Ensino a distância de qualidade: como a biblioteca digital auxilia professores e estudantes

Há anos o ensino a distância é uma realidade no Brasil, e com os novos modos de consumo deve se manter como uma tendência. Isso acontece devido à facilidade que os estudantes têm em relação à flexibilidade, sem abrir mão da qualidade do curso.

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2020, dos mais de 3,77 milhões de novos estudantes em nível superior, 53% optaram pela modalidade remota, enquanto o restante deu preferência ao ensino presencial. O cenário de pandemia teve influência, mas especialistas apontam que haverá cada vez mais protagonismo do EaD e do ensino híbrido.

Contudo, ainda há desafios para a educação a distância ser implementada, e, a partir disso, alcançar todas as vantagens dessa modalidade de ensino. 

Para entender melhor sobre o  ensino a distância no Brasil, a Minha Biblioteca preparou este artigo. A seguir, acompanhe os desafios dessa modalidade de ensino e como oferecer educação de qualidade com o apoio das tecnologias e da biblioteca digital.

Desafios do ensino a distância no Brasil

Há desafios em relação ao ensino a distância no mundo inteiro. Contudo, se analisarmos apenas o Brasil, nos deparamos com fatores que envolvem desigualdades no processo de aprendizado em determinadas regiões do país e, ainda, as questões que envolvem o ensino remoto na prática.

Em muitos casos, as variáveis que permitem tirar o ensino remoto do papel se resumem à conexão da internet e ao acesso a dispositivos tecnológicos. Embora esses não sejam obstáculos de responsabilidade das IES, é essencial considerar esses cenários para estabelecer parâmetros de negócio e de viabilidade de oferta de cursos em determinadas regiões.

Já dentro das universidades, o grande desafio é a inserção das novas tecnologias e a implementação do uso das metodologias ativas. Apesar de não ser uma discussão recente, esses dois fatores tendem a afetar diretamente o aprendizado verdadeiramente digital e de qualidade.

No caso das metodologias ativas no ensino superior, elas são grandes aliadas do ensino a distância por tornar o estudante protagonista no ambiente de aprendizado. Assim, mesmo distante, o discente tem autonomia no processo para desenvolver as habilidades com qualidade.

Fora isso, é necessário considerar o uso de uma infraestrutura adequada, isto é, ter recursos que não limitem a aprendizagem. Assim, deve-se considerar um plano de ensino on-line e acessível aos estudantes, com recursos que permitam o aprendizado sem grandes obstáculos, como a ida à biblioteca física para ter acesso aos livros acadêmicos, por exemplo.

Por tudo isso, o debate sobre o processo de transformação digital tem sido pauta entre gestores e docentes de nível superior.

Benefícios do ensino a distância nas IES

O ensino a distância nas IES gera vantagens aos estudantes, como o ganho em relação ao acesso, o custo-benefício mais atraente e a flexibilidade do aprendizado. Mas, para além disso, há as vantagens relacionadas à universidade.

Do ponto de vista da IES, a oferta de um curso remoto acompanha uma tendência do mercado e garante diferentes benefícios. Saiba, a seguir, quais são os principais.

Garantia de acessibilidade

O acesso democrático à educação de qualidade é uma bandeira universal. Com o ensino remoto, a IES apoia a facilidade de acesso à educação a estudantes com deficiências, a quem não conta com campus onde mora e a quem tem uma intensa rotina de trabalho.

Com o caráter mais acessível do ensino a distância, muitos estudantes conseguem tirar o sonho da graduação e especialização do papel.

Participação no processo de democratização do ensino

Muitos jovens brasileiros buscam cursos superiores por motivos financeiros, já que o diploma de graduação tende a aumentar as oportunidades no mercado de trabalho.

Assim, o EaD entra como uma opção com ótimo custo-benefício que supera questões geográficas, sociais e econômicas. Por isso, muitos especialistas apontam que abrir portas para facilitar o acesso ao ensino superior é uma forma não apenas de democratizar o ensino, mas também de investir na inclusão social.

Investimento em transformação digital

O EaD é um dos fatores de transformação digital presentes na educação. A partir do momento em que a IES oferece cursos nessa modalidade, é possível adquirir mindset digital em todos os processos.

Dessa forma, as IES conseguem garantir a participação do estudante nas estratégias de ensino e se adaptar melhor aos novos modos de consumo. Sendo assim, as instituições 

acompanham as mudanças de forma mais eficiente e conseguem analisar os problemas de forma mais precisa e, assim, trazer soluções inteligentes.

Geração de economia à IES

Um ponto interessante sobre a educação remota é a sua economia. Uma vez que o investimento em relação às tecnologias e infraestrutura digital é feito, o ROI não tarda a ser positivo.

Isso é possível porque esse tipo de investimento é feito uma única vez e vale para todo novo estudante por tempo indeterminado, sendo financeiramente muito viável.

Além disso, as IES que atuam com cursos presenciais podem aproveitar a infraestrutura, o corpo docente e os demais colaboradores para desenvolver as atividades a distância. Dessa forma, a instituição não perde em qualidade e pode ampliar o catálogo de cursos.

Biblioteca digital e EaD: como promover um ensino de qualidade por meio do acervo virtual

Entre tantos recursos digitais valiosos, o EaD encontra no serviço de biblioteca digital um grande acréscimo no processo de aprendizagem, garantindo materiais ricos e facilmente integráveis no ambiente virtual de aprendizagem.

Os títulos do acervo virtual são essenciais para promover o uso das metodologias ativas e incentivar o protagonismo do estudante. Junto a isso, pode-se citar o enriquecimento do ensino, que vai além das indicações bibliográficas apontadas pelo professor.

Além disso, com a biblioteca digital, o estudante tem acesso a títulos atuais a qualquer hora e de qualquer lugar.

Para entender melhor, veja abaixo todas as vantagens de ter uma biblioteca digital como aliada à sua oferta de educação a distância.

1. Materiais sempre atualizados

A biblioteca digital sempre mantém a atualização do acervo. Dessa forma, se torna mais prática, rápida e mais econômica do que a compra de livros físicos.

A Minha Biblioteca conta com milhares de títulos acadêmicos, técnicos e científicos para atender a todas as áreas do conhecimento. Além disso, as atualizações são feitas periodicamente para que as IES tenham acesso a materiais atuais e que contemplem as matrizes dos cursos.

2. Acesso facilitado e em tempo integral

O  serviço de biblioteca digital para IES oferece acesso por meio de dispositivo (smartphone, tablet, notebook ou PC) conectado à internet para estudar e pesquisar 24 horas por dia, todos os dias da semana. Livros e outros arquivos armazenados na nuvem permitem acesso on-line, de forma simples e prática. 

Além disso, estudantes e professores podem acessar off-line, depois de fazer o download da obra desejada.

3. Plataforma com opções de acessibilidade

A plataforma da Minha Biblioteca oferece, por exemplo, o recurso de leitura em voz alta. Essa é uma forma de garantir que pessoas com deficiência ou baixa visão possam ter acesso aos livros oferecidos pelas IES. 

Além de oferecer maior acessibilidade para deficientes visuais, a Minha Biblioteca ainda proporciona recursos como configurar tamanho da fonte do texto e cores de fundo para melhor visibilidade durante a leitura.

4. Incentivo ao uso de metodologias ativas

As metodologias ativas devem ter participações cada vez maiores no processo de aprendizagem e a biblioteca digital pode incentivar nessas novas práticas.

Isso acontece porque leituras, páginas e trechos podem ser facilmente referenciados em sala de aula (ou mesmo fora dela), garantindo uma integração mais simples às tantas metodologias ativas para IES.

5. Promoção da autonomia do estudante

Entre os estudantes, a biblioteca digital dá maior autonomia à rotina de estudos. Aliado ao processo de ensino a distância, o acervo virtual pode ser o ponto que falta para os estudantes terem o máximo de flexibilidade.

Além disso, a busca por conhecimento não se centraliza apenas nas indicações do professor. O estudante tem à disposição milhares de títulos em sua área do conhecimento e  milhares de opções de estudos interdisciplinares.

6. Melhores avaliações no MEC

O recurso da biblioteca digital impacta positivamente na avaliação junto ao MEC. Isso porque o Ministério da Educação já reconhece a possibilidade de ter acervos físicos, digitais ou híbridos.

Dessa forma, as IES que oferecem ensino a distância podem se beneficiar por optar pelo acervo virtual promovendo inovação, transformação digital e facilidade de acesso aos títulos.

Portanto, ao ter uma biblioteca digital para o seu curso EaD, é possível alcançar médias maiores nas avaliações do MEC por conta de todos os benefícios aqui apresentados em relação ao acervo virtual.

Invista em um acervo virtual com a Minha Biblioteca

A plataforma Minha Biblioteca proporciona um acervo digital completo, que reúne livros acadêmicos, científicos e técnicos. Na prática, as obras encontradas atendem às bibliografias básicas e complementares de mais de 400 cursos em diferentes áreas.

Hoje, as mais de 800 instituições parceiras impactam positivamente no aprendizado de 4 milhões de usuários, que encontram livros de 16 editoras acadêmicas e 42 selos editoriais à disposição.

Invista em uma biblioteca digital completa para fazer a diferença no ensino a distância.

Fale com um especialista em educação da Minha Biblioteca e leve essa inovação para sua IES.

Gostou de saber mais sobre o ensino a distância? Leia também outros artigos em nosso blog: