Você já conhece os recursos da plataforma Minha Biblioteca?

A plataforma Minha Biblioteca tem uma interface intuitiva e recursos que facilitam a navegação, pesquisa e a consulta a milhares de eBooks para o ensino e formação dos estudantes. Entre as principais vantagens estão as ferramentas de busca integrada, leitura online e acessibilidade.

O principal objetivo da plataforma é facilitar o acesso a conteúdos fundamentais para estudantes, professores, gestores e bibliotecários da instituição.

A seguir, explicamos como você pode utilizar as ferramentas da plataforma e aproveitar as vantagens disponíveis. Confira!

Como utilizar a plataforma Minha Biblioteca?

O acesso à plataforma é feito por meio de login e senha. Para as empresas e as instituições de ensino, não há limites de usuários e filas de espera. Confira abaixo como navegar nas principais ferramentas.

Pesquisa integrada

Para começar, a pesquisa por títulos pode ser feita de forma inteligente, o que ajuda os usuários a encontrar conteúdos relevantes relacionados aos temas buscados. É possível pesquisar por um termo específico, como “pulmão”, para localizar as obras que contam com esse termo em seu texto. Essa ferramenta é bem útil para quem precisa desenvolver artigos e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Ademais, não é necessário utilizar caracteres específicos para fazer a pesquisa. A ferramenta de busca reconhece palavras sem que seja necessário incluir caixa alta, acento ou “ç”. Também não é preciso escrever a palavra inteira, já que o mecanismo pode reconhecer o termo procurado por aproximação.

Além do mais, a ferramenta oferece a possibilidade de busca combinada de termos. Por exemplo, se você quer ler um eBook sobre anestesiologia do autor Flávio Massone, por exemplo, pode ver os resultados se escrever apenas “anest massone”. Além do nome do autor e palavra-chave, as buscas podem ser feitas por título e ISBN digital.

Aba “Meus livros”

Os usuários ainda podem usar as funcionalidades da seção “Meus Livros”, uma espécie de estante virtual personalizada. Para ativar a opção, basta abrir o livro digital e, então, ter a obra à disposição nessa aba por 30 dias. Assim, sempre que você desejar, pode acessar novamente o eBook nessa seção, sem precisar localizá-lo na busca novamente.

Depois do intervalo de 30 dias, se precisar acessar a obra mais uma vez, é só refazer a pesquisa. Ademais, as anotações feitas pelos usuários continuam registradas, independentemente de sair da estante virtual.

Facilidade de compartilhamento

Outra característica importante da plataforma é a possibilidade de compartilhamento das obras de um jeito bem fácil. Quando você seleciona um título da sua estante, consegue encontrar o botão de informação. Nessa seção, é possível copiar a URL de uma forma descomplicada, para encaminhá-la a outros usuários.

Dessa forma, os professores podem recomendar o link de acesso ao livro digital aos alunos por e-mail ou adicionar ao plano de ensino, por exemplo. Lembrando que é necessário que os usuários estejam logados na plataforma para acessar a obra.

Funcionalidade para citações

Ainda na seção do botão de informação, o usuário da Minha Biblioteca pode aproveitar a funcionalidade de copiar o modelo de citação. Esse é um recurso útil, principalmente para estudantes e pesquisadores que desenvolvem produções acadêmicas. É possível escolher por usar a citação nos formatos MLA, ABNT, Vancouver, Harvard e APA.

Aba “Catálogo”

Outra seção interessante da plataforma é o Catálogo, onde você encontra todos os títulos contratados pela sua instituição e sugestões de leituras. Dá para visualizar ainda os títulos que estão na aba de tendências e adicionados recentemente. Você também pode visualizar nessa seção as obras divididas conforme as 7 áreas do conhecimento.

Leitura interativa

Ao abrir o livro virtual, você pode usar o botão sumário para acessar os diferentes capítulos das obras. Os leitores conseguem também fazer realces no conteúdo, com diversas cores. Todas as interações ficam registradas na aba Recursos de Estudo.

Se precisar, você ainda pode usar a ferramenta de impressão gratuita do conteúdo, com o limite de 15% do total da obra. O usuário também pode selecionar um trecho e adicionar ao cartão de estudo, com possibilidade de escrever algo ou copiar outro trecho, por exemplo. Outro recurso interessante que promove a acessibilidade é a leitura em voz alta.

Quais são as soluções da Minha Biblioteca para estudantes e professores?

A Minha Biblioteca oferece um acervo completo de livros digitais para contratação de empresas, instituições de ensino e pessoas físicas. A partir de diferentes valores mensais, é possível  uma pessoa física assinar a plataforma no site Clube Minha Biblioteca e ter acesso a todos os benefícios que ela oferece.

Para as instituições de ensino superior (IES), o conteúdo oferecido está em constante atualização, com as últimas edições de eBooks dos principais autores. A plataforma ainda atende aos critérios exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). Com isso, a ferramenta pode ajudar a diminuir a evasão de alunos na modalidade EAD.

Conheça nossos catálogos

A plataforma Minha Biblioteca oferece milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, que atendem às bibliografias de mais de 400 cursos de graduação. As obras são divididas em sete catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras. Veja mais sobre cada catálogo a seguir.

Catálogo de saúde

O catálogo de saúde com mais de 2.500 títulos, dispõe dos principais livros digitais da área, abordando temas como microbiologia, anatomia, fisiologia, histologia, embriologia médica, semiologia médica e biologia celular. É possível acessar as obras de grandes autores da literatura médica, a exemplo de Gerard Tortora, Denis L. Kasper e Celmo Celeno Porto.

Catálogo jurídico

O catálogo jurídico com mais de 2.300 títulos permite a visualização de bibliografias selecionadas, códigos comentados e legislações. Os usuários podem ler as principais obras da área do Direito de renomados autores, advogados e juristas, como Pedro Lenza, Flávio Tartuce, Nina Ranieri, Humberto Theodoro Jr. e Aury Celso Lima Lopes Junior.

Catálogo de exatas

Já o catálogo de exatas com 3.500 títulos, permite o acesso de maneira rápida e prática aos títulos mais importantes da área de engenharia, administração, matemática e química, por exemplo. As obras também atendem a alunos de cursos como ciência da computação, arquitetura, física, estatística e ciências contábeis. 

Editoras presentes no catálogo da Minha Biblioteca 

O acervo da Minha Biblioteca conta com títulos de 15 editoras acadêmicas e 38 selos editoriais. Entre elas estão Saraiva Educação, Artes Médicas, Grupo Editorial Nacional (GEN), Editora Forense, Editora Trevisan, Grupo Autêntica, Editora Método, Grupo A+ e Editora Saint Paul.

Conheça a Minha Biblioteca

A plataforma Minha Biblioteca oferece um acervo digital completo, a melhor solução tecnológica para apoiar o conhecimento de todos os usuários da sua instituição. Além da mobilidade e praticidade, a Minha Biblioteca proporciona diversos benefícios e facilidades para o estudo, como:

  • Realce de cor
  • Anotações
  • Pesquisa integrada por palavra-chave, ISBN, título e autor
  • Marca-página
  • Leitura em voz alta

Contando com a disponibilidade de milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos a qualquer hora, a plataforma inovadora e eficiente vem ajudando mais de 4 milhões de usuários em todo o país.

Entre em contato conosco

Gostou de conhecer as soluções da plataforma da Minha Biblioteca? Entre em contato conosco para obter mais informações.

Gostou deste conteúdo? Então leia mais artigos do nosso blog: