Minha Biblioteca: a maior plataforma de conteúdo acadêmico do país

O avanço da tecnologia vem transformando a maneira como as pessoas consomem conteúdo. Por isso, as instituições de ensino superior precisam acompanhar essas mudanças, a fim de proporcionar um ambiente virtual adequado para estudantes e professores, por meio de recursos que otimizem o processo de ensino-aprendizagem.

Nesse sentido, a Minha Biblioteca foi criada com o intuito de facilitar o acesso às informações fundamentais para estudantes, professores, pesquisadores, gestores acadêmicos e bibliotecários de instituições de ensino técnico e superior.

Essa plataforma digital facilita a gestão do acervo e o acesso aos mais atualizados e relevantes conteúdos acadêmicos e possibilita que a instituição de ensino reduza gastos com acervo físico. Confira o artigo abaixo para entender o que é a Minha Biblioteca e seus benefícios.

O que é a Minha Biblioteca?

A Minha Biblioteca é a maior e mais completa plataforma de conteúdos acadêmicos, intuitiva e com diversas funcionalidades que contribuem para a qualidade e efetividade da aprendizagem e que reúne milhares de obras fundamentais para a formação de profissionais de diferentes áreas de conhecimento.

Atualmente, o acervo dessa biblioteca digital é formado por títulos publicados pelas principais editoras acadêmicas do Brasil: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva totalizando 15 editoras e 38 selos editoriais.

Dessa forma, é possível oferecer às instituições de ensino superior e aos estudantes, professores e pesquisadores uma plataforma completa, prática e inovadora com acesso rápido e fácil aos principais conteúdos acadêmicos, técnicos e científicos de qualidade. 

Quais livros estão disponíveis na Minha Biblioteca?

Estão disponíveis na Minha Biblioteca mais de dez mil títulos acadêmicos entre as principais publicações de Direito, Ciências Sociais Aplicadas, Medicina, Engenharia, Computação, entre outras áreas.

Todas as obras disponíveis estão organizadas em sete catálogos segmentados e em texto completo. Cada catálogo contempla uma determinada área de conhecimento e seus respectivos cursos de graduação.

Catálogo de Exatas

Nesse catálogo estão presentes os títulos mais importantes e atualizados das áreas de engenharia, administração, matemática, química, ciência da computação, arquitetura, física, estatística, ciências contábeis, entre outras.

Catálogo Jurídico

Esse catálogo reúne títulos técnicos, acadêmicos e científicos sobre temas jurídicos atuais, relevantes e de renomados autores, advogados e juristas, como Carlos Roberto Gonçalves, Manoel Gonçalves Ferreira Filho, Humberto Theodoro Júnior, Roberto Senise Lisboa, entre outros.

Catálago de Saúde

Estudantes e professores do curso de medicina e de áreas afins contam com milhares de títulos que satisfazem de forma eficiente as necessidades do ensino, da aprendizagem e de pesquisas acadêmicas.

Catálogo de Medicina

Esse catálogo possui milhares de obras relacionadas às áreas de medicina e saúde, trazendo autores como Lee Goldman, Richard Drake, Kent M. Van De Graaff, J. Larry Jameson, sendo essencial para o processo de formação de profissionais do setor. 

Catálogo de Pedagógicas

Com mais de 1.400 títulos acadêmicos, esse catálogo abrange os principais assuntos referentes ao campo pedagógico, como educação infantil, corporativa, processo de alfabetização, gestão escolar, psicopedagogia etc.

Catálogo de Sociais Aplicadas

Esse catálogo possui mais de 2.900 títulos, abrangendo todas as carreiras pertencentes às ciências sociais, como jornalismo, marketing, relações internacionais, administração, turismo, entre outras.

Catálogo de Letras e Artes

Trazendo os principais temas relacionados à literatura e artes, esse catálogo apresenta autores como Paulo Ghiraldelli Jr., Elisa Lima Abrantes, Sandra Terciotti e Alessandra Bittencourt Flach.

A plataforma Minha Biblioteca possibilita o acesso à informação de forma rápida e prática, a partir de fontes confiáveis, abrangendo trabalhos e textos dos principais autores de referência da área. É possível fazer consultas na sala de aula, em clínicas, hospitais ou em quaisquer outros locais onde sejam necessárias.

Bibliotecas digitais são reconhecidas pelo MEC?

