Acervo digital de livros: como escolher o melhor para a sua IES

Acervo digital de livros: tudo o que você precisa saber para contratar

Uma biblioteca com acervo digital de livros oferece vários benefícios para instituições de ensino superior (IES), professores e alunos.

No entanto, é fundamental escolher uma solução que ofereça elevado padrão de qualidade para os polos educacionais e ainda atenda às necessidades de ensino e aprendizado de toda a comunidade acadêmica.

Por isso, explicaremos 7 critérios que devem ser levados em consideração antes de optar por um acervo digital de livros para a sua instituição. Também detalharemos os motivos que levam as IES a adotar as bibliotecas digitais. Acompanhe!

Os acervos digitais são fundamentais para inovação tecnológica das IES 

As instituições de ensino superior que buscam se atualizar em relação aos avanços tecnológicos recorrem a soluções inovadoras, como as bibliotecas digitais, para oferecer um modelo atualizado de acervo para estudantes e professores. Essa tendência ganha espaço por conta de facilidades como a otimização de recursos e o fácil acesso.

Os e-books não passam pela deterioração ao longo do uso, como ocorre com os livros físicos, e, além disso, as versões digitais não ocupam espaço e não demandam limpeza para a manutenção. De outro modo, o acervo digital também promove mais autonomia e qualidade na experiência de estudo dos alunos.

7 pontos para ter atenção ao contratar um acervo digital de livros para sua IES

Antes da sua instituição aderir a um acervo digital, é necessário avaliar alguns critérios que devem ser atendidos, como a qualidade do acervo e os recursos extras. A seguir, veja as informações que reunimos para ajudar você nessa tarefa.

  1. Frequência de atualização

A atualização do acervo com títulos revisados e com edições recentes é um ponto fundamental para a promoção do aprendizado nas IES. Desse modo, os usuários podem acessar um conteúdo remodelado, com melhorias e informações complementares.

  1. Acervo de qualidade

Contar com um amplo acervo de obras renomadas para os cursos de graduação, extensão e pós-graduação é outro tópico essencial para as instituições. Portanto, a biblioteca digital escolhida também deve ter livros digitais de qualidade e que sejam considerados referência para o aprendizado das disciplinas pelos estudantes.

  1. Facilidade de navegação 

Além do mais, a plataforma do acervo digital de livros precisa oferecer uma navegação intuitiva, facilitando a leitura online, pesquisa e a localização dos títulos. É fundamental contar com ferramentas de busca que simplifiquem os processos, a fim de economizar o tempo dos usuários.

  1. Recursos extras

Ainda é possível contar com recursos a mais, a exemplo de mecanismos para anotações. Assim, os alunos conseguem personalizar a leitura e destacar trechos que consideram mais importantes para o assunto que estão estudando.

  1. Aprovação do MEC

É bom citar que o Ministério da Educação (MEC) reconhece o acervo 100% digital. As instituições podem optar por ofertar as obras em formato digital ou físico. Ademais, a introdução do acervo digital não depende da implementação do modelo EAD na instituição.

  1. Suporte técnico

Ter à disposição uma equipe de suporte técnico para o acervo digital de livros proporciona mais tranquilidade ao uso. É possível contar com o suporte para tirar dúvidas e oferecer capacitações, a fim de atender às necessidades de acesso dos usuários e melhor gestão do acervo.

  1. Acesso ilimitado e simultâneo

Por fim, você precisa levar em conta o acesso ilimitado e simultâneo aos títulos, para que estudantes e professores consigam visualizar os livros digitais de forma rápida e fácil. A disponibilidade do conteúdo por meio de vários dispositivos, como smartphones e notebooks, também é fundamental para facilitar a utilização.

Procurando uma plataforma de acervo digital de livros? Conheça a Minha Biblioteca 

A Minha Biblioteca é a melhor solução digital de eBooks para instituições de ensino superior, empresas e pessoas físicas. Mais de 800 clientes já optaram por contratar o nosso acervo. Entre eles, estão instituições de ensino dos setores público e privado de várias regiões do país.

Mais de 38 selos editoriais e 15 editoras

A fim de assegurar a qualidade do acervo digital de livros da sua IES, a Minha Biblioteca oferece mais de 10 mil títulos em português, publicados por 15 editoras acadêmicas e 38 selos editoriais. Dessa forma, você poderá contar com títulos do Grupo A+, GEN (Grupo Editorial Nacional)/Atlas, Manole, Saraiva Educação, Almedina Brasil, Blucher, Cengage Learning, Cortez Editora, Artmed, entre outras.

Acervo multidisciplinar dividido em 7 catálogos

São mais de 10 mil títulos de referência disponíveis, para atender as bibliografias de mais de 400 cursos. O nosso acervo é dividido em 7 áreas do conhecimento:

Como funciona o acesso à plataforma Minha Biblioteca?

Para acessar a plataforma Minha Biblioteca, é necessário utilizar login e senha. Também não há limitação quanto ao número de usuários que podem navegar pelo nosso acervo digital de livros.

Desse modo, o acesso pode ser feito de maneira simultânea e sem filas de espera. Além disso, diversas obras acadêmicas, técnicas e científicas ficam disponíveis a todos os usuários conforme os catálogos contratados pela IES.

As consultas podem ser feitas por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. De acordo com a modalidade de contrato, os usuários também conseguem acessar a plataforma em modo offline, através do aplicativo Bookshelf (disponível para Android, iOS e Windows).

Conheça as funcionalidades da plataforma Minha Biblioteca

A plataforma Minha Biblioteca oferece diversas funcionalidades para facilitar a rotina de ensino e aprendizagem. Através da ferramenta de busca dinâmica os usuários podem pesquisar as obras pelo ISBN, título, autor e dentro do conteúdo dos livros. Também é possível criar cartões de estudo, compartilhar anotações, marcar páginas e destacar textos.

Alunos e professores ainda podem contar com ferramentas de acessibilidade para leitura em voz alta, ajuste do tamanho da fonte e a opção de tela noturna, recursos extremamente importantes para deixar a leitura acessível a todos.

Entre em contato conosco

Gostou de saber mais sobre a importância de contar com um acervo digital de livros para sua IES? Entre em contato conosco e descubra todos os benefícios que a Minha Biblioteca pode oferecer para a sua instituição.

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog