Acervo híbrido: quais são as vantagens de unificar biblioteca física e digital

Em março de 2022, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) recebeu do Inep um parecer favorável à aplicação do acervo híbrido nas instituições de educação superior (IES), podendo ser físico, digital como também misto. Ou seja, fica a cargo da instituição escolher qual é a melhor opção para atender à comunidade acadêmica.

No entanto, ainda existem dúvidas sobre o acervo híbrido e como esse investimento pode ser bem-visto tendo em mente os indicadores dos instrumentos avaliativos.

Para explicar melhor, a Minha Biblioteca elaborou este artigo para tirar as principais dúvidas dos gestores sobre o acervo híbrido e as vantagens de unir as bibliotecas física e digital, tendo como base a resposta do Inep às demandas da ABMES. Confira!

Biblioteca física ou digital?

As bibliotecas físicas ou digitais não são antagônicas, mas sim complementares. As duas formas são válidas para promover o engajamento da comunidade acadêmica.

O acervo on-line exige uma curadoria de conteúdo, espaço em um servidor para armazenamento dos e-books, plataforma de gerenciamento para bibliotecários, docentes e estudantes e atualização constante dos exemplares. No entanto, a tecnologia é uma grande aliada por permitir consultas 24 horas e facilidade de manter milhares de títulos.

Porém, engana-se quem pensa que a biblioteca digital não exclui a necessidade do espaço de estudo na instituição. Segundo o Inep:

a biblioteca física precisa estar relacionada em formato informatizado e deve disponibilizar equipamento eletrônico com ferramenta de pesquisa sobre o material disponível.

Sendo assim, as IES que optam pelo acervo híbrido podem aproveitar todas as vantagens de cada um desses dois tipos de bibliotecas e superar as lacunas que existem quando se tem apenas um deles.

Ou seja, ter uma biblioteca mista é uma excelente alternativa para ter um espaço físico dedicado à leitura e ao aprendizado, expandindo os recursos das bibliotecas tradicionais. Além disso, ela oferece disponibilidade ilimitada, flexibilidade de consulta e outros benefícios de acessibilidade que a tecnologia promove.

Portaria do MEC permite acervo físico, virtual ou misto

A Portaria n⁰ 10.861/2004 institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e nela os gestores encontram os indicadores 3.6 e 3.7, que tratam da bibliografia básica e complementar dos cursos oferecidos. Nela, o Inep esclarece à ABMES que os três tipos de bibliotecas são permitidas: física, virtual e mista.

De acordo com o MEC, o avaliador considera o acervo adequado para cada curso, e não o tipo de acervo:

Apesar de a distinção entre biblioteca física e virtual não ser clara na literatura científica, para fins de avaliação, a diferença entre as duas modalidades de acervo não causa impacto na opção por um conceito avaliativo por parte da comissão avaliadora.

Inclusive, esses indicadores analisam a estruturação necessária do acervo e de recursos extras aos estudantes, sendo capazes de aumentar a nota final de avaliação do curso.

Vantagens de ter um acervo híbrido

Entre escolher a biblioteca física ou digital, a melhor alternativa está no acervo híbrido, expandindo os serviços da biblioteca e garantindo alto nível nos indicadores 3.6 e 3.7.

Além disso, o gestor garante adaptabilidade às rotinas dos estudantes e oferece possibilidades para atender às necessidades de toda a comunidade acadêmica.

Para mostrar todas as vantagens de unir a bibliografia física e digital, confira a lista de benefícios em manter um acervo híbrido.

1. Possibilidade de manter um local para estudo

O acervo físico demanda de uma estrutura para leitura. Para implementar uma biblioteca digital, você amplia esse espaço e mantém um local para estudo mais completo, com computadores e ambientes sinalizados para leitura de e-books ou até mesmo por meio dos smartphones dos estudantes.

A ideia é que a comunidade acadêmica tenha um espaço dentro da universidade para estudo, com equipamentos necessários para ter acessos a livros digitais e também opção de acervo físico para consulta durante o turno de aulas presenciais.

2. Materiais sempre atualizados

Outro ponto do acervo híbrido é a facilidade em atualizar a bibliografia dos tantos cursos disponíveis nas IES. Para o bibliotecário, a tarefa de acompanhar, listar e atualizar a bibliografia obrigatória se resume à frequente pesquisa e catalogação.

Contudo, é possível se apoiar na tecnologia e fazer tudo isso por meio de softwares e da contratação de bibliotecas digitais, que dão suporte na curadoria, atualização e opções de catálogos completos em todas as áreas do conhecimento.

Com isso, a IES garante que a comunidade acadêmica tenha materiais para consulta sempre atualizados por meio da biblioteca digital, cabendo ao bibliotecário apenas fazer a gestão dos títulos e acessos.

3. Exemplares disponíveis para todos

Entre todas as vantagens, vale mencionar também que a contratação da biblioteca digital permite acesso ilimitado ao acervo, o que é um desafio para quem tem apenas biblioteca física e que depende de empréstimo e devolução para atender a todos.

Além disso, as melhores bibliotecas digitais oferecem opção de personalização da leitura. Ou seja, enquanto lê o e-book, o estudante pode fazer anotações e destacar trechos importantes, sem que isso afete a utilização por outros usuários.

4. Livros disponíveis para consulta 24 horas por dia

Com o acervo híbrido, os livros ficam 24 horas por dia disponíveis para a consulta. Desse modo, os estudos não ficam restritos apenas ao ambiente acadêmico ou dependente de exemplares disponíveis para empréstimo.

Por meio dos e-books, professores e estudantes podem realizar leituras de acordo com a própria rotina. Inclusive, há bibliotecas que oferecem a possibilidade de ler mesmo quando não se está conectado à internet, sendo mais um facilitador.

5. Fácil organização e manutenção

Os processos de catalogação, organização e manutenção são grandes beneficiários do acervo híbrido.

Do ponto de vista do bibliotecário, o acervo físico segue com os processos já costumeiros. Enquanto isso, os milhares de e-books que passarão a compor a biblioteca são geridos diretamente pela biblioteca digital contratada, com atuações constantes. Ou seja, é mais praticidade, tanto para a organização quanto para a manutenção dos títulos disponíveis.

6. Melhores avaliações no MEC

O acervo híbrido impacta positivamente a avaliação do MEC, mais especificamente os indicativos de Instrumento de Avaliação Externa e Avaliação de Cursos de Graduação.

Entre os critérios avaliativos, o Sinaes considera a infraestrutura, tanto física quanto digital, o plano de atualização do acervo bibliográfico e a bibliografia básica e complementar por Unidade Curricular.

Quanto mais completa, melhor, tanto para a comunidade acadêmica quanto para o resultado da avaliação.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é a plataforma de e-books mais completa para as IES, com acervo que contempla diversas áreas do conhecimento.

Os títulos são acessíveis a qualquer hora por meio de notebooks, computadores, tablets e celulares, oferecendo maior engajamento para a comunidade acadêmica.

Confira as vantagens de investir em um acervo completo para sua instituição de ensino:

1. Catálogo personalizado para a sua IES

Os catálogos da Minha Biblioteca são personalizados, divididos em 7 catálogos por área do conhecimento: Ciências Exatas, Ciências Jurídicas, Ciências Pedagógicas, Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes, Medicina e Saúde. Ou seja, oferecemos um serviço de acordo com sua necessidade, atendendo às realidades dos alunos, professores e bibliotecários responsáveis. 

2. Milhares de títulos técnicos e acadêmicos

Nosso acervo on-line inclui livros acadêmicos, científicos e técnicos. O foco é atender às bibliografias básicas e complementares de mais de 400 cursos em diferentes áreas para oferecer melhor qualidade de ensino aos estudantes.

3. Plataforma acessível e intuitiva

A plataforma da Minha Biblioteca é fácil de usar e todo o processo de consulta, pesquisa e uso de recursos é intuitivo. Isso porque todo o design busca soluções intuitivas para facilitar o uso por parte de qualquer aluno.

Além disso, oferecemos opções de acessibilidade para atender às diversas necessidades da comunidade acadêmica. Isso acontece por meio de recursos de inclusão para pessoas com deficiência visual, com a leitura em voz alta, por exemplo.

4. Possibilidade de acesso off-line

Embora seja uma plataforma on-line, é possível acessar mesmo sem conexão com a internet. Basta salvar os conteúdos que deseja ler posteriormente.

Assim, independentemente de onde estiverem, estudantes e docentes podem estudar, fazer consultas e planejar aulas com o apoio dos materiais oferecidos pela IES.

Tenha um acervo completo com a Minha Biblioteca

Atualmente, a Minha Biblioteca soma milhares de obras publicadas por 16 editoras acadêmicas e 42 selos editoriais. São mais de 800 instituições parceiras, gerando impacto positivo no aprendizado de 4 milhões de usuários.

Seja você mais uma instituição parceira e garanta todas as vantagens do acervo híbrido.

Entre em contato conosco e solicite um trial agora mesmo.

Gostou deste conteúdo sobre biblioteca física e digital? Leia também outros artigos em nosso blog: