Saiba como fazer a revisão estratégica do modelo pedagógico da sua IES

Revisar os modelos pedagógicos utilizados na sua IES é fundamental para que a gestão, o corpo docente e os estudantes consigam superar as possíveis dificuldades enfrentadas no cotidiano, além de melhorar as experiências durante os exercícios das suas respectivas demandas.

Avaliar o método utilizado para educar em sua IES é essencial. Isso porque permite identificar  pontos de melhoria para trazer soluções necessárias, além da satisfação desejada dentro da sua comunidade acadêmica, principalmente hoje com as metodologias utilizadas na modalidade remota.

A transformação digital provocada pela pandemia da Covid-19 tirou as universidades da sua  zona de conforto, sendo assim, esse pode ser o momento ideal para a implantação de um novo modelo pedagógico em sua IES. 

Confira quais são as vantagens em revisar o modelo educacional usando em sua instituição, além de conhecer alguns métodos que poderão ser utilizados por sua organização. 

A nova realidade do ensino-aprendizagem e os modelos pedagógicos

Atualmente, diversas atividades acadêmicas são feitas com auxílio da tecnologia. Devido a essa realidade, uma reavaliação metodológica permite identificar se o sistema utilizado pela sua IES está sendo de fato eficaz para todos. 

Com isso, através das informações levantadas, será possível trazer soluções ideais a fim de  melhorar a experiência para os alunos que sentem dificuldade no aprendizado. 

Entretanto, essa auto-revisão é necessária não apenas para as IES que utilizam o modelo remoto de reunião, visto que, atentar-se a eficácia quanto ao modelo de ensino garantirá o sucesso de todos os envolvidos no processo educacional. 

Tanto os métodos pedagógicos de ensino infantil quanto os modelos utilizados pelas IES podem ser revisados pelos gestores educacionais, coordenadores pedagógicos e professores. 

Cada modelo pedagógico oferece uma organização de ideias e conceitos sobre como o processo educacional funciona e como deve ser realizado, contudo, muitas adaptações podem surgir de acordo com as necessidades de cada cenário. 

Opções de modelo pedagógico para implantar na sua IES

Para fazer adaptações, é preciso antes conhecer os tipos de métodos pedagógicos mais recomendados e suas principais características. 

A proposta é ir além do modelo tradicional, as demandas atuais da sociedade exigem que as IES transcendam esses conceitos e façam uso de novas metodologias e ferramentas digitais para possibilitar que o estudante desenvolva as competências e habilidades necessárias para ser um bom profissional. 

Confira abaixo os tipos de modelo pedagógico que podem ser utilizados e adaptados para a sua IES.

Modelo cognitivo

Conhecido também como desenvolvimentista, o modelo cognitivo tem sua base na concepção piagetiana de desenvolvimento. O seu foco não é o cumprimento do currículo por si só. 

Ações pedagógicas baseadas no modelo cognitivo devem priorizar o treinamento estratégico dos estudantes sobre determinados temas e conceitos para que eles desenvolvam habilidades cognitivas suficientes até se tornarem autônomos, capazes de aprender sem mediação. 

O papel do educador é orientar os estudantes e avaliar o nível de desenvolvimento cognitivo em que se encontram, como um facilitador que deve estimular o desenvolvimento de competências e habilidades.

Modelo educacional-construtivista

Os métodos de ensino construtivista têm como base as contribuições de autores como Piaget e Vygotsky

O modelo educacional-construtivista considera o estudante um elemento ativo essencial para o processo de aprendizagem, ou seja, o aluno é o principal protagonista das ações educativas.

O professor exerce o papel de orientador, com o qual os estudantes podem compartilhar conhecimentos construídos progressivamente.

Os alunos podem dar significado ao processo de aprendizagem e aos materiais utilizados, enquanto o professor atua como um guia de aprendizagem que auxilia os estudantes conforme as suas necessidades. 

Modelo comportamental

Este modelo considera que o papel da educação é a transmissão do conhecimento e que é possível acumular aprendizado

O estudante é considerado um elemento passivo, embora seja o principal foco do processo. Entretanto, o docente é visto como o detentor do conhecimento que emite estímulos positivos que geram respostas nos alunos. 

É possível ser amplamente utilizado para o desenvolvimento de habilidades técnicas pelo intenso uso da memória e da observação. 

Por que adaptar o modelo pedagógico para os próximos anos?

Independentemente de qual seja a motivação das mudanças, as IES devem sempre revisitar os seus modelos pedagógicos para conferir se estão colocando em prática as melhores ações. 

Entretanto, os anos pós-pandemia estão exigindo atenção mais urgente, porque as instituições que não realizarem as mudanças necessárias enfrentarão muito mais dificuldades para superar os desafios impostos pelo distanciamento físico. 

Os estudantes precisam que as aulas sejam participativas para que possam se sentir interessados em construir e desenvolver. 

É fundamental que as instituições de ensino foquem na formação e no treinamento dos professores e da comunidade acadêmica para trabalhar os aspectos pedagógicos necessários. 

É válido reforçar que o momento é delicado e exige também uma atenção para as competências socioemocionais. Dessa forma, é possível garantir que os professores e os estudantes fortalecem os vínculos com a comunidade, o que deve ser realizado também de modo virtual. 

O modelo pedagógico selecionado deve considerar todos esses aspectos, criando dinâmicas que não sobrecarreguem o corpo docente e ao mesmo tempo despertem o interesse dos alunos.  

Como essa adaptação influencia no diferencial competitivo da IES?

Os gestores e coordenadores das IES devem analisar criticamente os tipos de modelo pedagógico, avaliar em qual contexto estão inseridos e considerar as necessidades dos alunos para realizar adaptações eficientes. 

Dessa forma, será possível criar diferenciais competitivos que mantenham as IES em destaque mesmo diante de tantos desafios. 

No cenário pós-pandemia, três grandes diferenciais podem estar diretamente relacionados com o uso da tecnologia e foco no estudante. Confira abaixo!

Permanência dos estudantes

Com o desenvolvimento de práticas mais adequadas ao contexto atual e às necessidades dos alunos, é possível garantir uma maior interação durante o processo de ensino e aprendizagem.

Assim, os estudantes desenvolvem as competências e habilidades necessárias e o sentimento de pertencimento, fazendo com que se mantenham na IES até a conclusão do curso

Transformação digital

O processo de transformação digital é uma demanda de antes da pandemia que se intensificou e requer uma aceleração das IES. 

Portanto, as adaptações realizadas no modelo pedagógico devem contemplar planejamentos com base no uso de plataformas digitais que otimizem os processos administrativos e educacionais das IES. 

A biblioteca virtual é um exemplo de plataforma digital que cada vez mais é adotada nas instituições de ensino, reformulando e facilitando a forma como alunos e professores acessam um livro e realizam as pesquisas. 

Nesse sentido, as instituições que garantirem a segurança da informação, a prática de ações mais eficientes e o cumprimento das prescrições do Ministério da Educação (MEC) quanto ao uso de recursos digitais despontarão na frente no mercado educacional. 

Equidade e Qualidade

Revisando o modelo pedagógico das IES, é possível criar ações que englobam as diferenças dos estudantes, assim como possibilita que todos tenham acesso a informação e participem de atividades que garantam o alcance dos objetivos educacionais. 

Dessa forma, a IES estará garantindo uma maior qualidade do ensino prestado. 

Conte com a Minha Biblioteca

Um dos aspectos mais importantes da reavaliação do modelo pedagógico para a adaptação da sua IES é a utilização de novas tecnologias. 

Mas não basta apenas instalar novos softwares. É preciso contar com o suporte de especialistas para que seja realizado um planejamento seguro e completo a respeito da transformação digital da sua IES.

A Minha Biblioteca é a mais completa plataforma de conteúdos acadêmicos do país que, além de contar com os melhores títulos do mercado, fornece aos usuários das instituições  assinantes um acesso rápido, fácil e intuitivo.

Por isso, conte com a Minha Biblioteca para implementar em sua instituição de ensino uma biblioteca digital que potencialize o aprendizado dos discentes.

Para saber mais informações sobre a plataforma, entre em contato conosco

Gostou de conhecer melhor sobre os modelos pedagógicos? Então confira outros títulos que separamos para você: