Atualização do Catálogo da Biblioteca Digital: garantia da qualidade do acervo para as IES

Atualização do Catálogo da Biblioteca Digital: garantia da qualidade do acervo para as IES

Manter o acervo virtual sempre atualizado é uma das principais estratégias para atender, com rapidez e eficiência, a demanda das Instituições de Educação Superior (IES) quando contratam uma biblioteca digital.

Hoje, a Minha Biblioteca conta com mais de 10 mil e-books disponíveis e todos os meses novos títulos e edições, publicadas pelas editoras sócias e parceiras da plataforma, são adicionados ao catálogo, garantindo o acesso às mais recentes e atualizadas obras de referência, ampliando as possibilidades de consulta e pesquisa dos estudantes, professores, gestores e bibliotecários. Em 2021, foram incluídos mais de 1.300 exemplares, uma média de 120 por mês. 

Esta operação tem nos bastidores um consórcio com os quatro principais grupos editoriais do Brasil: Grupo A, Grupo GEN, Editora Saraiva e Editora Manole, mais 11 editoras parceiras, somando 15 importantes empresas e 38 selos editoriais que, juntos, cobrem as principais áreas do conhecimento e atendem as bibliografias básica e complementar, que compõem a grade curricular de mais de 400 cursos.

As substituições ou exclusões das obras, normalmente, se concentram em janeiro, para evitar que a bibliografia dos cursos tenha que ser revista, no decorrer do período letivo. Eventualmente, em decorrência do término ou interrupção do contrato entre autores e suas respectivas editoras, há uma retirada em outros meses, em respeito à Lei 9610/98 que trata de Direitos Autoriais. 

Como as atualizações acontecem de forma dinâmica, é difícil apontar para números precisos, mas em projeções. Em janeiro de 2022, a previsão é de que mais de 500 livros sejam substituídos por novas edições.

Desses títulos, os catálogos que serão atualizados são: o MB Sociais Aplicadas, que atende cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, entre outros; MB Medicina, Medicina e Odontologia; MB Saúde, Educação Física, Enfermagem, Nutrição, etc; MB Jurídica, Direito; e MB Exatas, Arquitetura, Ciência da Computação e Engenharias, além de outros cursos.

Todo este processo tem como principal benefício proporcionar às IES a segurança de que os livros estarão sempre com suas edições renovadas e que os lançamentos também estejam disponíveis, garantindo atualização constante, numa atenção contínua da Minha Biblioteca com os seus clientes e usuários. 

Vale conhecer um pouco mais esta dinâmica, para visualizar que a contratação das plataformas digitais tem nos acervos virtuais uma solução com resultados, tanto para instituições de ensino, como na área corporativa, para empresas e órgãos públicos. 

  • Assinatura segmentada de catálogos: maior abrangência

Na Minha Biblioteca, o acervo completo é dividido e disponibilizado para assinatura, segmentado em sete catálogos, que abrangem as áreas de Exatas, Jurídica, Letras & Artes, Medicina, Pedagógica, Saúde e Sociais Aplicadas. Os clientes podem optar por assinar todos os catálogos ou apenas os que atenderem às necessidades da instituição.

  • Obras para suprir bibliografias básica e complementar: foco em cada curso

Os títulos, das editoras mais importantes do mercado, parceiras da Minha Biblioteca, cobrem a demanda de mais de 400 cursos de Nível Técnico, Graduação e Pós-graduação. A catalogação do acervo da plataforma é elaborada por indicações bibliográficas, com o apoio das próprias editoras e fundamentado pelo processo estabelecido pela bibliotecária que compõe a equipe da Minha Biblioteca. 

Cada catálogo atende um conjunto de cursos ou um curso específico.

Os livros podem ser catalogados em mais de uma área, pela natureza multidisciplinar ou por serem utilizados em cursos diferentes. Os básicos de Administração, Metodologia da Pesquisa Científica ou títulos orientando a redação de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso, podem ser adotados por todos os cursos e estar em todos os catálogos.

  • Renovação periódica: edições sempre atuais

Mensalmente são inseridas e disponibilizadas novas obras ou edições, catalogadas e liberadas para os clientes, de acordo com as áreas de conhecimento contratadas, atendendo as necessidades institucionais e regionais, habilidades e competências das disciplinas e dos cursos como um todo.

  • Critérios de atualização: manutenção sempre ativa 

As editoras renovam as obras conforme a demanda do mercado, atualizações legislativas ou técnicas, entre outros critérios próprios. O objetivo é manter um processo contínuo para manter 100% dos catálogos ativos e relevantes para as instituições contratantes. 

Dentre estes títulos estão obras inéditas na plataforma, reentradas ou novas edições, que substituem as antigas. O distrato entre editora e autor, a solicitação do próprio autor da obra ou questões de direitos autorais são critérios que norteiam a remoção do catálogo.

Num constante suporte ao cliente, são enviadas sugestões de obras equivalentes que poderão auxiliar na atualização e substituição das bibliografias dos cursos em andamento. A troca fica a cargo da instituição, da autoridade do NDE, dos coordenadores de cursos e professores, para que, dentro de processo estabelecido internamente na instituição, possam avaliar as indicações e adequá-las para atualização das referidas indicações bibliográficas.

Os dados e arquivos, cadastrados pelas editoras na plataforma da Vital Source também são revisados, com atenção às informações do livro, como nome dos autores, título da obra, ano de publicação, além da verificação do arquivo do livro digital, conferência de capas, páginas, paginação e as marcações necessárias para uma boa performance do livro na plataforma e sua integração com sistemas gerenciadores de acervo.

  • Comunicação estratégica com o cliente: interface dinâmica

Todas as movimentações do acervo são comunicadas, com antecedência mínima de 30 dias, com o envio de um newsletter mensal. As remoções anuais são informadas, cinco meses antes, para que as instituições se preparem para se adequar às saídas, com a atualização do acervo.

No Comunicado, são disponibilizadas informações como arquivos e metadados, em formato MARC21, necessários para que os clientes possam manter seu Gerenciador de Acervo atualizado, com todas as movimentações, de novos títulos e remoções na Minha Biblioteca. Além disso, é possível integrar as obras inseridas aos diferentes Gerenciadores de Acervos, auxiliando o bibliotecário na gestão do acervo virtual e físico, de modo integrado.

  • Operação combinada: plataforma-cliente

A atualização constante dos pacotes de livros, de cada catálogo, é realizada de forma automática. Porém, é necessário que os responsáveis, nas bibliotecas das instituições, façam os ajustes dos metadados nos Gerenciadores de Acervos.

Este processo se reflete na atualização das indicações bibliográficas e se converte em ações positivas, quando considerados os indicadores dos Instrumentos de Avaliação do MEC, no que se refere à adequação do acervo às disciplinas/unidades curriculares e à própria atualização do acervo. Incluem-se neste contexto os indicadores 3.6 e 3.7 do Instrumento de Avaliação Cursos de Graduação, para autorização e reconhecimento.

Para que esta engrenagem funcione, é importante que exista um canal de comunicação e atualização na instituição, com o envolvimento dos profissionais bibliotecários, professores, gestores acadêmicos e NDE, para garantir que as referências bibliográficas estejam devidamente atualizadas, atendendo às necessidades institucionais e regionais, habilidades e competências das disciplinas e do curso como um todo.

  • Gerenciamento do acervo: detalhes que fazem a diferença

A liberação dos metadados dos livros digitais, disponíveis nos catálogos, tem como objetivo permitir mobilidade para que as instituições possam importar estas informações para seu Gerenciador de Acervo e para que os bibliotecários possam gerir o acervo virtual e físico, de forma unificada.

Os metadados são enviados com os dados essenciais de catalogação, respeitando a individualidade de cada IES, assim como as políticas de catalogação e classificação adotadas por cada biblioteca ou rede de bibliotecas. Fica a cargo dos profissionais bibliotecários das instituições o gerenciamento do acervo, conforme a RESOLUÇÃO CFB Nº 240, DE 30 DE JUNHO DE 2021, que no seu Artigo 3º atribui ao profissional bibliotecário a catalogação bibliográfica e de metadados; a classificação e a indexação do acervo físico e virtual.

A Minha Biblioteca também atende os instrumentos regulatórios do MEC, nos indicadores 5.9 e 5.10, pois a integração dos metadados da plataforma ao Gerenciador de Acervos permite a organização, pesquisa e consulta aos títulos digitais.

Para atender os indicadores 3.6 e 3.7, do instrumento regulatório do MEC, é elaborado um contrato, em nome da IES, e fornecido o documento complementar de Plano de Contingência da biblioteca digital, personalizado para cada instituição.

  • Aproveitamento máximo do catálogo e do acervo: dicas para as IES

Neste contexto, o objetivo da Minha Biblioteca é que a instituição possa ter o máximo de aproveitamento das obras, disponíveis na plataforma, e cumprimento das atribuições do bibliotecário, constantes no artigo 3º da Resolução CFB 240/2021. 

Integrar os metadados do acervo da Minha Biblioteca ao Gerenciador de Acervos utilizados na biblioteca ou sistema de bibliotecas da instituição. Esta ação facilita a gestão do acervo pelos bibliotecários, a pesquisa, consulta e uso dos livros digitais, pelos usuários da instituição;

Divulgar, de forma presencial e virtual, via comunicações por e-mail, redes sociais, banners no site institucional – os recursos e ferramentas disponíveis na biblioteca e na instituição, inclusive a disponibilidade da biblioteca digital;

Informar, nas ementas e bibliografias das disciplinas/unidades curriculares, os livros indicados que estão disponíveis na biblioteca, em versão impressa e digital;

Incentivar os professores a pesquisarem e adotarem novas obras da biblioteca digital, o que irá estimular seu uso pelos estudantes.

*Colaborou neste artigo Verônica Angeloni, bibliotecária da Minha Biblioteca.

Conheça a Minha Biblioteca

Desenvolvida para ser a maior e mais completa solução digital de e-books para Instituições de Ensino Superior, a Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros que possui um vasto acervo de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, formada por mais de 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais.

Por meio da Minha Biblioteca, mais de 4 milhões de usuários têm acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos, atualizados mensalmente, através de qualquer dispositivo conectado à internet.

O acervo multidisciplinar conta com mais de 10 mil títulos em português, divididos em 7 catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras, que atendem à bibliografia de cerca de 400 cursos de graduação. No Brasil, mais de 800 instituições são clientes da Minha BibliotecaConfira algumas delas.