Os desafios e os benefícios da tecnologia na educação

Os novos recursos desenvolvidos a partir de modelos definidos na era digital impactam diretamente o comportamento das pessoas no processo de busca por informação, formação profissional e interesses pessoais.

A educação é também diretamente afetada e, com isso, precisa dedicar esforços para atualizar as suas ferramentas e formar cidadãos frente a esse novo cenário tecnológico.

Por isso, o uso de ferramentas digitais é fundamental para a transformação e otimização dos processos desenvolvidos pelas instituições de ensino.

Neste artigo, vamos apresentar as vantagens e os desafios da tecnologia na educação e as principais ferramentas a serem usadas. 

Tecnologia na educação: quais são as tendências para o futuro?

Comportamentos atuais e ferramentas que já estão sendo usadas apontam quais são as possíveis tecnologias que devem estar presentes nas rotinas das instituições de ensino.

Destacamos algumas mais relevantes:

  • Gamificação: exploração de jogos para otimização dos processos de ensino-aprendizagem, auxiliando a assimilação de novos conhecimentos de maneira mais estimulante.
  • Robótica: contribui para o ensino de conteúdo por meio de realizações práticas que complementam as aulas teóricas.
  • Inteligência Artificial: utilização de sistemas e programas que desempenham atividades com alto nível de complexidade, com características próximas ao conhecimento humano, para que determinadas tarefas sejam realizadas com mais exatidão.

Além dessas ferramentas, o ano de 2020, devido à pandemia do coronavírus, trouxe para a educação a modalidade de ensino a distância como principal possibilidade, devido ao distanciamento social.

As aulas remotas passaram a ser, tanto uma possibilidade de crescimento tecnológico para instituições e profissionais, quanto uma confirmação de tendência para o futuro da tecnologia na educação.

Aulas remotas: o que aprendemos com essa prática

As tecnologias na educação, que apontavam como tendência o ensino a distância e já eram utilizadas por algumas instituições, passaram a ser fundamentais para a realização das atividades básicas. 

O que antes era realizado apenas com os recursos indispensáveis dentro da sala de aula, após o início da pandemia da covid-19 precisou ser adaptado com urgência para uma nova realidade que suspendeu as aulas presenciais.

Nesse cenário, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) passaram a ser as grandes aliadas do sistema educacional.

É preciso considerar o grande desafio da internet ainda proporcionar uma conexão muito instável de forma geral no Brasil e, infelizmente, ainda não alcançar a casa de todos os estudantes.

Entretanto, com o vasto crescimento do uso de ferramentas digitais, as consequências positivas poderão ser colhidas após a pandemia, fazendo com que professores, estudantes e instituições de ensino se beneficiem com a utilização de salas virtuais e armazenamento de dados na Nuvem, entre outros recursos.

Quais são os benefícios da tecnologia na educação?

É inegável que o uso da tecnologia na educação de forma estratégica pode otimizar os processos de ensino-aprendizagem das instituições de ensino.

Os professores contam com mais recursos para elaborar, executar e otimizar os seus planejamentos, os estudantes podem utilizar uma série de ferramentas para visualizar o que estão estudando e as instituições de ensino podem atualizar alguns setores como as suas bibliotecas físicas, que podem passar a ser parcial ou totalmente virtuais.

Acompanhamento mais assertivo

Os docentes podem verificar com riqueza de detalhes exatamente o que cada estudante realizou por meio de recursos digitais, ainda podem fazer comparativos e observar em quais áreas houve ou não progresso, o que seria muito difícil de ser realizado dentro da sala de aula presencial pela impossibilidade de observação de todos os alunos em tempo real, sem ter ferramentas para revisitar o que cada um fez.

Personalização

Os materiais podem ser muito mais facilmente personalizados a depender da necessidade de cada curso, turma ou até mesmo de determinados estudantes.

Sem falar que o conteúdo pode ser atualizado de forma mais dinâmica do que geralmente é possível com materiais físicos.

Autonomia

A utilização de tecnologia na educação possibilita que os estudantes sejam considerados agentes ativos na construção do conhecimento, estimulando a autonomia no processo de aprendizagem e assimilação de novos saberes.

MEC exige acervo mínimo digital para faculdades e universidades

Em 2018, o Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria para regularizar a digitalização e gestão dos documentos das faculdades e universidades. 

Portanto, toda instituição de ensino superior, independentemente de ser pública ou particular, deve digitalizar seu acervo acadêmico.

O acervo engloba todos os materiais informacionais importantes para a formação e  atualizações de pesquisas e estudos em diversas áreas de conhecimento. 

Com esse tipo de tecnologia na educação, a parte burocrática de documentação passa a ter mais segurança, tanto para a instituição, quanto para professores e alunos.

A plataforma da Secretaria Acadêmica Digital (SeAD) permite, por exemplo, um processo de matrícula mais ágil, dispensando a necessidade da presença do aluno na instituição.

Para a instituição, essa tecnologia facilita a organização e o acesso aos documentos dos alunos de forma digital, assim como acelera o processo de expedição do diploma digital.

Com essa tecnologia na educação, a instituição passa a ter mais competitividade de mercado, pois passa a administrar de forma estratégica todos os dados, tanto de alunos quanto de professores e gestores. Dessa forma, os processos educacionais podem ser melhorados e a experiência de alunos e professores é beneficiada.

Os principais desafios do uso da tecnologia na educação

As novas tecnologias trazem inúmeros benefícios para os processos educacionais, mas com eles também é possível identificar alguns desafios. Confira os principais a seguir:

Preparação do corpo docente

Os professores passam a atuar como mediadores entre os alunos e os diversos conhecimentos que devem ser apresentados por meio de novos recursos. 

Os estudantes devem ser estimulados a interagir entre si e a desenvolver novas habilidades, deixando de ser apenas consumidores de tecnologia para serem também criadores.

Para tanto, as instituições devem promover ações para que os professores façam uso eficiente das ferramentas.

Interdisciplinaridade

Mais do que nunca, torna-se necessária a construção de um ambiente no qual os diversos conhecimentos e saberes de diferentes áreas dialoguem de forma assertiva e facilitada.

Além dos componentes tradicionais, é fundamental oferecer possibilidades de aprendizado que preparem os estudantes para melhor se relacionar com o mundo.

Metodologias inovadoras

Os recursos são novos, e as metodologias de ensino devem seguir o mesmo fluxo. As instituições e os professores devem escolher e desenvolver formatos que abranjam as novas ferramentas e as necessidades.

Engajamento dos estudantes

Muitos dos atuais estudantes já nasceram envolvidos nesses novos recursos e podem resistir a reconhecer os benefícios e as inovações de seu uso nos seus processos educacionais.

Por isso, quanto mais os docentes estiverem bem preparados, utilizando as metodologias mais adequadas, mais será possível ter sucesso na utilização de novas ferramentas.

Quais tecnologias podem ser usadas na educação?

Diferentes tipos de recursos podem ser utilizados para otimizar os processos de elaboração de planos, execução das aulas e assimilação dos novos conhecimentos e saberes.

Confira cinco tipos de tecnologia na educação e alguns exemplos. 

1. Objetos digitais de aprendizagem

 Videoaulas, animações, livros virtuais e jogos são alguns exemplos de objetos digitais de aprendizagem (ODA), que servem para auxiliar a prática pedagógica dentro e fora das salas de aula.

2. Plataformas

Para otimizar a produção, a atualização, o armazenamento e a distribuição de conteúdo, existem plataformas que facilitam essas atividades, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Além disso, é possível fazer um acompanhamento mais individualizado de cada estudante.

O Moodle é um dos AVAs mais utilizados como suporte para o ensino híbrido no mundo, possibilitando a fácil criação e publicação de materiais.

3. Ferramentas de gestão

Promovem a organização de processos educacionais que ocorrem tanto dentro da sala de aula, quanto fora, na parte administrativa. Os gestores e professores são diretamente beneficiados, pois investem menos tempo na realização de atividades burocráticas e podem se dedicar mais à elaboração das aulas e ao acompanhamento dos estudantes.

Existem ferramentas como o Geekie Lab, que tem foco no aprendizado, e o APP Prova, que enfatiza o desenvolvimento dos estudantes.

4. Ferramentas de Imersão

Ambientes virtuais imersivos que possibilitam experiências de realidade aumentada, promovendo a associação entre a teoria que os estudantes estão absorvendo nas aulas e a visualização na prática. Atualmente, é possível ter acesso a passeios 360º totalmente virtuais oferecidos por parques nacionais e museus.

5. Ferramentas de comunicação

Aplicativos que facilitam a comunicação a distância, como Telegram, WhatsApp, Messenger e redes sociais, quando utilizados estrategicamente, podem facilitar a comunicação entre os estudantes no processo de aprendizagem. Além disso, tais recursos são capazes de diminuir a distância entre estudantes, professores e gestores.

Ficou com alguma dúvida sobre tecnologia na educação? Entre em contato conosco para saber mais sobre a plataforma Minha Biblioteca e solicitar uma proposta para sua instituição.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog: