desenvolvendo cidadãos críticos, mais conscientes e capazes de construir uma sociedade mais colaborativa e voltada para o bem-estar geral.

Como a biblioteca digital ajuda a promover o estímulo à aprendizagem e o incentivo aos estudantes

A maneira como os estudantes buscam informações vem mudando frequentemente e está cada vez mais digital. Por isso, é preciso implementar ferramentas atualizadas, que atendam às necessidades da sua IES.

A seguir, conheça a importância da biblioteca digital nesse processo.

Desenvolvimento pessoal e intelectual

Para aperfeiçoar o desenvolvimento pessoal e intelectual do estudante, é importante contar com uma quantidade significativa de informações acadêmicas. Além dessa funcionalidade, a biblioteca digital oferece tudo isso em um único ambiente digital, ampliando a experiência do estudante dentro da IES.

Autonomia nos estudos

Na educação superior, muitos estudantes também trabalham e têm o tempo limitado, além dos compromissos pessoais. Por isso, é essencial que a IES ofereça autonomia nos estudos, sem deixá-los restritos apenas ao ambiente acadêmico.

A biblioteca digital permite que os livros fiquem disponíveis 24 horas por dia, assim o estudante consulta a hora que puder. Ou seja,ele pode criar a própria rotina de estudos e se desenvolver com o apoio do docente, mas sem se restringir somente ao conhecimento oferecido em sala de aula.

Maior dedicação ao aprendizado

A autonomia é uma vantagem do acervo virtual. Aliado a isso, o estudante consegue ter maior dedicação ao aprendizado, já que ele não depende de estar na universidade ou do empréstimo de exemplares físicos para ter acesso ao conteúdo.

Além disso, há a possibilidade de fazer o próprio plano de estudo, possibilitando a construção com base em um ritmo próprio, bem como em interesses complementares aos temas das aulas.

Facilidade de acesso

A biblioteca digital traz uma grande facilidade para os estudantes, visto que eles podem acessar conteúdos de diferentes formatos rapidamente e por diferentes dispositivos, como computador e celular. Com isso, é possível diminuir as barreiras físicas e digitais de acesso ao conhecimento.

Além disso, uma boa plataforma de e-books conta com ferramentas que tornam a busca mais intuitiva e facilitada. Opção de personalização do material durante o estudo, como destaques e marcações, também é essencial para incentivar o processo de aprendizagem.

Conteúdos sempre atualizados

A tecnologia permite algo que os livros físicos não têm: a atualização constante. Os e-books não passam pela deterioração ao longo do uso e não é necessário comprar novos para se atualizar. 

Afinal, com uma biblioteca digital é possível acessar novas informações e conteúdos a partir de novos títulos e edições, além de permitir acesso ilimitado ao acervo a qualquer hora e de qualquer lugar.

Como a Minha Biblioteca pode auxiliar a IES nesse processo

A Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros com um vasto acervo de títulos acadêmicos, técnicos e científicos. Ela foi desenvolvida para ser o melhor provedor de conteúdo universitário do Brasil e a melhor solução digital de e-books para as IES.

Confira alguns benefícios.

Plataforma intuitiva e em português

A plataforma tem uma interface intuitiva e acessível, tornando o acesso bem prático, em que os usuários podem estudar, pesquisar e recorrer às diferentes ferramentas disponíveis com facilidade.

Possibilidade de acesso off-line

Caso o estudante queira estudar em um local onde não terá acesso à internet, é possível fazer download de livros previamente e lê-los mesmo sem estar conectado. Assim, o leitor não depende da rede on-line para fazer sua pesquisa.

Títulos atualizados mensalmente

A Minha Biblioteca contém um acervo virtual com títulos das 16 melhores editoras acadêmicas do país, somando 42 selos editoriais. Além disso, a plataforma permite que o conteúdo seja atualizado mensalmente, otimizando o custo-benefício da biblioteca da universidade.

Promoção à retenção e ao engajamento de estudantes

Quando o estudante tem dificuldade no acesso aos conteúdos, ele pode ficar desanimado, e isso atrapalha o seu rendimento acadêmico. A Minha Biblioteca atua como um complemento para que isso não aconteça.

Por meio dela, o estudante consegue realizar atividades e estudar de forma ativa, com interação entre professores e colegas de classe. Assim, ele vai se sentir mais engajado e, consequentemente, fortalecer a instituição tanto a captação, como diferencial de mercado, quanto a retenção de aprendizado.

Além disso, a equipe da MInha Biblioteca oferece treinamentos a bibliotecários, estudantes e docentes para o melhor aproveitamento das funcionalidades e recursos da plataforma.

Fim das barreiras físicas e geográficas

A biblioteca digital permite que toda a comunidade acadêmica tenha acesso aos materiais sem precisar se deslocar até a universidade. Com isso, é possível quebrar as barreiras físicas e geográficas que impedem o acesso ao conhecimento.

Essa facilidade é válida tanto para pessoas com deficiência quanto para quem mora em uma cidade diferente de onde estuda.

Assim, a IES pode também promover o ensino híbrido e a modalidade EaD com mais assertividade, expandindo as possibilidades para estudantes e gestão.

Acompanhamento de uso por meio de relatórios

A plataforma oferece acesso a números consolidados de estatísticas de uso para entender a aceitação entre os estudantes e docentes. Com isso, a gestão universitária e os bibliotecários conseguem acompanhar as informações por meio de relatórios completos.

Dessa forma, a IES tem noção de como está a performance e o progresso dos cursos, e, a partir daí, promover ações de melhoria.

Fale com nossos consultores

A Minha Biblioteca é a maior e mais completa plataforma de e-books acadêmicos, técnicos e científicos do Brasil. Ela foi desenvolvida para ser o melhor provedor de conteúdo acadêmico do país e a melhor solução digital para instituições de educação técnica e superior, além de empresas e órgãos públicos.

O acervo virtual reúne atualmente mais de 10 mil títulos à disposição dos leitores e atende a todas as áreas do conhecimento.

Quer descobrir todas as possibilidades de incentivos para alunos na sua IES graças à  Minha Biblioteca?

Entre em contato com nossos consultores e saiba como levar inovação e transformação digital por meio da melhor e mais completa biblioteca digital do país.

Gostou deste conteúdo? Leia outros artigos em nosso blog: