Veja os principais livros da área da saúde

Conheça os principais livros de medicina e saúde

A carreira médica é uma das mais disputadas nas universidades e quem consegue a tão sonhada vaga precisa de muito estudo para se formar. Por esta razão, os livros de medicina são fundamentais para os alunos que querem se tornar grandes profissionais.

Complexas e elaboradas, as obras exigem disposição e força de vontade por parte dos estudantes. Afinal, são livros que precisam de atenção e dedicação para serem consultados.

Confira os principais livros de medicina

Na formação dos estudantes na área de saúde, os livros de medicina são fundamentais. Isso porque é necessário pesquisar, estudar e consultar informações importantes sobre o corpo humano e todo o processo médico.

Um dos títulos mais recomendados pelos professores é “Medicina Interna de Harrison – 2 volumes”. Com material rico, o livro mostra os avanços que aconteceram em todas as áreas da medicina. A obra é organizada em dois volumes voltados ao aprendizado e à prática clínica.

Outro livro indicado para os alunos é “Anatomia Orientada para Clínica – 8ª edição”. O título tem como proposta iniciar o aluno no universo da saúde e explicar de maneira clara as correlações entre anatomia e prática clínica.

Anatomia e fisiologia: áreas de interesse fundamental

Para se tornar um bom profissional na área de saúde, é essencial aprender anatomia e fisiologia nos cursos de ensino superior.

A primeira estuda a forma e a estrutura dos diferentes elementos constituintes do corpo humano. Já a segunda é o estudo das funções e dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres humanos.

Para entender melhor os temas, essas 3 obras poderão ajudar:

1) “Princípios de Anatomia e Fisiologia – 14ª edição”: traz uma apresentação precisa e ilustrada de todos os sistemas do ser humano. O que ajuda a entender melhor o funcionamento geral da estrutura corporal.

2) “Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia”: mostra com ênfase a homeostasia. Ou seja, o processo de regulação pelo qual um organismo mantém constante o seu equilíbrio.

3) “Fisiologia Humana uma Abordagem Integrada – 7ª edição”: apresenta informações atualizadas sobre neurobiologia, sistema digestório e fisiologia reprodutiva.

Semiologia médica e Biologia celular molecular

Mas os conhecimentos necessários não param por aí. Os estudantes precisam aprender sobre semiologia médica e biologia celular molecular.

A semiologia médica é a área do conhecimento que dedica sua atenção aos sinais e sintomas apresentados pelos pacientes. A 7ª edição do livro “Semiologia Médica”, por exemplo, ajuda a identificar as doenças com base nos sinais não verbais.

Já a biologia celular é o ramo da biologia que estuda as células de forma específica. Enquanto, a molecular analisa o nível molecular com foco na estrutura e na função do material genético.

O livro “Biologia Celular e Molecular – 9ª edição” traz as últimas atualizações sobre o tema com capítulos minuciosamente revisados.

Grandes autores dos livros de medicina

Além de entender e estudar os principais assuntos dos cursos de saúde, é relevante também conhecer os principais nomes da literatura médica. Entre os grandes autores, veja 3 que não podem ficar de fora da bibliografia básica.

1) Gerard Tortora: professor renomado de Biologia e ex-coordenador no Bergen Community College New Jersey, onde atualmente ensina anatomia humana e fisiologia, além de microbiologia.

2) Denis L Kasper: tem obras sobre doenças infecciosas, microbiologia e imunologia que são indispensáveis para os alunos da área de saúde.

3) Celmo Celeno Porto: é um médico cardiologista brasileiro. Além disso, atua como professor do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

Como a biblioteca digital pode ajudar em estudos e pesquisas?

Diante deste cenário, a biblioteca digital surge como a ferramenta ideal para ajudar os alunos de medicina e das demais áreas da saúde.

Plataforma online com mais de 7 mil títulos acadêmicos, a Minha Biblioteca oferece na íntegra os principais livros de medicina. Recomendadas pelos professores, as obras ficam à disposição para consulta em qualquer dispositivo móvel com acesso à internet.

Além da mobilidade e praticidade, a Minha Biblioteca proporciona diversos outros benefícios e facilidades para o estudo, como:

• Realce de cor;
  • Anotações;
  • Pesquisa por palavra-chave, entre outros;
  • Marca página.

Com inúmeras vantagens, a biblioteca digital auxilia os estudantes e é indispensável nos dias atuais. Pesquise se a sua instituição de ensino tem a Minha Biblioteca. Caso contrário, a IES pode entrar em contato e solicitar a proposta.

Se quiser acessar os livros de medicina, a Minha Biblioteca também tem uma loja virtual no qual são vendidos livros separadamente ou até mesmo capítulos específicos.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.