aprendizagem no ensino superior

Aprendizagem no ensino superior: conheça as principais tendências da medicina

A aprendizagem no ensino superior da área médica requer que o aluno esteja sempre antenado com as tendências do setor. Os avanços tecnológicos dos últimos anos fizeram da medicina um dos campos de pesquisa mais à frente do tempo.

Os alunos interessados em seguir na carreira médica devem se preocupar com a aprendizagem no ensino superior e procurar aumentar seus conhecimentos para ganhar mais habilidades.

A educação continuada na área médica é fundamental para o desenvolvimento da profissão. O estudante de medicina nunca deve deixar de aprender e ficar por dentro das tendências do setor, pois é fundamental para garantir uma melhor qualidade no atendimento e segurança do paciente.

Veja as principais tendências em medicina

Diversas são as tendências da medicina, sendo que algumas até já fazem parte do dia a dia dos profissionais. Então, a aprendizagem no ensino superior precisa transmitir estas técnicas desde o início da graduação até a conclusão do curso para assim garantir estudantes preparados e capacitados.

Conheça algumas destas tendências:

Medicina integrada: 

Une os conceitos da medicina ocidental, que tem foco no diagnóstico e tratamento, com as técnicas da medicina oriental, que é mais voltada à prevenção de doenças e aos hábitos de saúde. Afinal, cada vez mais, se busca um estilo de vida saudável no qual alimentação e esporte são primordiais.

Mapeamento genético: 

Apesar de algumas ressalvas sobre o método, atualmente já é possível fazer o estudo dos genes humanos para buscar um tratamento mais adequado aos problemas do paciente. Com o mapeamento, também é possível uma análise individual de cada pessoa.

Tecnologia e robôs:

Os avanços tecnológicos nesta área vão desde nanorrobôs que auxiliam em cirurgias menos invasivas até exames de diagnóstico por imagem que surpreendem pela qualidade da informação.

Na outra ponta da relação, pacientes já podem contar com aplicativos para smartphones que transmitem informações como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, identificação de problemas do sono e índices de glicemia em tempo real.

Impressão em 3D:

A atual tecnologia já permite a impressão de próteses, órgãos e tecidos que vêm sendo usados em laboratório para análise de uma utilização em massa num futuro próximo. Até porque, a partir de células humanas, já é possível a impressão de acessórios que tendem a diminuir os riscos de rejeição.

Uso de wearables:

A chamada “tecnologia vestível” permite que aparelhos realizem o constante monitoramento dos sinais vitais do paciente. Acessórios como pulseiras, faixas de abdômen e relógios de pulso podem se tornar aliados de médicos e pacientes.

Telemedicina:

Ainda em estágio de implantação no Brasil, devido à pandemia do novo coronavírus, a medicina virtual permite a análise de dados e o compartilhamento de informações, por meio do prontuário eletrônico, entre os diversos especialistas que atendem a um paciente. Além de evitar sair de casa, a telemedicina reduz o tempo de espera em consultórios.

Aprendizagem no ensino superior: importância da atualização médica

Os futuros profissionais da medicina precisam otimizar a aprendizagem no ensino superior com conteúdos de qualidade. Estar bem informado com livros de referência em medicina e conhecer as tendências do mercado é fundamental.

Por isso, a recomendação é que alunos, professores, pesquisadores e demais interessados tenham acesso rápido a informações confiáveis.

Para atender esta necessidade foi criado o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca.

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

Criado para incentivar a educação continuada de alunos, pesquisadores, profissionais e professores, o Clube Minha Biblioteca oferece assinatura pessoal do catálogo de saúde com mais de 3 mil títulos técnicos, acadêmicos e científicos.

Aproveite ao máximo a melhor plataforma online de livros digitais com recursos que facilitam o acesso, a leitura e o aprendizado através de qualquer dispositivo conectado à Internet. 

Acesse o site Clube Minha Biblioteca para saber mais sobre nossos planos e aproveitar o desconto de 25% na assinatura anual.

Leave a comment

19 − 9 =