Processo de transformação digital: não adie o futuro de sucesso da sua IES

O crescimento da transformação digital já é notável em diversos setores, afinal a tecnologia está presente em muitos momentos da nossa vida. E nós podemos relacionar tudo isso às melhorias que essa transformação traz para a indústria, principalmente para a comunidade acadêmica.

O processo de transformação digital hoje é uma movimentação importante a ser cogitada pelas instituições de ensino superior (IES). As universidades que não acompanharem esse processo certamente enfrentarão mais dificuldades para se manter em destaque no mercado educacional.

Isso porque, atualmente, a população busca por serviços simples, rápidos, fáceis e, além de tudo, acessíveis. São benefícios como esses que a transformação digital poderá trazer para sua instituição.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas informações para que você veja por que é imprescindível dar início ao processo de transformação digital em sua IES. Confira!

Mercado educacional no pós-pandemia: qual é o panorama do Brasil?

O mercado educacional no Brasil já vinha passando pelo processo de transformação digital há algum tempo, visto que a demanda de pessoas procurando por meios interativos para realização de cursos se tornava cada vez maior, contudo, após a crise global causada pelo novo coronavírus, houve uma intensificação.

A utilização de tecnologias em um IES permite a otimização das obrigações e uma educação mais qualificada para os alunos, bem como as competências e habilidades necessárias em uma grade curricular.

Tudo isso hoje não é mais uma recomendação, mas sim uma exigência para atender ao mercado acadêmico; além disso, mesmo com a chegada do fim da pandemia, as IES que não estiverem adeptas a esse novo sistema não estarão preparadas para atender o público.

Esse movimento pode ser considerado por muitos como uma transformação digital na pandemia. Entretanto, podemos dizer que a crise apenas popularizou uma sistematização já existente, sobretudo inevitável.

Como o processo de transformação digital tem auxiliado as IES?

Com a implementação de novos recursos e realização de treinamento adequado para implementação de uma mindset digital em todos os processos, as IES conseguem:

  • Manter o foco nos estudantes: as necessidades dos alunos orientam as estratégias de ensino.
  • Adaptação: com a capacidade de flexibilizar os seus processos, as IES acompanham as mudanças de forma mais eficiente e conseguem analisar os problemas de forma mais precisa e, assim, trazer soluções inteligentes.
  • Entrega ágil: os processos que envolvem produção, correção de estratégias, análises, relatórios e afins acontecem de forma mais rápida e eficaz.
  • Feedbacks: os feedbacks a respeito podem ser coletados e analisados de forma mais rápida.

Transformação digital: por que a sua IES deve investir?

O processo de transformação digital permite que as instituições sejam mais produtivas e atinjam melhor desempenho frente às avaliações do MEC e às necessidades dos estudantes.

Uma vez que a tecnologia faz parte da maioria dos processos dentro da instituição, adaptar-se a essa nova realidade deixou de ser opcional. Dessa forma, quando uma IES investe nessa transformação, os benefícios vêm em diferentes frentes da educação, como:

  • eficiência no atendimento ao aluno;
  • redução de custo operacional;
  • acesso a relatórios e métricas para gestores;
  • crescimento em segurança;
  • ampliação das ofertas de ensino, em modalidades presencial, online e híbrida;
  • rompimentos entre as barreiras offline e física.

Ou seja, as tecnologias são capazes de ajudar a IES a otimizar processos e abrir um leque de oportunidades para ampliação do ensino e disseminação do conhecimento, se relacionando com o corpo docente e discente de forma mais próxima.

No entanto, para que essa mudança seja efetiva, é importante analisar quais processos precisam ser melhorados, por meio de diálogo com toda a comunidade acadêmica, especialmente ouvindo as necessidades dos estudantes.

Processo de transformação digital: quais são os principais recursos para as IES?

É fundamental entender qual é o papel da tecnologia no processo de transformação digital das IES. Os recursos devem ser utilizados como meio para que as instituições modernizem suas atividades e alcancem objetivos educacionais de acordo com o atual cenário.

Novas ferramentas, quando apenas instaladas nas máquinas das IES, não garantem que qualquer processo ocorra de forma mais eficiente.

As tecnologias devem ser utilizadas como aliadas para a atuação em um novo contexto no qual os problemas tradicionais sejam solucionados com rapidez, eficácia e praticidade. 

Abaixo, confira os cinco pilares da transformação digital que devem fazer parte do planejamento de uma IES.

Biblioteca digital

A implementação de uma biblioteca digital gera muita economia, facilita o acesso à informação e otimiza a gestão da IES.

A manutenção de espaços físicos com materiais impressos para garantir que os estudantes tenham acesso à bibliografia obrigatória e complementar dos cursos é algo dispendioso e complexo. Além disso, benefícios como disponibilidade integral, flexibilidade e facilidade estão atrelados ao uso de um acervo digital.

Plataformas de gestão

As IES podem contar com a contratação de uma plataforma para gestão digital da documentação acadêmica e, principalmente, de atendimento ao aluno para ofertar serviços cada vez mais ágeis e assertivos.  

Mobile learning

O uso de dispositivos móveis é algo comum na vida dos estudantes. As IES podem criar estratégias para introduzir a utilização desses dispositivos durante as atividades acadêmicas, além de promover mais interação, engajamento e otimização do processo de aprendizagem.

Laboratório virtual

Algumas competências e habilidades são melhor desenvolvidas quando os estudantes têm acesso a simulações realistas, seguras e sofisticadas a respeito do conteúdo visualizado de forma teórica.

Com a utilização das plataformas digitais é possível simular verdadeiros laboratórios físicos e promover um processo de ensino-aprendizagem mais interessante e eficiente.

Gamificação

O uso de softwares permite a criação de conteúdos específicos para desenvolver e explorar as competências e habilidades dos estudantes de forma criativa.

Animações e jogos fazem parte da realidade de boa parte dos estudantes, portanto, fazer uso de tecnologias que tragam essa realidade para o cenário educacional pode ser um facilitador do aprendizado.

Entre em contato com a Minha Biblioteca

Agora que você já sabe por que é fundamental iniciar o processo de transformação digital da sua IES, pode se perguntar: mas como começar?

É imprescindível fazer um planejamento seguro e assertivo, com o suporte de especialistas que tenham experiência no mercado.

A Minha Biblioteca é a mais completa plataforma de conteúdos acadêmicos do país que, além de contar com os melhores títulos do mercado, fornece aos usuários das instituições  assinantes um acesso rápido, fácil e intuitivo.

Por isso, conte com a Minha Biblioteca para implementar em sua instituição de ensino uma biblioteca digital que potencialize o aprendizado dos discentes.

Para saber mais informações sobre a plataforma, entre em contato conosco.

Gostou de entender a importância do processo de transformação digital em sua IES? Confira mais em nosso blog: