Como começar um TCC: 6 passos para iniciar seu Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma tarefa temida por boa parte dos alunos. Afinal, é comum a sensação de não saber como começar um TCC, já que o trabalho exige uma série de pesquisas, leituras e conhecimento das normas exigidas pela ABNT.

Após a definição do tema, da metodologia e da escolha do referencial teórico, é importante começar a pensar na introdução, que é parte essencial da pesquisa acadêmica.

A introdução é o cartão de visita para o trabalho, trata-se da parte responsável por situar o leitor sobre o conteúdo que virá a seguir, e deve ser atrativa a ponto de estimular a pessoa continuar a leitura.

A seguir, aprenda como começar um TCC com uma introdução clara, objetiva e capaz de arrancar elogios da sua banca.

Passo a passo de como começar um TCC e fazer uma introdução excelente

Para ajudar você a saber como começar um TCC, criamos uma sequência que servirá como um guia básico no momento de montar sua introdução. Confira!

Passo 1: apresentação do tema

Nos primeiros parágrafos é importante introduzir o tema e o contexto em que ele está inserido. Nesse momento é permitido ser objetivo, pois o aprofundamento será realizado ao longo do desenvolvimento.

Passo 2: delimitação do tema

A delimitação do tema é essencial para evitar que o trabalho se torne superficial, o que contribui para questionamentos da banca de pontos que não foram abordados na pesquisa – e isso certamente influenciará a nota final.

Uma forma simples de delimitar o tema é apresentar a problemática, ou seja, a questão que o trabalho se propõe a esclarecer.

Passo 3: apresentação das hipóteses

Ao abordar a problemática da pesquisa, é preciso apresentar as possíveis respostas para esse problema ou hipóteses. No fim da pesquisa, elas podem ser confirmadas ou negadas, sendo que isso será discutido nas considerações finais.

Passo 4: abordagem dos objetivos e da metodologia

Em seguida, é importante falar sobre o objetivo geral do trabalho e os específicos, além de quais métodos serão utilizados para atingi-los.

Passo 5: esclarecimento da relevância da pesquisa

Também é importante destacar a relevância do seu trabalho acadêmico para a sociedade em geral e para a comunidade científica, ou seja, o que justifica todo o trabalho de pesquisa.

Passo 6: apresentação da estrutura do trabalho

Nos últimos parágrafos da introdução é importante apresentar toda a estrutura do trabalho, ou seja, um breve resumo de cada capítulo que virá a seguir. Essa parte é feita após o fim da pesquisa.

Embora a introdução seja feita no início da elaboração do TCC, ela pode sofrer alterações após começar o trabalho. Isso porque os caminhos da pesquisa podem ser alterados durante o processo.

Dessa forma, o ideal é realizar uma boa revisão na introdução quando a pesquisa estiver pronta, garantindo que todos os pontos estejam coerentes.

Onde conseguir os melhores livros para fazer seu TCC?

Você pode encontrar os melhores livros para começar seu TCC consultando uma biblioteca digital. Sua pesquisa acadêmica será muito mais rica e dinâmica com a possibilidade de consultar um acervo completo com os autores mais renomados da sua área de pesquisa, além da praticidade de ter a referência no formato ABNT pronta para incluir na bibliografia do seu trabalho

Além disso, o acervo virtual é a melhor opção para quem faz cursos EaD ou remotos .

Dessa forma, o estudante tem à disposição catálogos completos, englobando todas as áreas do conhecimento, além de mais praticidade para desenvolver a pesquisa sem barreiras físicas e geográficas.

Minha IES não tem acervo virtual… E agora?

Se você quer usar conteúdos mais atualizados e sua IES não conta com uma biblioteca completa com títulos acadêmicos e técnicos, é possível ter uma assinatura do Clube Minha Biblioteca

Com ela, você tem milhares de e-books à sua disposição e catálogos em todas as áreas do conhecimento. Funciona como um streaming de livros  em que você paga um valor mensal e tem acesso ilimitado a conteúdos atualizados, das melhores editoras e de autores renomados da área.

Mas não se esqueça que também vale a pena conversar com os profissionais de biblioteca  da sua IES e sugerir a contratação de um acervo virtual completo para toda comunidade acadêmica. Com certeza, ajudará vários estudantes nos próximos anos – e você também, caso retorne para fazer outro curso ou uma pós-graduação.

Conheça o Clube Minha Biblioteca

O Clube Minha Biblioteca é uma assinatura de e-books acadêmicos, técnicos e científicos que pode ser essencial para quem quer começar um TCC bem estruturado.

São milhares de livros disponíveis em seis catálogos, divididos por áreas do conhecimento. Assim, você assina somente o que vai realmente usar.

Depois, você escolhe o período de assinatura: mensal, trimestral ou anual. 

Pronto! Você terá os melhores materiais para começar seu TCC e ainda mais chances de construir uma pesquisa nota 10! Os títulos, constantemente atualizados e de editoras conhecidas nacional e internacionalmente, são todos em português

Além disso, os livros ficam disponíveis on e off-line, bastando fazer o download para ler quando estiver sem acesso à internet. Todo o conteúdo fica disponível 24 horas por dia na palma de sua mão, com recursos de acessibilidade e personalização de estudos.

Benefícios de assinar o Clube Minha Biblioteca

  • Acesso ilimitado aos melhores conteúdos da área;
  • Catálogos segmentados por área;
  • Livros com as últimas edições;
  • Recursos de pesquisa inteligente dentro dos livros;
  • Funcionalidades de destaque de frases (como os realces de marca-texto);
  • Marcação de página para não se perder durante a leitura;
  • Melhor custo-benefício para acesso ao conhecimento técnico, científico e acadêmico mais atualizado do mercado;
  • Conteúdo digital na palma da mão.

Por que assinar o Clube Minha Biblioteca?

A assinatura do Clube Minha Biblioteca é uma ótima opção para quem está dando os primeiros passos e não sabe como começar um TCC. A partir das dicas que oferecemos acima e os títulos do catálogo virtual, é possível fazer uma pesquisa bem estruturada e com um aparato teórico rico.

Esse serviço é útil para quem estuda em Instituições de Educação que não contam com acervo virtual ou cuja biblioteca física não atende às necessidades do tema que você quer pesquisar na graduação.

O Clube Minha Biblioteca também é útil para quem quer fazer uma pós-graduação ou quer seguir se atualizando na área. Como os títulos são renovados mensalmente, é uma grande oportunidade para continuar estudando e se aprimorando.

Livros técnicos para atuação profissional

O Clube Minha Biblioteca também é excelente para se manter atualizado na profissão. 

Algumas carreiras, como as áreas de saúde e jurídica, por exemplo, exigem aprimoramento constante, mas os livros são caros e há sempre novas edições surgindo.

Tendo a assinatura da Minha Biblioteca é possível reduzir custos com livros físicos e acompanhar sempre as últimas edições lançadas. Lembrando que o catálogo de saúde da MB é o mais completo do país e o jurídico tem o selo OAB Recomenda!

Ficou interessado e quer essa ajuda para começar o TCC e ter acesso aos melhores conteúdos para sua profissão? Fale com nossos consultores e assine já!

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog: