Ferramentas síncronas e assíncronas: como incentivar a transformação digital na IES

As ferramentas síncronas e assíncronas assumiram destaque nos debates sobre transformação digital nos últimos anos. Contudo, diferentemente do que muitas pessoas pensam, elas não são restritas ao ensino remoto, apesar de ter sido a partir dessa modalidade que os termos ganharam popularidade.

Afinal, a educação superior a distância vem crescendo exponencialmente e introduzindo novos conceitos no mundo educacional, conforme apontam dados do Censo do Ensino Superior 2021.

Assim, o debate deve ser feito com solidez e frequência para que o ensino acompanhe as novas formas de consumo e as necessidades do público que chega, hoje, à educação superior.

Neste artigo, a Minha Biblioteca apontou as principais dúvidas que aparecem ao implementar ou usar tecnologias na educação, inclusive entre professores e gestores de instituições de educação superior, bem como as melhores aplicações das ferramentas síncronas e assíncronas na IES. Confira!

O que são ferramentas síncronas e assíncronas?

Para aplicar ações dedicadas a cada tipo de ensino e atividade é essencial saber quais recursos podem ser utilizados de acordo com a aplicação das metodologias ativas no ensino superior.

A seguir, apontamos as definições de ferramentas síncronas e assíncronas.

Ferramentas síncronas

Ferramentas síncronas são utilizadas de forma simultânea pelos usuários e dependem do envolvimento do estudante e do professor na atividade. Assim, eles precisam estar no mesmo ambiente e ao mesmo tempo.

Ou seja, quando falamos em ensino remoto, os envolvidos no processo de aprendizagem precisam estar on-line e interagir entre si, ao vivo, como em webconferências.

É uma ótima modalidade para aplicar na IES, já que apresenta os mesmo benefícios de uma aula presencial. O estudante tem a obrigatoriedade de cumprir com os dias e horários determinados pela instituição.

Assim, caso surjam dúvidas sobre o tema, é possível respondê-las em tempo real.

Ferramentas assíncronas

As ferramentas assíncronas são o oposto, já que não precisam que todos estejam conectados em tempo real para a realização da aula ou das atividades propostas. São exemplos as aulas gravadas, os fóruns de discussão e os e-mails instrucionais.

Assim, é possível acessar com flexibilidade de horários e sempre que houver alguma dúvida sobre o conteúdo,oferecendo assim maior autonomia – tanto aos estudantes quanto aos professores.

Esse é um ponto positivo e que reforça a ideia da aprendizagem socioemocional para os estudantes, com o desenvolvimento do senso de responsabilidade, autonomia, criticidade e comprometimento.

Assim, eles entenderão as próprias necessidades e buscarão métodos que ajudem a ter melhores rendimentos na educação superior, não se limitando apenas ao que é ensinado em sala de aula.

Qual é a diferença entre síncrono e assíncrono?

Basicamente, os termos “síncrono” e “assíncrono” são opostos. 

Dessa forma, as ferramentas síncronas são on-line e permitem interação entre professores e estudantes em tempo real. Elas se assemelham ao ensino presencial, porque os participantes precisam estar presentes na mesma plataforma, no mesmo horário, assim como no modelo tradicional de ensino.

Já as assíncronas podem acontecer por meio de interação virtual, mas são desconectadas de tempo e espaço, feitas com maior autonomia de ambas as partes, construindo a própria rotina de trabalho e estudos. Assim, elas oferecem mais liberdade e flexibilidade aos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Como essas ferramentas ajudam na transformação digital da IES?

A forma como as pessoas acessam as informações vem mudando frequentemente, por isso é importante contar com ferramentas que ajudem no processo de transformação digital da IES.

É essencial acompanhar as novidades tecnológicas, bem como as individualidades do público que a instituição atende.

Nesse caso, as ferramentas síncronas e assíncronas trazem recursos importantes para qualificar esse processo, ajudando a criar diferentes atividades, de formas variadas e que proporcionem evolução para os estudantes, independentemente da modalidade de ensino.

Assim, implantar inovações na educação proporciona benefícios às IES, como:

Melhores tipos de ferramentas síncronas e assíncronas para aplicar na IES

Para saber quais são as melhores ferramentas síncronas e assíncronas para aplicar na sua IES, é preciso definir seu objetivo. Se for algo que necessita de resposta e resultado imediato, é melhor optar pela síncrona, que acontece ao vivo. 

Já se o seu objetivo não exige instantaneidade, o formato assíncrono é uma boa opção. Assim, o material será gravado e pode ser acessado posteriormente, sempre que houver a necessidade de reforçar o conteúdo aprendido.

Confira, a seguir, exemplos de ferramentas síncronas e assíncronas que são usados na educação superior.

Exemplos de ferramentas síncronas

As atividades síncronas demandam alta concentração dos estudantes e se tornam uma garantia de que eles estão comprometidos com o curso.

Entenda quais são as principais ferramentas síncronas e como utilizar cada uma delas.

Aulas presenciais

São as aulas tradicionais, nas quais professores e estudantes se reúnem no mesmo espaço físico. É o modelo que todos já estão mais acostumados e em que o diálogo entre os participantes ocorre da maneira mais fluida.

Webconferências

É uma ferramenta síncrona essencial para o ensino a distância. É criado um link para uma reunião em sala de aula digital, com horário de início e término, em que o professor e os estudantes se comprometem a participar ao mesmo tempo.

Alguns sistemas de videoconferência possibilitam que a reunião seja gravada, podendo, então, ser reaproveitada como ferramenta assíncrona. Outros, por sua vez, possuem mecanismos de interação, como enquetes e reações, que são de aproveitamento síncrono.

Webinars

Basicamente, são seminários realizados no meio virtual, similar à videoconferência, mas nesse modelo é comum reunir palestrantes para discutir sobre determinado assunto. Por isso, seguem um modelo mais expositivo.

Pode ser uma opção para receber convidados e incrementar o tema discutido durante o semestre com diferentes perspectivas e visões com nível de interação menor entre os participantes.

Chats virtuais

Os chats são ferramentas virtuais que permitem a troca de mensagens em tempo real. A comunicação é realizada apenas por texto e contribui para promover a interação entre os estudantes e os professores. Contudo, é necessário que todos estejam on-line no mesmo momento para que seja efetiva.

Exemplos de ferramentas assíncronas

Com as ferramentas assíncronas, é possível avaliar o resultado do estudante por meio de avaliações e testes depois do momento de aprendizado. Dessa forma, elas podem ser utilizadas nas modalidades híbrida ou EaD para estimular o estudo para além do que apresentado na sala de aula.

Conheça as principais ferramentas assíncronas e como utilizar cada uma delas.

Fóruns de discussão

Os fóruns permitem debates com a comunicação escrita similar aos chats, mas de forma não simultânea. Normalmente, o professor seleciona algum tema da matéria para discussão e abre um prazo de início e término do fórum.

A partir disso, os estudantes interagem entre si por meio de comentários, que podem ser acessados e respondidos a qualquer momento.

Blogs

O blog é uma ferramenta assíncrona que pode ser construída para esclarecer e aprofundar temas por meio de texto. No entanto, a construção não se limita apenas à escrita.

Assim, os professores podem usar diversos formatos, como vídeos, áudios, textos, links e sugestões de leitura em uma construção transmídia. Em comentários ou debates em sala, os estudantes conseguem tirar dúvidas ou relatar as suas opiniões a partir daquela abordagem.

Avaliações assíncronas

As avaliações assíncronas são qualquer exercício avaliativo que não ocorre ao vivo. Então, o estudante possui um prazo maior e predeterminado para realizar a tarefa em questão, individualmente ou em grupo.

Para isso, o ambiente virtual de aprendizagem entra como essencial para ofertar formulários com as questões. A depender do formato utilizado, o estudante pode ter acesso ao número de acertos e erros, com comentários, em tempo real.

Conteúdo em plataforma digital de aprendizagem

A plataforma digital de aprendizagem traz inúmeros benefícios para as IES e atende às necessidades de forma ampla, tanto para modalidades EaD quanto híbrida e presencial. 

Com essa tecnologia, é possível reunir e acessar uma grande quantidade de informações acadêmicas em um único ambiente virtual.

A biblioteca digital, por exemplo, garante que docentes, estudantes e pesquisadores acessem conteúdos técnicos, científicos e acadêmicos de diferentes autores e áreas do conhecimento de onde estiverem e a qualquer momento.

Com o acervo virtual, o gestor garante adaptabilidade às rotinas dos estudantes e oferece possibilidades para atender às necessidades de toda a comunidade acadêmica.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é a maior e mais completa plataforma de e-books  acadêmicos, técnicos e científicos do Brasil. Ela foi desenvolvida para ser o melhor provedor de conteúdo acadêmico do país  e a melhor solução digital para instituições de Educação Técnica e Superior, além de empresas e órgãos públicos.

O acervo virtual reúne atualmente mais de 10 mil títulos à disposição dos leitores  e atende a todas as áreas do conhecimento.

Quer descobrir todas as possibilidades que ficam à disposição da sua IES graças à  Minha Biblioteca?

Entre em contato com nossos consultores e saiba como levar inovação e transformação digital por meio da melhor e mais completa biblioteca digital do país.

Gostou deste artigo sobre ferramentas síncronas e assíncronas? Leia também outros conteúdos em nosso blog: