Como adquirir um acervo digital de qualidade e reconhecido pelo MEC

Quando o assunto é disponibilizar livros online para ajudar estudantes e professores, sejam eles de qualquer curso de formação, é importante ter um acervo digital de qualidade para que as necessidades acadêmicas deles sejam supridas.

Se a intenção for prestar esse auxílio para pessoas do ensino superior, os livros precisam de ainda mais atenção. É preciso ter uma lista variada de títulos, obras de qualidade e, mais importante, reconhecidas pelo MEC.

Você é bibliotecário ou diretor acadêmico e quer saber como adquirir um bom acervo online? Confira algumas atitudes importantes que você deve valorizar para montar a biblioteca digital e aplique-as!

Priorize as principais editoras

As principais editoras brasileiras — Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva — são responsáveis pelos principais títulos acadêmicos e, inclusive, estão sempre lançando edições novas.

Priorizá-las significa investir em um acervo digital completo e que vão atender as demandas que os alunos precisam durante a rotina acadêmica, seja para estudo ou como fonte de informação para atividades do dia a dia e outras tarefas entregáveis, como os trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Adicione as obras dos melhores autores no acervo digital

Uma atitude essencial é pesquisar quais são os principais autores de cada curso de formação. Aqueles que são referências tanto na bibliografia básica quanto na complementar nas universidades devem fazer parte de sua lista de escritores.

É importante contar com esses nomes para que os professores façam o embasamento do conteúdo das suas aulas nestes autores, com a garantia de que os alunos terão acesso às informações com facilidade e possam usá-las como referência para os estudos da disciplina. Além disso, mesmo que sem envolvimento com as aulas, muitos estudantes gostam de explanar seus conhecimentos tendo contato com obras de grandes autores de suas áreas.

Como adquirir um acervo digital de qualidade e reconhecido pelo MEC

Invista na acessibilidade e mobilidade da ferramenta

Para ter um acervo digital de qualidade, além de investir na quantidade e importância das obras, é essencial valorizar a acessibilidade dos alunos e professores à plataforma online.

Investir na experiência que eles terão no contato com a ferramenta é determinante para que sua biblioteca digital consiga suprir os interesses dos estudantes e formadores. De nada adianta uma plataforma repleta de obras reconhecidas pelo MEC se não é possível ter acesso a elas.

Outro ponto importante neste aspecto é a mobilidade. Hoje em dia, a maior parte dos acessos à internet são feitos por dispositivos móveis, o que quer dizer que você precisa atender essa demanda. Sendo assim, uma plataforma digital que seja responsiva e fácil de usar pelo smartphone ou tablet é fundamental.

Viu só? Uma biblioteca digital deve ter uma junção de quantidade e qualidade. Essas atitudes ajudarão o bibliotecário ou diretor acadêmico a montar uma lista de obras bem completa e que serão realmente úteis para o dia a dia nas universidades em diversos cursos de formação.

Agora que você já sabe quais pontos valorizar para ter um ótimo acervo digital, conheça o Minha Biblioteca e tenha acesso a mais de 8 mil títulos de diferentes áreas de conhecimento! Nossa plataforma, inclusive, investe na mobilidade e praticidade e seus alunos poderão acessá-la de onde estiverem.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.