Educação 5.0: como se preparar para o futuro da educação superior

Com a transformação digital veio a Educação 5.0, que integra a tecnologia à sala de aula e, também, discute mudanças sociais e habilidades socioemocionais de professores e estudantes.

Assim, o movimento da Educação 5.0 busca desenvolver nos estudantes novas habilidades que facilitem a inserção no mercado de trabalho, além de estimular a contribuição ativa com a comunidade na qual estão inseridos, sendo capazes de criar soluções inovadoras. 

Dessa forma, as instituições de ensino precisam acompanhar as evoluções, garantindo que toda a equipe esteja atualizada e preparada para colocar o conceito em prática.

Neste texto, a Minha Biblioteca apresenta pontos essenciais sobre o conceito de Educação 5.0, a diferença entre o conceito 4.0 e as especificidades de aplicação para o ensino superior. Confira!

O que é Educação 5.0?

Nós sabemos que a tecnologia transforma a sociedade e a educação. Em vista disso, a Educação 5.0 surge para promover uma interação saudável e enriquecedora dos recursos tecnológicos com o processo de formação dos estudantes.

Vale ressaltar que as competências socioemocionais também surgem como um importante pilar a ser trabalhado em conjunto com as ferramentas digitais. Assim, a ideia de colaboração ganha uma dimensão mais elevada, indo além do aprendizado colaborativo entre colegas e estendendo-se à comunidade e à sociedade.

Portanto, a Educação 5.0 possibilita aos estudantes um desenvolvimento mais completo. É um aperfeiçoamento da Educação 4.0 que vai além dos elementos que já eram implementados, conseguindo alcançar o aprendizado completo, multifacetado e integrador com o apoio da tecnologia.

O foco passa a ser o incentivo, a colaboração, a resolução de problemas e a busca por soft skills que possam fazer diferença no futuro do estudante.

A evolução da educação segue a sociedade 5.0

A sociedade 5.0 é um conceito criado no Japão em 2016, que consiste na ideia de que o desenvolvimento tecnológico esteja centrado no ser humano e na busca por soluções realmente valiosas para a vida das pessoas.

Ou seja, os recursos tecnológicos serão integrados às áreas mais humanas, como a gestão de pessoas.

Mais especificamente na educação, essas mudanças atuam como respostas às necessidades da sociedade. Dessa forma, elas geram a necessidade de formar pessoas mais preparadas para lidar com os desafios da sociedade atual.

Competências socioemocionais no ensino

A Educação 5.0 tem como foco elaborar uma prática educacional cada vez mais em sintonia com as competências socioemocionais que, por sua vez, norteiam o trabalho de professores e instituições de educação para serem desenvolvidas em conjunto na sala de aula em todas as fases da educação. 

Dessa forma, as IES devem ir além dos conteúdos pedagógicos e abordar temas que ajudem os estudantes a se relacionar, trabalhar em equipe, lidar com valores e opiniões divergentes, e criar metas para sua própria vida.

Assim, algumas competência que podem ser desenvolvidas são:

  • construção de relacionamentos de confiança e respeito;
  • autoconfiança;
  • autoconhecimento;
  • controle das emoções. 

Entendendo a diferença entre Educação 4.0 e Educação 5.0

É importante destacar que a Educação 5.0 não exclui a 4.0, ela evolui, complementa e dá continuidade ao conceito. Dessa forma, chega para propor uma aprendizagem mais humana e focada no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Na Educação 4.0, a tecnologia é inserida para promover maior rapidez, precisão e embasamento ao ensino, como a gamificação, a inteligência artificial etc. Nesse caso, o objetivo é criar uma comunicação mais direta com as novas gerações.

Já na Educação 5.0 entram as competências socioemocionais, também conhecidas como soft skills, que capacitam o indivíduo para usar a tecnologia de forma saudável e produtiva.

Dessa forma, a diferença entre os dois conceitos é que o modelo 5.0. não tem como objetivo apenas adquirir habilidades para conseguir se inserir no mercado de trabalho, mas também ser capaz de fazer coisas que ofereçam soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Desafios do ensino superior nesse novo conceito educacional

As instituições de educação têm um papel central no fomento da Educação 5.0 e a formação docente sempre foi um desafio.

Nesse novo contexto, o ponto mais essencial é se adaptar. Afinal, o professor passa a ser o mentor do estudante, estimulando-o continuamente para que as hard e as soft skills sejam desenvolvidas levando em conta suas particularidades e a nova forma de construção do conhecimento.

Segundo o Correio Braziliense, a partir de 2023, no mínimo 10% da carga horária total de todos os cursos de graduação deverá ser destinada às atividades extensionistas. Ou seja, já corresponde a uma ação que deve priorizar o desenvolvimento social, humano e socioemocional.

Por isso, a gestão universitária deve se empenhar para capacitar professores e demais colaboradores na área de tecnologias educacionais para garantir, assim, que eles tenham uma formação continuada e estejam preparados para assumir um novo papel em sala de aula na era da Educação 5.0.

Como as IES podem se adaptar à Educação 5.0?

Ao mergulhar no universo da Educação 5.0, professores precisam focar em formar estudantes para além dos conteúdos curriculares, desenvolvendo cidadãos críticos, mais conscientes e capazes de construir uma sociedade mais colaborativa e voltada para o bem-estar geral.

Para isso, ações devem ser traçadas para que a IES promova mudanças reais e que atendam às necessidades desse novo modelo.

Confira, a seguir, 4 formas de adaptar a Educação 5.0 no ambiente de educação superior.

1. Implemente tecnologias educacionais

É imprescindível que as instituições de educação superior ofereça novos recursos tecnológicos como os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), laboratórios virtuais, recursos de realidade virtual e aumentada, entre muitas outras dequadas às necessidades do ensino 5.0.

A maioria das instituições se prende a processos tradicionais e esquece de rever e atualizar as tecnologias educacionais. Além disso, mesmo as IES que tenham softwares de gestão precisam se adaptar para atender às necessidades atuais da comunidade acadêmica.

Uma opção que contribuiu para essa construção inovadora é a implementação de um acervo virtual completo e sempre atualizado. Assim, é possível promover a multidisciplinaridade e oferecer conteúdos de qualidade sem estar preso aos exemplares físicos.

Por isso, as bibliotecas digitais são extremamente relevantes na Educação 5.0, visto que proporcionam o acesso a uma gama de informações a qualquer momento e em qualquer lugar, estimulando a autonomia do estudante.

2. Capacite sua equipe

É fundamental que todos os colaboradores entendam a Educação 5.0 e saibam como aplicá-la nos processos de ensino e aprendizagem no dia a dia dos estudantes. Para isso, deve-se investir em treinamentos, especializações e incentivar a participação em eventos de formação.

Contudo, a capacitação deve ser contínua para acompanhar os avanços tecnológicos e socioemocionais da comunidade acadêmica. À medida que novas ferramentas e plataformas forem implementadas, é essencial renovar o conhecimento acerca delas.

3. Atualize as metodologias de ensino

Com a renovação do conceito de Educação 4.0 para 5.0, também é preciso rever e atualizar as metodologias de ensino que estão sendo aplicadas. Afinal, a educação tradicional já não é suficiente para atender às necessidades dos novos estudantes.

Nesse caso, é preciso seguir por caminhos que proporcionem aprendizado, protagonismo e autonomia, como a gamificação, o uso de metodologias ativas e de ferramentas que promovam o engajamento de estudantes nas aulas on-line e presencial.

4. Melhore o relacionamento com os estudantes

A Educação 5.0 envolve habilidades sociocomportamentais e, por isso, requer diálogo, escuta ativa, cuidado e atenção. Por isso, a IES não deve abrir mão de analisar tais questões e fortalecer a comunicação e o relacionamento com os discentes.

Em sala de aula, o acompanhamento mais próximo da performance dos estudantes permite identificar quem precisa de maior atenção para o seu desenvolvimento.

Já para os gestores, a adaptação corresponde a um forte diferencial competitivo frente a outras instituições de educação. Isso porque tem como foco proporcionar resultados realmente efetivos e que contribuem com o desenvolvimento de toda a comunidade acadêmica.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros com um vasto acervo de títulos acadêmicos, técnicos e científicos. Ela foi desenvolvida para ser o melhor provedor de conteúdo universitário do Brasil e a melhor solução digital de e-books para instituições de educação superior.

Formada por 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais, por meio da plataforma, estudantes, professores e profissionais têm acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos. No Brasil, mais de 1.100 instituições são clientes da Minha Biblioteca.

Quer entender melhor todas as possibilidades que a plataforma oferece? Entre em contato com nossos consultores e conheça a melhor biblioteca digital do país.

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog: