Biblioteca digital para cursos de saúde: como ter um acervo completo?

Os cursos de saúde dependem muito de livros acadêmicos e artigos científicos atualizados para promover um aprendizado completo e atualizado. Estudos e pesquisas surgem a todo momento, em novos temas e em soluções inovadoras para quadros clínicos.

Nesse sentido, a leitura passa a ser indispensável em toda a jornada do profissional da medicina. Da graduação ao último ano da especialização, o acesso a obras atualizadas deve ser constante e, justamente por isso, uma biblioteca virtual é a aliada mais importante entre estudantes e docentes.

No entanto, uma dúvida muito comum entre as instituições de educação superior é: como ter uma biblioteca digital para cursos de saúde, com títulos atualizados e que contemplam todo o programa de ensino? Para responder essa questão, a Minha Biblioteca preparou este conteúdo com um guia completo sobre o tema. Confira!

A importância da biblioteca digital para cursos de saúde

Independentemente do nível do saber, aspirantes à área ou mesmo médicos com renome compartilham de um desafio sempre presente: a necessidade de leituras e aprendizados constantes. Isso acontece porque a medicina está sempre em evolução, e, portanto, os profissionais devem entender mudanças e encontrar referências frequentemente atualizadas.

Nesse sentido, o mais importante ponto é o acesso à leitura de qualidade, que pode ser árdua por fatores econômicos, geográficos e até mesmo físico, afinal os livros dependem de espaço na biblioteca e mesmo para manuseio.

Como resposta, a biblioteca digital se destaca por proporcionar um acervo definitivo e ao mesmo tempo acessível aos futuros profissionais da área da saúde e docentes do curso. Assim, basta ter acesso a dispositivos eletrônicos para escolher os livros em diferentes jornadas do profissional de medicina.

Por isso, o catálogo de saúde da Minha Biblioteca traz um acervo sob medida para estudantes, docentes e comunidade acadêmica dos cursos de saúde. O foco é apresentar títulos sempre atualizados, de editoras reconhecidas no mercado e das principais referências da área.

Por que minha IES precisa de uma biblioteca digital?

Os principais benefícios de investir em uma biblioteca digital é oferecer conteúdos sempre atualizados à comunidade acadêmica, mobilidade, praticidade, diminuir filas de espera por um livro e reduzir os custos com livros físicos.

Isso porque construir uma biblioteca física para a área de saúde pode ter custos elevados, especialmente se a instituição foca em renovação constante dos títulos.

Por isso, as IES que mostram preocupação em oferecer sempre o melhor aos estudantes costumam ter melhores conceitos no MEC, atender bem a comunidade acadêmica e se destacar no mercado da educação. Quando isso acontece, há a tendência a reter discentes e incentivá-los a continuar na instituição para especializações é maior.

Vantagens de investir em um acervo digital de saúde

A IES que oferece um acervo completo e atualizado permite ao estudante estar familiarizado com as inovações em técnicas, descobertas e doenças, aumentando as chances de se destacar no mercado.

Confira os principais benefícios de ter uma biblioteca digital como aliada:

  • conteúdos de qualidade: estudantes de medicina e profissionais em busca da aprovação na residência médica podem se beneficiar com leituras indispensáveis das principais editoras do mercado educacional, tornando o aprendizado completo e consumindo os conteúdos necessários para o bom desenvolvimento da profissão;
  • fácil acesso: o acervo virtual possibilita acesso fácil às informações mais úteis. Basta ter acesso a dispositivos eletrônicos (computador, notebook, tablets e smartphones) com acesso à internet para estudar sempre que quiser;
  • acervo sempre atualizado: os títulos fornecidos pela biblioteca digital são variados, atendem às necessidades do curso e são atualizados frequentemente. A plataforma da Minha Biblioteca oferece livros com as últimas tendências e novas práticas como novas doenças, técnicas, procedimentos e descobertas da área da saúde para manter estudantes e profissionais sempre atualizados;
  • facilidade de pesquisa: com diversas ferramentas de estudos, você torna o processo de pesquisa mais fácil graças à tecnologia de leitura on-line. É possível fazer pesquisa por títulos, autores e temas, realces e anotações tudo para tornar a rotina de estudos mais prática e dinâmica.

Levando em consideração a enorme gama de opções de cursos de saúde, todas essas vantagens são essenciais para oferecer conhecimento atualizado e desenvolver a autonomia do estudante. Dessa forma, ele pode fazer o próprio plano de estudos, ler quando e onde quiser e ir além dos títulos indicados pelos professores.

Passo a passo para ter uma biblioteca digital para cursos de saúde completa

Toda instituição de ensino pode ter uma biblioteca digital para cursos de saúde, bastando seguir algumas considerações para encontrar a alternativa que melhor atende as IES.

Para entender o processo e os pontos de atenção, confira o passo a passo que a Minha Biblioteca preparou para que sua instituição faça a melhor escolha.

1. Priorize as principais editoras

Você não deve abrir mão das principais editoras. Especialmente na área da saúde, elas são responsáveis pelas principais obras e trazem referências frequentemente atualizadas. Hoje, a Minha Biblioteca traz as principais editoras do país e compila a bibliografia obrigatória para cursos, especializações e provas de residência médica.

2. Escolha uma biblioteca digital que contemple a bibliografia do curso

Todo curso conta com uma bibliografia obrigatória e complementar para oferecer todos os saberes necessários para o desenvolvimento das habilidades inerentes à profissão. Nesse sentido, ao considerar um acervo virtual, o ideal é optar por uma biblioteca digital que contemple  as referências obrigatórias para cursos e especializações da área da saúde.

A Minha Biblioteca está há mais de 10 anos no mercado atendendo as principais universidades e grupos educacionais do mercado. Sendo assim, sempre se preocupou em oferecer qualidade. Por isso, oferece um acervo de e-books mais completo do mercado.

3. Tenha exemplares digitais dos melhores autores

Não há dúvidas quanto à importância da leitura de qualidade entre médicos. Justamente por isso, a presença dos melhores autores da área se mostra crucial na hora de buscar uma biblioteca digital para cursos de saúde.

A plataforma da Minha Biblioteca engloba os melhores selos, editoras e títulos para melhor atender a comunidade acadêmica. Dessa forma, os estudos e as publicações dos melhores autores da área não ficam de fora dessa seleção.

Confira alguns autores que estão disponíveis da Minha Biblioteca: 

  • Frank H. Netter, do livro Atlas de Anatomia Humana;
  • John E. Hall e Michael E. Hall, do livro Guyton & Hall – Tratado de Fisiologia Médica;
  • Randa Hilal-Dandan e Laurence Brunton, do livro As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman e Gilman;
  • Vinay Kumar, Abul Abbas e Jon Aster, do livro Robbins & Cotran Patologia – Bases Patológicas das Doenças;
  • Celmo Celeno Porto, do livro Semiologia Médica.

4. Faça atualizações dos títulos com regularidade

O plano de atualização deve ser claro, conciso e objetivo, oferecendo sempre o que há de mais novo à comunidade acadêmica. Portanto, antes de contratar o serviço, analise a política de atualização e, acima de tudo, entenda sobre as parcerias existentes com a biblioteca digital.

Para melhor atender as IES, a Minha Biblioteca oferece atualizações constantes para que os cursos não fiquem com bibliografias defasadas.

Minha Biblioteca: o melhor e mais completo acervo de saúde do país

A Minha Biblioteca se orgulha em ter o melhor e mais completo acervo de saúde do país, com livros obrigatórios e complementares para os principais cursos da área e que acompanham as tendências da medicina.

Além disso, a Minha Biblioteca se destaca pelo seu acervo definitivo aliado aos muitos recursos presentes na plataforma. 

Para entender melhor, veja as funcionalidades que tornam o processo de aprendizado nos cursos de saúde ainda melhores:

1. Tenha ferramentas de anotações

Entre os recursos presentes na plataforma Minha Biblioteca, você encontra funções de anotar, realçar e marcar determinadas páginas, facilitando o processo de leitura e organização dos novos conhecimentos.

2. Faça pesquisas em instantes

Assim como nos mecanismos de buscas, você realiza pesquisa em todos os livros a partir de uma palavra-chave, um trecho ou um autor. É uma forma de facilitar o trabalho dos estudantes e professores, fazendo com que todos os títulos sejam encontrados com facilidade, ganhando tempo.

3. Mobilidade e praticidade nos estudos e pesquisas

Basta ter um dispositivo conectado à internet para acessar o catálogo da Minha Biblioteca. Você pode, também, baixar o título em seu dispositivo e ler no modo off-line, caso fique sem internet. Ou seja, é possível estudar 24 horas, de onde estiver.

4. Recurso de acessibilidade

Para melhor atender as pessoas com deficiência visual, a Minha Biblioteca oferece o recurso de leitura em voz alta. Além de, configurar o tamanho da fonte do texto e alterar a cor de fundo para melhor visibilidade.

Fale com nossos consultores

Quer fazer parte da comunidade que mais cresce no setor educacional? Então, aproveite todos os benefícios que citamos acima e adquira o acervo de saúde da Minha Biblioteca.

Entre em contato com nossos consultores e faça parte da transformação digital na educação!

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog: