Saiba o que são bibliotecas digitais e quais as vantagens

O que são bibliotecas digitais? Entenda as funcionalidades e vantagens

Se você quer saber mais sobre bibliotecas digitais, é importante entender de que maneira esse recurso é capaz de oferecer conteúdos e funcionalidades para aumentar a qualidade do ensino, engajamento dos alunos e aperfeiçoar a gestão do acervo.

Além desses benefícios, instituições de ensino e empresas também conseguem reduzir custos e ampliar o acesso a conteúdos relevantes para a formação e atualização profissional.

Neste artigo, apresentamos um panorama completo do que são bibliotecas digitais, suas funcionalidades e vantagens. Boa leitura!

O que são bibliotecas digitais

De acordo com a definição da Digital Library Federation (DLF), as bibliotecas digitais são:

“Soluções que fornecem recursos, incluindo equipe especializada, para selecionar, estruturar e oferecer acesso intelectual para interpretar, distribuir, preservar a integridade e garantir a persistência ao longo do tempo de coleções de obras digitais, a fim de que estejam prontamente e economicamente disponíveis para uso por uma comunidade definida ou conjunto de comunidades.”

Desse modo, é possível concluir que as bibliotecas digitais são recursos tecnológicos que viabilizam o acesso rápido e fácil ao conteúdo de apoio ao aprendizado. Os usuários conseguem, assim, otimizar o tempo de estudo e ainda ter acesso a conteúdos atualizados de fonte confiável.

Quais são as funcionalidades da biblioteca digital?

Para quem não sabe o que são bibliotecas digitais e quais os seus recursos, considere que, nessa modalidade, as funcionalidades podem agilizar a rotina de professores, estudantes e bibliotecários.

Na hora de pesquisar por um título, por exemplo, é possível utilizar a ferramenta de busca avançada. O usuário da biblioteca digital pode fazer pesquisas por ISBN, título, autor, palavras-chave e dentro do conteúdo dos livro.

Também podem ser oferecidos recursos de acessibilidade, como a leitura em voz alta e ajustar a cor de fundo da tela, tamanho da margem e fonte do texto. Ainda, há a possibilidade da experiência do usuário ser incrementada com o recurso de marcação de páginas, destaque de trechos e a criação de cartões de estudos.

Quais são as vantagens das bibliotecas digitais?

As empresas e instituições de ensino que investem na contratação de bibliotecas digitais podem se beneficiar com a contínua atualização e ampliação das obras, a interface intuitiva, o acesso ilimitado e simultâneo e a integração com gerenciadores de acervo, ambientes virtuais de aprendizagem e portais da instituição. Confira abaixo as principais vantagens!

Melhor preservação

As bibliotecas digitais permitem aperfeiçoar a preservação de obras, uma vez que os documentos virtuais não são predispostos ao desgaste. Com isso, não é necessário investir recursos para repor obras que passam por deterioração devido ao uso.

Acesso simultâneo e ilimitado

Outro benefício das bibliotecas digitais é a disponibilidade do acesso de maneira simultânea e ilimitada. Com isso, os estudantes podem consultar os títulos sem a necessidade de aguardar em filas de espera na biblioteca física. Os livros nunca ficam indisponíveis, pois o acesso é ilimitado, por meio de login e senha.

Disponibilidade online e offline

O acervo digital também pode ser acessado de qualquer lugar e em qualquer momento. Os alunos conseguem ter acesso online a milhares de títulos. Além do mais, algumas plataformas, a exemplo da Minha Biblioteca, oferecem a possibilidade de obter o conteúdo offline, conforme as condições do contrato fechado com a instituição.

Interface intuitiva

A interface das bibliotecas digitais também é intuitiva para que os alunos estudem e naveguem de forma descomplicada. O acesso ainda pode ser feito por meio de vários dispositivos móveis, como notebook, tablet e smartphone.

Redução de custos

As instituições de ensino e empresas que adotam o uso de bibliotecas digitais também podem usufruir da redução de despesas. Afinal, sem a necessidade de espaço físico, o acervo digital possibilita a redução de custos com aquisição, manutenção e atualização do acervo.

Biblioteca digital x biblioteca física: quais as diferenças? 

Agora que você já sabe o que são as bibliotecas digitais e quais as suas funcionalidades, vale ressaltar que a disponibilidade de um acervo digital oferece alguns diferenciais em relação ao físico.

Para começar, é interessante destacar que a biblioteca digital oferece atualização mais dinâmica. A inserção de novos títulos e edições ao acervo digital ocorre de forma periódica, de acordo com as parcerias firmadas com as editoras sócias e os autores.

Além disso, com a biblioteca digital, o acesso não fica limitado à presença do livro na estante. Muitas vezes, com as bibliotecas físicas, os alunos precisam aguardar em fila de espera para consultar um exemplar. Por outro lado, ao ter a versão digital da obra à sua disposição, os usuários podem acessar o conteúdo de forma simultânea a qualquer momento.

O que o MEC diz sobre as bibliotecas digitais?

De acordo com as normas do Ministério da Educação (MEC), as instituições de ensino superior (IES) podem oferecer aos discentes um acervo 100% digital. Com isso, os polos educacionais conseguem optar pelo modelo que é mais adequado às suas necessidades e oferece mais benefícios.

No entanto, é importante ter atenção com as regras do MEC sobre a disponibilidade de títulos que fazem parte das bibliografias básica e complementar. Essas normas podem interferir na avaliação do órgão federal sobre as unidades de ensino.

Transformação tecnológica: qual é o papel das bibliotecas digitais para as IES?

As mudanças que a tecnologia traz ao cotidiano dos estudantes são inúmeras. O conteúdo acessível na tela de smartphones, tablets e computadores dos alunos oferece comodidade, praticidade e rapidez ao seu dia a dia. Do mesmo modo, as instituições de ensino superior não podem ficar de fora dos avanços da transformação tecnológica.

Por isso, as bibliotecas digitais oferecem a possibilidade das instituições de ensino se inserirem no contexto de engajamento e aprendizagem virtual. Garantindo a qualidade do acervo, uma biblioteca digital pode funcionar como valioso recurso de apoio ao aprendizado, acessível a todo o momento e através de diversos dispositivos.

Mais de 800 instituições parceiras da Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca foi criada para ser a maior e melhor solução digital de e-books do Brasil para o ensino superior e atualização profissional. O amplo acervo multidisciplinar com milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos em português é utilizado por mais de 800 instituições parceiras e mais de 4 milhões de usuários ativos na plataforma.

Os títulos disponíveis no catálogo são publicados por 15 grandes editoras acadêmicas e 38 selos editoriais. O conteúdo é segmentado em 7 áreas do conhecimento: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Letras & Artes. Assim, atendemos a bibliografia de mais de 400 cursos de graduação.

Agora que você já sabe o que são bibliotecas digitais e quais os principais benefícios da Minha Biblioteca, entre em contato conosco e solicite uma proposta para sua IES.

Gostou de entender o que são bibliotecas digitais? Confira mais conteúdos sobre o assunto: