Entenda como Recursos de estudos oferecem a melhor experiência para professores e estudantes

Entenda como os “Recursos de Estudo” oferecem a melhor experiência para professores e estudantes 

Qual a melhor forma de estudar e aproveitar, ao máximo, todo aprendizado em uma Instituição de Ensino Superior? Não é uma resposta simples. E, apesar de tanto acesso à informação, este é um dos principais desafios de muitos universitários.

Os avanços tecnológicos vieram para facilitar a jornada acadêmica, mas exigem uma nova postura do estudante, diante de tantos recursos disponíveis. Se ele não tiver interesse e não souber utilizar as ferramentas, todo o conteúdo disponível se resumirá à quantidade, e não à qualidade de informações, essenciais para o aprimoramento após as aulas.  

As plataformas digitais são alguns destes caminhos valiosos de acesso ao conhecimento, mais relevante e atualizado. Só que, como toda estrada, têm direções claras e muitos atalhos.  A decisão de cada estudante é que definirá aonde e como chegar para se aperfeiçoar.

Com o objetivo de facilitar este trajeto, a Minha Biblioteca realizou importantes melhorias na sua interface, para oferecer uma experiência de navegação ainda mais positiva, na sua plataforma, para todos os usuários – estudantes, professores, bibliotecários e gestores. 

Para simplificar o uso, a maioria dos recursos foi agrupada em 3 painéis: Busca Integrada, Preferências do Leitor e Recursos de Estudo. Esses e outros benefícios tornam agora o processo de aprendizagem e descoberta muito mais dinâmico. 

Todas as inovações na interface do leitor online – que acontecem periodicamente – têm como objetivo a melhoria na criação de um Plano de Estudos ou complemento ao Plano de Aula

Melhor performance

Detalhes como um layout clean e acessos bem mais definidos facilitam para o usuário aproveitar ao máximo o conteúdo dos e-books, dentro da sua própria dinâmica de estudo, seja para leitura de complementação de uma aula, foco mais detalhado para uma prova ou a seleção de material para um futuro TCC.

Engana-se o estudante que imagina que basta ter à mão dezenas de títulos de e-books, ler e pronto. É preciso ir além e se valer dos recursos de um acervo digital, para dar um outro nível na arte de estudar e de forma personalizada. Afinal, terá a chance de criar seu ambiente pessoal de estudos na plataforma digital escolhida pela sua Instituição de Ensino Superior. 

Dentre várias ferramentas da Minha Biblioteca, vale destacar os Recursos de Estudo, que agora estão agrupados em um único painel.

São três funcionalidades em que o estudante pode navegar e criar os melhores atalhos para seu aprendizado, a partir da sua bibliografia básica ou complementar, na biblioteca digital.

Anotações, Favoritos e Cartões de Estudo

Nas Anotações estão inseridos os realces e notas feitas pelo usuário. Os realces são destaques coloridos em um conteúdo importante, que antigamente se fazia com marcadores de texto no livro físico, e refletem o avanço tecnológico de uma prática já aprovada por milhares de estudantes. 

No ambiente virtual, é possível usar e abusar realçando frases ou trechos do livro, optando por cores diferentes, para cada objetivo do realce: revisão, com realce azul; citação importante do autor, com realce amarelo, por exemplo. E, ainda, ativando o Realce Rápido, no Recurso Realçadores, o destaque colorido será automático. 

A plataforma também permite o compartilhamento dos realces, para colegas ou grupos de trabalho, desde que definido como ‘públicos’, uma opção da Minha Biblioteca. Para o professor, a mão contrária também é válida, para que o estudante acompanhe alguns dos realces que ele fez e que merece uma atenção especial. Todos devem estar logados para poder adicionar contas e seguir notas e realces.

Na área Favoritos, voltamos a uma associação com o livro físico, o uso do conhecido post it para marcar uma página importante que você precisa achar com facilidade em outro momento de leitura. No e-book não se tem aquele festival de tirinhas coloridas, mas uma sinalização mais efetiva e de forma virtual, com a mesma funcionalidade.

Já os Cartões de Estudo são um avanço das antigas fichas, utilizadas quando se ia às bibliotecas tradicionais e se fazia anotações de trechos dos livros mais relevantes ou do autor. Hoje, num acervo virtual, se tem a grande vantagem de poder inserir imagens nestes cartões ou apenas textos, sempre frente e verso. É uma maneira de criar um check list e relembrar conteúdos, de uma forma resumida e com aspecto de jogo de memória. Não há limitações de quantidade para criação dos cartões ou baralhos de estudo.

É possível, ainda, juntar vários cartões, formar um Baralho de Estudo e nomeá-lo pela lógica de seu conteúdo, o que facilita muito o acesso na hora da consulta. 

A experiência do usuário

Embora todos os recursos estejam disponíveis, é a própria lógica de estudo do estudante e estímulo dos professores que irão guiar esta navegação e aproveitamento das funcionalidades. É o que tem acontecido na Faculdade Multivix, que conta acima de 20 mil alunos e mais de 57 cursos de formação superior nas três áreas do conhecimento: Humanas, Saúde, Exatas e Agrárias.

Para Vanessa Brustein, Coordenadora de Ensino do Grupo Educacional Multivix, em Vitória (ES), a plataforma Minha Biblioteca é bem intuitiva e os recursos disponíveis foram de suma importância durante a pandemia. “Eles ajudaram os docentes na estruturação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e das aulas remotas, tornando-as mais dinâmicas e eficazes para os alunos”, analisa.

Esta rotina no AVA da instituição incluiu várias tarefas para que o fluxo de trabalho acontecesse da melhor forma possível. “Criamos uma seção para que os professores pudessem inserir o link direto do livro ou do capítulo que precisavam ser estudados, para o alcance dos objetivos de aprendizagem da semana. Esta praticidade facilitou e ampliou bastante o acesso às bibliografias básica e complementar na Minha Biblioteca, resultando numa maior aquisição dos conhecimentos”, detalha Vanessa.

Esta sincronia com a plataforma digital também deve ser considerada para atender as necessidades de cada curso. Para a coordenadora da Multivix, no caso da Medicina, por exemplo, a ferramenta mais utilizada pelos estudantes é a cópia de trechos dos livros, para a elaboração de resumos, na funcionalidade Seleção copiada para a área de transferência. Este recurso, na Minha Biblioteca, permite cópia de até 15% do conteúdo da obra. Vanessa comenta, ainda, que as ferramentas de destaque e anotações também são bem exploradas.

Numa avaliação dos Recursos de Estudo, especificamente, Vanessa os define como muito bons. “As Anotações são importantes para complementar as informações apresentadas no texto com alguma observação do professor ou de outra fonte. Os Favoritos nos ajudam a revisitar os conteúdos de forma mais rápida e os Cartões de Estudo são excelentes para revisão e consolidação do conteúdo”.

Com o retorno às aulas presenciais, os aprendizados durante a pandemia e maior acesso à plataforma devem se consolidar e estudantes e docentes tendem a aprimorar as descobertas que já fizeram. 

O desafio da Minha Biblioteca é sempre buscar o equilíbrio entre oferecer conteúdo atualizado de qualidade e aprimorar os recursos tecnológicos, para que todos os usuários possam ser incentivados a usar a plataforma e ter um acesso mais amplo ao conhecimento.

Conheça a Minha Biblioteca

Desenvolvida para ser a maior e mais completa solução digital de e-books para Instituições de Ensino Superior, a Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros que possui um vasto acervo de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, formada por mais de 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais.

Por meio da Minha Biblioteca, mais de 4 milhões de usuários têm acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos, atualizados mensalmente, através de qualquer dispositivo conectado à internet.

O acervo, multidisciplinar, conta com mais de 10 mil títulos em português, divididos em 7 catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras, que atendem à bibliografia de cerca de 400 cursos de graduação.

Quer saber mais sobre os catálogos, recursos e benefícios da maior e mais completa biblioteca digital de livros acadêmicos para sua IES? Entre em contato conosco e solicite uma proposta.

* Colaboraram, neste conteúdo, Yael Hendler Berland e Hyngryd Goulart, da equipe da Minha Biblioteca.