6 ferramentas essenciais da Minha Biblioteca para facilitar seus estudos e pesquisas

A plataforma Minha Biblioteca permite que professores e estudantes tenham acesso a milhares de e-books acadêmicos e técnicos em um só lugar. Apoiando-se na ideia de transformação digital, a IES que oferece o acervo virtual permite que a comunidade acadêmica estude quando e de onde estiver, rompendo as barreiras geográficas.

Entretanto, os recursos não se limitam apenas a oferecer os títulos, mas também a promover experiências satisfatórias aos usuários. Por meio de funcionalidades tecnológicas, é possível tornar o uso intuitivo, ter acesso facilitado por meio de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks, e permitir que a IES tenha relatórios de análises de uso do acervo virtual.

Neste artigo, a Minha Biblioteca apresenta algumas das ferramentas essenciais que a biblioteca digital oferece e como elas ajudam a comunidade acadêmica ao acesso a conteúdos de qualidade. Confira!

A importância da biblioteca digital para a IES

As IES estão na linha de frente da Revolução Industrial 4.0 e, hoje, elas já sabem que os ensinos híbrido e remoto são apostas reais para a educação de nível superior.

No Censo da Educação Superior 2020, os reitores viram uma tendência impressionante: no período de 10 anos, os estudantes em cursos presenciais diminuíram 13,9%, enquanto os interessados em cursos EaD aumentaram 428,2%.

Nesse sentido, há um movimento de mudança que as IES devem acompanhar, caso queiram se manter competitivas. Entre as mudanças e os novos acréscimos, vale destacar a presença da biblioteca digital.

Além de oferecer milhares de títulos online e seguir as diretrizes impostas pelo MEC, a biblioteca digital é uma ferramenta que acompanha o novo cenário da educação superior. Com o EAD, a oferta de e-books possibilita uma experiência mais imersiva e, consequentemente, mais proveitosa entre os estudantes e a comunidade acadêmica.

Assim, ter um acervo virtual é um dos pontos essenciais da transformação digital rumo a uma educação de qualidade, com acessibilidade, processo intuitivo e maior autonomia aos usuários da plataforma.

6 ferramentas da Minha Biblioteca que você precisa conhecer

As ferramentas da Minha Biblioteca entregam experiências mais positivas ao ler, buscar e estudar temas específicos. Entre os milhares de livros disponíveis, você encontra recursos que facilitam o aprendizado e, ao mesmo tempo, geram pesquisas mais aprofundadas, tendo mecanismos personalizados.

Vale destacar também as ferramentas de acessibilidade.

Veja abaixo a seleção das 6 principais ferramentas da Minha Biblioteca.

1. Busca dinâmica

Na plataforma digital, é possível fazer uma pesquisa aprofundada nos e-books.Você pode fazer buscas por títulos, assuntos, autores e termos. 

Já dentro do exemplar digital, o usuário consegue localizar palavras-chave e figuras de interesse.

2. Acesso off-line

Integrado ao aplicativo Bookshelf, você consegue fazer download de livros e lê-los mesmo sem estar conectado à internet. Desse modo, o usuário do acervo virtual não depende de rede on-line para estudar e fazer pesquisas.

Para isso, você precisa baixar e integrar a sua conta ao aplicativo Bookshelf, em um processo bem simples. Logado na Minha Biblioteca, você precisa apenas baixar o aplicativo e fazer o login na plataforma para ler off-line quantos livros você quiser e de onde estiver.

Lembre-se de verificar se sua Instituição oferece o serviço off-line da plataforma Minha Biblioteca.

3. Leitura em voz alta

Na plataforma Minha Biblioteca, a comunidade acadêmica tem acesso a um recurso de acessibilidade chamado leitura em voz alta. Como o próprio nome sugere, essa função lê trechos ou até mesmo o conteúdo inteiro em voz alta.

Com isso, pessoas com deficiência visual ou baixa visão podem estudar para ter uma formação completa e inclusiva.

4. Realce e anotações

Entre os recursos de estudos, estão as opções de realce e anotações, que possibilitam favoritar trechos e inserir cartões de estudo.

Tudo funciona com bastante praticidade e cabe ao usuário destacar um trecho (selecionar o trecho desejado) e escolher as opções de recursos, seja de destaque, anotar, entre outros.

Ainda tem a possibilidade de seguir os realçadores de outros usuários da Minha Biblioteca para ver os realces e anotações feito por amigos e professores. Importante deixá-los como realçadores públicos.

5. Marcador de páginas

O marcador permite que o usuário da biblioteca digital destaque páginas específicas de um livro. Além de facilitar o encontro de temas importantes, essa ferramenta da Minha Biblioteca evita que você se perca em meio às tantas leituras disponíveis na plataforma.

Assim, sempre que precisar interromper a leitura, saiba que você pode retomar quando quiser e sem gastar tempo procurando onde parou.

6. Adequação às preferências do leitor

Com a Minha Biblioteca, a exibição do e-book nos dispositivos móveis não é um problema. A plataforma permite que o usuário configure as preferências do leitor, padronizando o estilo do conteúdo.

Assim, é possível definir o tamanho e o estilo da fonte do texto, o modo de leitura, entre dia, noite (cores de fundo ciano e sépia), a margem do livro e o espaçamento entrelinhas que menos prejudica a visão.

Por que contratar os serviços da Minha Biblioteca?

Além das diferentes ferramentas que facilitam o estudo e a pesquisa por meio da plataforma, há características exclusivas que põem a Minha Biblioteca como a melhor solução de biblioteca digital.

Veja abaixo os motivos de ter a Minha Biblioteca como aliada da sua IES.

Maior plataforma de e-books do mercado

O acervo completo da Minha Biblioteca traz obras publicadas e hoje reúne mais de 11 mil títulos à disposição dos usuários. Na prática, as obras encontradas atendem às bibliografias básicas e complementares de mais de 400 cursos em diferentes áreas.

Interface acessível e intuitiva

Sem filas de espera e com acesso simultâneo a diversos usuários, a comunidade acadêmica encontra uma interface acessível e intuitiva para pesquisar, estudar e recorrer às diferentes ferramentas disponíveis na plataforma.

Incentivo ao uso de metodologias ativas

As metodologias ativas devem ter participações cada vez maiores no processo de aprendizagem, e a biblioteca digital pode incentivar nessas novas práticas.

Isso acontece porque leituras, páginas e trechos podem ser facilmente referenciados em sala de aula (ou mesmo fora dela), garantindo uma integração mais simples às tantas metodologias ativas para IES.

Conta com ferramenta de estatística de uso

Com o Analyze, a IES tem acesso a números consolidados de estatística de uso e aceitação entre os estudantes e docentes. Indo além dos números, encontra filtros para personalizar o seu relatório, considerando números a partir das publicadoras, dos títulos e até mesmo dos estudantes.

Entre outros recursos úteis do Analyze, estão:

  • páginas visualizadas;
  • estudantes com atividade;
  • páginas de estudo;
  • tempo médio por seção;
  • gráficos de evolução.

Atualização constante dos títulos

Com as 16 maiores editoras acadêmicas do país e mais 42 selos editoriais, a plataforma Minha Biblioteca traz atualizações constantes dos títulos. Com isso, a IES tem e-books atualizados, otimizando o custo-benefício do acervo da universidade.

Possibilita melhores avaliações no MEC

O recurso da biblioteca digital impacta positivamente a avaliação junto ao MEC. Isso porque o Ministério da Educação já reconhece a possibilidade de ter acervos físicos, digitais ou híbridos.

Dessa forma, as IES podem se beneficiar do acervo virtual promovendo inovação, transformação digital e facilidade de acesso aos títulos. Com a biblioteca digital, sua instituição pode alcançar médias maiores nas avaliações do MEC por manter um acervo completo e sempre atualizado.

Fale com nossos consultores

Quer conhecer mais ferramentas e entender melhor todas as possibilidades que ficam à disposição da sua IES graças à plataforma da Minha Biblioteca?

Entre em contato com nossos consultores e saiba como levar inovação e transformação digital por meio da melhor biblioteca digital do país!

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog: