livros de química orgânica

7 livros de química orgânica fundamentais para o ensino superior

Estudar química orgânica é essencial para diversos cursos de ensino superior a fim de disseminar o conhecimento necessário para que os estudantes atuem no mercado profissional. Por isso, os livros de química orgânica são elementos-chave na rotina destes alunos.

Neste conteúdo, vamos abordar o que é e para que serve essa parte da química e quais as principais obras sobre o assunto na formação universitária.

O que é a química orgânica?

A área é responsável pelo estudo dos compostos que contêm o elemento carbono, chamados de compostos orgânicos, sejam eles produzidos por organismos vivos ou não. Essa definição foi proposta pelo químico alemão Friedrich August Kekulé, no século 19.

Indo além do conceito, a química orgânica estuda tudo o que envolve os compostos orgânicos, como estrutura, propriedades, composição, reações e síntese. Tais substâncias podem conter também hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e outros.

Vale lembrar que o carbono está presente em milhares de substâncias elementares para a vida, como DNA, proteínas, lipídeos e carboidratos. 

Mas o carbono também pode fazer parte de produtos desenvolvidos em laboratórios para o uso no dia a dia das pessoas, como os polímeros, filtros de água, medicamentos, ligas de aço e ferro, combustíveis, entre outros.

Leia também: Livros de engenharia: quais os principais ebooks para os futuros engenheiros?

Qual a importância da química orgânica?

Já entendemos o conceito e algumas aplicações da química orgânica, mas é importante destacar que este ramo proporciona grandes avanços científicos, tanto em desenvolvimento de novos fármacos, como na agricultura e na ciência forense. 

Sem contar que essa área está relacionada ao segmento de pesquisa e desenvolvimento de empresas. Ou seja, pode ajudar na fabricação de novos produtos industriais.

Além disso, os químicos podem atuar em conjunto com físicos e matemáticos para compreender o comportamento de elementos e moléculas e com biólogos para entender como as moléculas conduzem os processos dos organismos vivos.

Principais livros de química orgânica

Para aprofundar os conhecimento e trabalhar em todas essas vertentes, os estudantes dos cursos de química, engenharia química, bioquímica e outros no ensino superior precisam dos melhores livros de química orgânica. Conheça alguns:

1. Química Orgânica

Dos autores Maira Ferreira, Lavínia Morais, Tatiana Nichele e José Claudio Del Pino, o livro relaciona os conteúdos com as aplicações em áreas da indústria, como petrolífera, petroquímica, farmacêutica e de alimentos. Além disso, aborda o estudo de propriedades, reações e características dos compostos orgânicos.

2. Química Orgânica – 7ª edição – Volumes 1 e 2

O texto, de Francis Carey, proporciona aos estudantes uma sólida compreensão da química orgânica. O foco do livro é no funcionamento dos mecanismos das reações químicas, o que é essencial para o bom desenvolvimento da disciplina e para estimular os conhecimentos dos alunos.

3. Química Orgânica: Estrutura e Propriedades

Esta obra, de Cleverson Fernando Garcia, Esther Maria Ferreira Lucas e Ildefonso Binatti, foi pensada especialmente para os estudantes técnicos. Por isso, abordou a química orgânica com o detalhamento e o grau de complexidade voltados para profissionais que tenham no livro uma importante ferramenta de trabalho.

4. Manual de Sobrevivência no Laboratório de Química Orgânica – Guia de Técnicas para o Aluno

O Manual de Sobrevivência, de James Zubrick, mostra as técnicas básicas do laboratório de química orgânica e destaca como fazer o trabalho corretamente e com segurança. Com linguagem simples e acessível, o material conta ainda com instruções sobre como utilizar equipamentos de laboratórios e como funcionam alguns procedimentos.

Saiba mais: A importância do livro “Ciência e Engenharia de Materiais – Uma Introdução”

5. Química Orgânica – Funções e Isomeria

Com conceitos básicos e compostos orgânicos mais usados, o livro, de Luciana da Conceição Pavanelli, traz as definições, estruturas e nomenclaturas determinadas pela International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC). Aborda também propriedades da isomeria plana e espacial em compostos orgânicos, facilitando o entendimento das diferenças entre as estruturas.

6. Química orgânica experimental: técnicas de escala pequena

A tradução da 3ª edição norte-americana tem como objetivo apresentar as técnicas da química orgânica com novos desenvolvimentos e o uso de experimentos atualizados. O livro também ensina como realizar o trabalho minucioso em laboratório em escala menor. Além disso, os alunos têm experimentos envolvendo nanotecnologia e biocombustíveis.

7. Química Orgânica – Combo

Tradução da 9ª edição norte-americana de John McMurry, este livro foi editado em dois volumes e conta com linguagem clara para simplificar um tema considerado complexo. Ele aborda assuntos relacionados a estrutura e ligação; ligações covalentes polares; ácidos e bases; visão geral de reações orgânicas; química do benzeno; ácidos carboxílicos; biomoléculas; polímeros sintéticos e muito mais. 

Conte com o Clube Minha Biblioteca

Se você é estudante, profissional ou pesquisador na área de química orgânica, você pode contar com esses livros e muitos outros no Clube de Assinatura da Minha Biblioteca.

Criado para os interessados em investir na formação acadêmica e educação continuada, o Clube oferece assinatura pessoal, mensal ou anual, de 6 catálogos segmentados com conteúdos de ebooks técnicos, acadêmicos e científicos.

No Catálogo de Exatas, você encontra mais de 3.500 títulos, tendo os principais livros de química, física, matemática, engenharia, agronomia e outros cursos superiores da área.

Leia também: Ensino a distância: como o catálogo de livros de Exatas ajuda os estudos durante a quarentena

Com isso, os estudantes têm acesso online aos livros de química orgânica a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Ou seja, é mais praticidade, conveniência e facilidade para os estudos no dia a dia. Sem contar no melhor custo-benefício ao investir na assinatura de um acervo segmentado e especializado nas obras do seu interesse.

A ferramenta também oferece navegação simples e intuitiva, assim como funcionalidades para facilitar e otimizar a leitura e o aprendizado, como pesquisa por palavra-chave, realce, anotações, marcação de página, leitura em voz alta e modo revisão.

Quer ter acesso aos melhores livros de química orgânica para apoiar a sua formação técnica ou acadêmica? Conheça agora o Catálogo de Exatas, faça sua assinatura do Clube Minha Biblioteca e comece a consultar os ebooks.

Baixe nosso material e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino superior.

Leave a comment