Em 2018, foi permitido pelo Ministério da Educação (MEC) que os cursos presenciais ou a distância possuam apenas bibliotecas digitais. Ou seja, a decisão se o acervo precisa ser físico ou digital cabe a instituição de ensino.

Dessa forma, ao avaliar a biblioteca, sendo virtual ou não, o MEC confere se:

  • A biblioteca têm a bibliografia básica e complementar indicada nos projetos pedagógicos dos cursos;
  • A biblioteca acompanha as mudanças nas matrizes curriculares;
  • Existe uma política de aquisição e atualização do acervo aprovada pelo NDE;
  • As referências na bibliografia passam por uma revisão do bibliotecário da IES e novamente pelo NDE.

Como funciona a plataforma Minha Biblioteca?

Os usuários podem consultar o material disponível na biblioteca digital a qualquer hora e de qualquer lugar, por meio de um computador, notebook, tablet ou smartphone conectado à internet.

A plataforma também elimina a preocupação com a falta de exemplares disponíveis na biblioteca física, pois permite acesso simultâneo e ilimitado, ou seja, o mesmo material pode ser acessado por diversas pessoas simultaneamente, o que é impossível com o esquema de empréstimo de livros físicos.

Por ser digital, a Minha Biblioteca oferece grande facilidade aos alunos que podem acessá-la em casa, no trabalho ou, até mesmo, no caminho até a faculdade. Com isso, a biblioteca digital pode complementar as bibliotecas físicas das universidades, oferecendo muito mais liberdade de estudo.

Isso também faz com que as instituições reduzam custos ou até mesmo eliminem a necessidade de reposição de livros danificados.

Os docentes podem customizar os planos de aula, elaborando materiais didáticos com capítulos de obras diferentes, o que possibilita que demandas específicas de cada disciplina possam ser devidamente atendidas.

Os estudantes também têm acesso a recursos, como:

  • Anotações e realces com opções de cores
  • Pesquisa por palavra-chave, ISBN, Título ou Autor
  • Marcar páginas e criar cartões de estudo
  • Impressão de parte do conteúdo
  • Citações nos formatos ABNT, APA, MLA, Harvard e Vancouver  
  • Leitor em voz alta, ajustar tamanho da fonte e cor da tela
  • Compartilhar conteúdo com outros usuários

Posso baixar os livros da Minha Biblioteca?

Através do modelo de assinatura institucional, as IES que contratarem o acesso offline podem oferecer aos usuários cadastrados, a possibilidade de baixar os livros através de aplicativo, facilitando a leitura, pesquisas e consultas aos títulos em modo offline.

Assista aos nossos tutoriais para saber como baixar o aplicativo e como fazer a leitura offline

Quem pode ter acesso à plataforma?

As instituições de ensino assinantes da Minha Biblioteca podem oferecer acesso à plataforma a toda a comunidade acadêmica para otimizar as suas rotinas internas, possibilitando mais qualidade para o processo de ensino-aprendizagem, garantindo integração ao AVA, portal da IES e gerenciadores de acervo.

Através da modalidade assinatura individual, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais também podem fazer uso através do Clube Minha Biblioteca, mesmo que as suas instituições ainda não tenham essa ferramenta. Confira como aproveitar os recursos da Minha Biblioteca.

Instituições de ensino

Através da modalidade assinatura institucional, as instituições de ensino superior podem oferecer a seus estudantes, professores e pesquisadores um ambiente online para leitura dos principais livros acadêmicos do mercado.

Por meio de login e senha fornecidos pela instituição, estudantes, professores e pesquisadores têm acesso ao catálogo de publicações contratado.

Público em geral

Estudantes, professores e demais interessados que não estiverem vinculados a uma instituição que faça uso da Minha Biblioteca podem fazer uma assinatura individual através do Clube Minha Biblioteca para ter acesso ao catálogo do seu interesse.

Conheça a Minha Biblioteca na prática

Agora que você chegou até aqui, já sabe quais são as vantagens que instituições de ensino, estudantes, professores e pesquisadores obtêm ao fazer uso da Minha Biblioteca como principal ferramenta de estudo, consulta, pesquisa e atualização profissional.

Que tal partir para a prática e conferir com muito mais detalhes como as suas atividades podem ser otimizadas com essa plataforma?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco para saber mais sobre a Minha Biblioteca e solicitar uma proposta para sua instituição.

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog: